[RESOLVIDO]Relatórios fiscais

Olá galera,

Estou abrindo este tópico porque gostaria de saber qual API para relatórios o mercado usa, tenho conhecimento do Jasper, porém, preciso trabalhar com muita coisa dinâmica, cujo registros que dependendo do caso terão subregistros, relatórios que terão abertura e fechamento (iniciará com a impressão dos itens, e ao fim terá uma página com algumas peculiaridades), porém com o Jasper não encontrei muita coisa, além de subrelatórios que não é uma boa opção para o meu caso.

Gostaria de sujestões para este problema, tendo em vista que soluções que já me foram apresentadas: Utilizar biblioteca Itext para gerar o PDF e elaborar a estrutura do
relatório na “unha” para que assim eu possa tratar estas regras de forma adequada.

Desde já obrigado

Amigo vc já respondeu suas dúvidas, ou seja, terá q criar na mão msm ou se sujeitar ao ireport/jasper…

Não faz sentido fazer o relatório na “unha” sendo que a tecnologia Jasper é uma das mais conhecidas do mercado, estudei a fundo a API e vejo que é possível fazer tudo que preciso com Jasper, estou fascinado com o pode do Jasper, recomendo usá-lo.

Cara, já gerei MUITO relatório fiscal e contábil com o Jasper. Raramente vais precisar usar subReport, os grupos em geral dão conta de tudo. Tem aquela questão de termos de abertura e encerramento, isso se resolve criando vários jrxml e integrando tudo num PDF só depois, usando o iText mesmo, como você comentou.
Além disso, uma boa pedida pra você (pra mim funcionou bem) é criar um script com Ant que compile teus jrxml durante o processo de deploy, já fazendo pequenas alterações de layout (como essas, dos termos de abertura e encerramento).
Qualquer coisa, posta aí. E boa sorte!
Abraço!

Olá leoramos, obrigado pela resposta, é basicamente isso que preciso, teria um exemplo ou link que demonstre isso, velho, estou com um problemão agora, consiste em fazer cálculos por categorias distintas, e isso talvez nunca vou conseguir listar em um relatório apenas com uma SQL, ou parâmetros por exemplo, a casos que precisarei listar N CFOPs e o somatório dos valores pertencentes à estas, e depois agrupados por CST, com certeza resolverá meu problema se for possível fazer esta “junção” de vários jrxml, uma vez que, poderia enviar diversos collections já que são relatórios distintos…

Desde já obrigado pela resposta.

Abçs.

leoramos, consegui resolver a maior parte do meu problema através da criação de um grupo no Jasper, o que resolveria marcando a propriedade do Header para ser impresso em nova página o que não acontece, não sei se trata de um bug da API ou faz-se necessário realizar uma configuração adicional, mas como forma de contorno resolvi o problema da quebra de página adicionando um elemento Break e usando uma condição lógica para imprimí-lo quando necessário.

Agora a questão é a seguinte após ser impresso em uma nova página ele imprime um espaço muito elevado acima do Header do subrelatório, que neste por sua vez, removi as margens, mas ainda assim não adiantou muito, para melhor entendimento estou anexando uma imagem, onde criei um grupo e no footer do mesmo adicionei um sub relatório para abrí-lo em nova página com o uso de um elemento para quebra de página.

Resolvido, usei um Frame para ser ocultado dado uma condição lógica que se iniciará a impressão do subreport e setado parâmetros removeLineWhenBlanck=true =)