[RESOLVIDO]Requisição HTTP através de Banco de Dados

Opa,

Gostaria de criar uma trigger que, ao alterar determinada tabela, envia uma requisição HTTP.
Utilizo MySQL.

Alguém já fez algo parecido?

É possível, até achei alguns links com soluções, mas o melhor mesmo seria você fazer um pooling na tabela, consultando ela de x em x minutos, e aí sim executar alguma ação caso tenha acontecido algo. Esse trigger pode até popular essa outra tabela de onde você estará fazendo o pooling.

[quote=Bruno Laturner]É possível, até achei alguns links com soluções, mas o melhor mesmo seria você fazer um pooling na tabela, consultando ela de x em x minutos, e aí sim executar alguma ação caso tenha acontecido algo. Esse trigger pode até popular essa outra tabela de onde você estará fazendo o pooling.[/quote]Prefiro também a segunda solução. Você poderia utilizar o Quartz que ele dispararia essa ação.

Opa,

Com certeza existem diversos exemplos no Google.
Perguntei se alguém já tinha feito algo parecido, para analisar a aplicação da funcionalidade.
Enfim… vou descrever meu problema e solução caso alguém possua duvida similar.

PROBLEMA

  • Necessito enviar notificações de push para Apps iOS;
  • Não quero perder tempo criando uma aplicação contendo essa funcionalidade;
  • Gostaria que quando certa coluna de uma tabela no MySQL fosse alterada, o próprio banco me avisasse;

SOLUÇÃO

  • Desenvolvido um script em PHP que recebe como parâmetro uma mensagem e envia a notificação para dispositivos cadastrados;
  • Instalado plugin lib_mysqludf_sys (http://www.mysqludf.org/lib_mysqludf_sys/)
        - Plugin capaz de executar comandos linux no mysql;
        - Tive dificuldades pois o path dos plugins estava errado;
        - Tive de recompilar o plugin para arquitetura do meu servidor;
  • Criada funções no MySQL, responsáveis pela execução do plugin;
  • Criada trigger que chama a função desejada e envia a requisição passando uma mensagem através de um comando linux;

De qualquer forma, agradeço o auxilio.
Espero ter ajudado.