[RESOLVIDO] Relatório com iReport não abre em pc sem iReport instalado

Olá,
Eu tenho um programinha no qual ele gera um relatório, eu andei testando em vários pcs, e notei que nos pcs que não haviam o iReport instalado da um monte de excessões ao abrir o relatório, alguém faz idéia do motivo?

Abraço!

Coloque no classpath o ireport nas maquins não tem.

Estranho…

falta o path para o arquivo Jasper, ou as lib relacionadas ao relatório.

Então, eu não sei fazer isto…

Nos computadores que ocorrem o problema, aparece um erro mas ou assim:

/minha/pasta/do/jar.jar!/br/com/thiagofesta/relatorio/compilado/nome_relatorio.jasper not found

Ele diz que não encontrou, como resolvo isto? porque funciona nas máquinas que possuem o iReport?

[quote=thiagofesta]

/minha/pasta/do/jar.jar!/br/com/thiagofesta/relatorio/compilado/nome_relatorio.jasper not found

Ele diz que não encontrou, como resolvo isto? porque funciona nas máquinas que possuem o iReport?[/quote]

Acredito que quando você instala o Ireport ele busca as bibliotecas necessárias nas bibliotecas do IReport.

Você abriu a aplicação e viu se está com os drivers necessários??

Obs:. claro presumo isso, mais a lógica interna do teu sistema é que vai realmente fazer a busca aos arquivos .

Sim, todas as libs estão sendo chamadas, acredito que esteja faltando alguma lib, sei la…

No meu programa eu abro da seguinte forma:

JasperFillManager.fillReportToFile(getClass().getResource("/br/com/thiagofesta/relatorio/compilado/"+ getArquivoJasper() +".jasper").getFile(), getPastaSaida() + getArquivoSaida() + ".jrprint", getParametros(), getConexao().getConnection()); JasperViewer.viewReport(getPastaSaida() + getArquivoSaida() + ".jrprint", false, false);

Isso é parte do meu método, mas já da para ter uma idéia.

Você adicionou as Jars do Ireport no seu projeto?
Pode ser também que você esteje usando o caminho absoluto para abrir o relatório, aí pode dar esse erro também!

O melhor é usar o caminho relativo e colocar o seu relatorio.jasper dentro do diretório do seu projeto!

[quote=VagnerMG]Você adicionou as Jars do Ireport no seu projeto?
Pode ser também que você esteje usando o caminho absoluto para abrir o relatório, aí pode dar esse erro também!

O melhor é usar o caminho relativo e colocar o seu relatorio.jasper dentro do diretório do seu projeto![/quote]

Eu adicionei todos os jars, pois como disse anteriormente, funciona em computadores que possuem o iReport instalado, já nos computadores sem o iReport instalado não funciona.

A respeito do path dos relatórios, são todos relativos ao projeto, até citei anteriormente, o erro:

Não faço idéia do que seja, está complicado mesmo…
:frowning:

Descobri,

É necessário ser o path verdadeiro, “relatorio/Nome.jasper”;