<RESOLVIDO>Setar a opção selecionada de um SELECT dinamicamente

Se eu tenho um select assim:

<select name="type"> <option> <option> Instrução de Operação <option>Instrução Normativa <option>Norma de Operação <option>Acordo Cooperativo <option>Diagramas Unifilares <option>Interligamento </select>

Eu quero ir num servlet e e fazer o refresh da página que contém esse select… só que quando voltar eu quero q o option q o cara selecionou fique como selected, como fazer isso sem replicação de código?(eu tinha feito com jstl com um monte de c:choose mas fica mto feia essa solução)

Mesma dúvida com relação a inputs do tipo radio

Opa man!

Bem se vc vem com esse valor ja da servlet vc pode usar uma funcao em javascript p/ fazer isso p/ vc, vou dar um exemplo

no onload da sua pagina vc adiciona isso

onload="mostrarOpcaoSelecionada(document.form.NOMEDOSELECT.value);"

ai vc cria a funcao

function mostrarOpcaoSelecionada(valor)
{
// O que vc quer q ele faça qndo vier tal opção selecionada
}

tente passar um valor para cada option, tipo um ID.

&lt;select name="meuCombo"&gt; &lt;option value="0"&gt; &lt;/option&gt; &lt;option value="1"&gt; Instrução de Operação&lt;/option&gt; &lt;option value="2"&gt;Instrução Normativa&lt;/option&gt; &lt;option value="3"&gt;Norma de Operação&lt;/option&gt; &lt;option value="4"&gt;Acordo Cooperativo&lt;/option&gt; &lt;option value="5"&gt;Diagramas Unifilares&lt;/option&gt; &lt;option value="6"&gt;Interligamento&lt;/option&gt; &lt;/select&gt;
quando vc chamar a página pelo servlet, jogue esse valor pra sessão/request.

request.setAttribute("meuCombo", valor)

Valeu pelas respostas…

[quote=finotti]tente passar um valor para cada option, tipo um ID.

&lt;select name="meuCombo"&gt; &lt;option value="0"&gt; &lt;/option&gt; &lt;option value="1"&gt; Instrução de Operação&lt;/option&gt; &lt;option value="2"&gt;Instrução Normativa&lt;/option&gt; &lt;option value="3"&gt;Norma de Operação&lt;/option&gt; &lt;option value="4"&gt;Acordo Cooperativo&lt;/option&gt; &lt;option value="5"&gt;Diagramas Unifilares&lt;/option&gt; &lt;option value="6"&gt;Interligamento&lt;/option&gt; &lt;/select&gt;
quando vc chamar a página pelo servlet, jogue esse valor pra sessão/request.

request.setAttribute("meuCombo", valor)

[/quote]

Cara… se eu fizer isso ele ja seta automatico? Eu não entendi bem…
Se eu fizer um getAttribute(“meuCombo”) ele traz o valor do option selecionado neh (0,1,2,3…)?
Blz… quando eu fizer um setAttribute(“meuCombo”,valor)… esse valor eh o numero da option?
Quando o jsp recarrega ele ter q fazer alguma chamada desse valor q o servlet chamou neh? Eu não to vendo isso no seu código, não entendo onde eu digo que a option selecionada eh “fulana”…

obrigado

Olhem como fiz…

O servlet recebe a opção que foi escolhida no select… dá forward para a mesma página com essa opção sendo mandada novamente para o jsp… aqui está um resuminho do jsp…

[code]

... Instrução de Operação Instrução Normativa Norma de Operação Acordo Cooperativo Diagramas Unifilares Interligamento [/code]

O problema, é que esse onload é chamado apenas quando a página é carregada pela primeira vez… quando o servlet dá o forward para a página o onload não é mais executado… alguem sabe pq?

Era somente colocar setType(’${type}’)