[RESOLVIDO] Reutilizando paineis no NetBeans como no Delphi com frames

2 respostas
B

Seguinte,

em Delhpi ou em C++ com o Builder, há a possibilidade de se desenvolver um Frame de forma separada, e, posteriormente, “plugar” em tempo de projeto, ou seja, visualmente, esse frame em uma janela qualquer.

Com o NetBeans, como eu posso fazer isso?

Tentei criar um JPanel form e depois adiciona-lo a paleta de compoentes, porem, sem sucesso.

Tem alguma forma de fazer isso?

VLW

2 Respostas

J

cara,
trabalho com Delphi e sei exatamente o que você quer…
vou dar uma pesquisada qualquer coisa eu posto aqui

[]'s

B

Po… tipo assim…

eu acho q eu acabei descobrindo um jeito bem fácil de fazer, acho q não é o ideal, mas serve, e fica do jeito que eu faço no Builder/Delphi.

Passo a passo:

1º. Crie um JPanel Form e faça o seu painel da forma que quiser. No exemplo, fiz um painel que é tipo um pesquisador genérico.

2º. Compile a classe.

3º. (IMPORTANTE). Selecione a guia/aba Source para que a opção no menu Tools > Add to palette… fique habilitada (acho q isso é errado, que essa opção devia ficar habilitada mesmo que a aba design estiver em foco, mas…)

4º. Adicione em uma categoria qualquer da paleta de componentes. Coloque um nome bem sugestivo, no meu caso, estou fazendo um projeto que servirá para vários outros projetos, então chamei esse meu projeto genérico de BibliotecasGenericas. Tudo que for adicionar na paleta de componentes que for desse projeto, vou adicionar nessa categoria. Você pode organizar do jeito que quiser.

Prontinho… agora o seu painel já esta disponível para ser utilizado em qualquer outro formulário. Parecido com o que vc tem no Delphi/Builder. A única coisa que eu não consegui fazer, assim como na herança visual de form, é mexer no que está dentro do painel, ou seja, do jeito que vc adicionou ele vai ficar.

E não se preocupem com mais nda, o NetBeans é inteligente. Quando vc usa esse painel em outro projeto, ele automaticamente já adiciona o .jar que está lá no projeto, na pasta dist, do painel que vc esta usando no seu projeto.

Aí, caso vc queira mexer no painel, é só mexer nele no projeto onde ele foi criado e compilar dnovo.

Lembre-se só de fechar o formulário que esta usando esse painel e abri-lo dnovo para recarregar as alterações.

Acho q, o mais correto nesse caso seria transformar esse painel em um componente, mas, eu pelo menos, acho q seria um processo um pouco mais custoso, e assim é bem mais fácil e rápido, parecido com o Delphi/Builder.

A galera aí de Delphi que vai gostar.

Espero ter ajudado mais pessoas aí, se tiver algo errado no passo-a-passo me corrijam por favor.

Não achei isso em lugar nenhum… o site do NetBeans na minha opinião é HORRIVEL para essas coisas… procurei lá e não achei nada.

Se o pessoal gostar, crio um tutorial separado mais explicado e com mais imagens.

VLW

Criado 30 de junho de 2008
Ultima resposta 30 de jun. de 2008
Respostas 2
Participantes 2