Estou iniciando em Java usando o Netbeans 6.8 no Ubuntu 10.04.
Segui um tutorial e fiz uma calculadora bem básica. Gerei o arquivo .jar por meio do menu “Executar -> Limpar e construir projeto”, mas não consigo rodar o .jar gerado na pasta “dist”!
Tentando rodar o .jar clicando com o botão direito (no Nautilus) e selecionando “Abrir com Sun Java 6 Runtime”, mas nada ocorre. Nada ocorre também se eu digitar no terminal “java -jar Calculadora.jar”.
Quando digito no terminal “java Calculadora.jar”, tenho a seguinte resposta:
Tentei rodar “java -jar Calculadora” e deu “Unable to access jarfile Calculadora”.
Janio.Barros
Faltou a extensão.
Tenta assim:
java-jarCalculadora.jar
rodrigo.guri
pois e tenho alguns projetos que faço no netbeans
rodo o jar pelo prompt belezinha umas duas ou tres vezes
e de uma hora pra outra ele nao roda mais
bem como compilar os codigos fontes que gera no netbeans
ja tentou? nunca se consegue
so continuo usando o netbeans por causa da facilidade da interface gráfica que tem
Lindberg
eu uso, JCreator, faço tudo na unha
entao, tive que aprender classpath, criar os jar, executar …
fica mais facil de entender os problemas …
quando vc sabe onde estao os .jar, as classes,
quando compila pelo prompt do DOS, ver os erros, sem depender de IDE e vc
aprende muuuito …
quando vc iniciar com uma IDE, vc ja tem uma pagagem … de conhecimentos !!
depois que vc resolver essa pendencia, faz uma pesquisa …
vc vai aprender muito …
sucesso … t+
H
HugoSalvador
rodrigo.guri:
pois e tenho alguns projetos que faço no netbeans
rodo o jar pelo prompt belezinha umas duas ou tres vezes
e de uma hora pra outra ele nao roda mais
bem como compilar os codigos fontes que gera no netbeans
ja tentou? nunca se consegue
so continuo usando o netbeans por causa da facilidade da interface gráfica que tem
Copilei o projeto inteiro para .jar, (tecla F11). Você fala de copilar cada código, cada classe? Fora do Netbeans ou no próprio F11?
Estranho que a mesmo coisa ocorreu copilando usando Ubuntu ou Win XP!
viniciusgundim
Jovem sempre usei o netbeans no ubuntu 9.04 e nunca tive problemas com o .jar, de uma olhada tb no run do projeto (Clique em cima do projeto com o direito>propriedades>executar), de uma olhada na classe principal se não tiver nenhuma classe lá, vá em procurar e escolha sua classe, de um outro limpar e construir…
Qualquer coisa post aii!
H
HugoSalvador
viniciusgundim:
Jovem sempre usei o netbeans no ubuntu 9.04 e nunca tive problemas com o .jar, de uma olhada tb no run do projeto (Clique em cima do projeto com o direito>propriedades>executar), de uma olhada na classe principal se não tiver nenhuma classe lá, vá em procurar e escolha sua classe, de um outro limpar e construir...
Qualquer coisa post aii!
Resolvido, amigos. Boa dica.
Como iniciei informando, sou novo em java. Fui na classe Main.java (minha classe principal) e coloquei uma linha de código chamando meu form principal:
packagecalculadora;publicclassMain{publicstaticvoidmain(String[]args){newJFCalc().show();// *********** Tive que colocar esta linha na mão *********** }}