[RESOLVIDO]Sistema Distribuido Desktop/Web

Blz Pessoal!!!

como todo mundo sabe
toda faculdade pede o famoso tcc/projeto integrador etc…

e o que meu grupo vai desenvolver e um sistema de gestão escolar(básico) só para assuntos pertinentes a secretaria
vamos utilizar a linguagem java…
o que seria melhor criar o Sistema Web || uma Aplicação desktop?
no caso da aplicação desktop teria como migrar ou integrar futuramente com a web?
andei lendo algo por alto sobre RMI vcs conhecem algum livro sobre esse assunto
de preferencia pt_br

Boa Tarde Janerson,

Na minha opinião é mais vantagem você construir um sistema WEB, vou citar abaixo algumas vantagens que vejo com relação à WEB x DESKTOP

  • Sistema distribuído
  • De qualquer lugar pode ser acessado
  • Não necessita ser instalado nada no computador do cliente, somente ter um browser
  • Atualizações refletem para todos os usuários, sem afetar nada;

A desvantagens seria a necessidade de uma conexão ativa, mas pelo que você disse é um sistema básico de secretaria logo, rodaria na Intranet, o que
praticamente anula a necessidade de conexão com a Internet, salvo claro, caso você deseje manter um acesso externo,

Isso sem falar na manutenção do software que pode ser realizada a qualquer tempo de qualquer lugar e na capacidade dos clientes podendo ser máquinas
que rodem simplesmente um google chrome, ou firefox da vida.

Com relação à Tecnologia RMI
Da uma olhadinha no link abaixo, nunca li sobre este assunto mas numa rápida “googlada” encontrei este título

No mais boa sorte na sua empreitada.

Amigo, construa WEB. É melhor em 90% dos aspectos. E sim, você pode integrar com um Desktop futuramente, através de Web Services, que é fácil de usar.

Eu mesmo, criei um site para uma fazenda que vende Queijos e Vinhos. Daí, todo o controle é feito via desktop. Utilizei o RestEasy para isso. Daí, faço um unico Background e 2 Front End, um em Java FX e o WEB Com JSF.

Pelo o que eu ouvi falar teria como realizar uma integração dessas com JavaFX…mas é apenas o que eu vi superficialmente, se você realizar uma pesquisa pode encontrar algo sobre, livros desse assunto temos o da casa do código…

Não sei dizer qual seria melhor para o seu caso pois depende de outros fatores.

Fazer um sistema Web é sim melhor do que desktop, mas nada vem de graça…

O Desktop vai ser mais rápido e mais enxuto.

Web pode demandar um pouco mais de conhecimento e tempo.

Bom não sei optar mas deixo minhas 2 dicas para observar
pois dependem do nível que vcs que vão fazer o tcc estão.

Abraço.

Estude sobre EJBs, especificamente, a versão 3.1, presente ja JEE 6.
Eu sugiro EJB 3.1 rodando em JBoss AS, por ser mais simples e fácil de trabalhar.
A parte desktop pode ser facilmente integrada, através de EJB remoto. Dá trabalho: Um pouco, mas vocês estarão trabalhando com um padrão do Java e com uma tecnologia bem interessante, tanto web quanto desktop.

[quote=joaoabi]Boa Tarde Janerson,

Na minha opinião é mais vantagem você construir um sistema WEB, vou citar abaixo algumas vantagens que vejo com relação à WEB x DESKTOP

  • Sistema distribuído
  • De qualquer lugar pode ser acessado
  • Não necessita ser instalado nada no computador do cliente, somente ter um browser
  • Atualizações refletem para todos os usuários, sem afetar nada;

A desvantagens seria a necessidade de uma conexão ativa, mas pelo que você disse é um sistema básico de secretaria logo, rodaria na Intranet, o que
praticamente anula a necessidade de conexão com a Internet, salvo claro, caso você deseje manter um acesso externo,

Isso sem falar na manutenção do software que pode ser realizada a qualquer tempo de qualquer lugar e na capacidade dos clientes podendo ser máquinas
que rodem simplesmente um google chrome, ou firefox da vida.

Com relação à Tecnologia RMI
Da uma olhadinha no link abaixo, nunca li sobre este assunto mas numa rápida “googlada” encontrei este título

No mais boa sorte na sua empreitada.

[/quote]

Opa obrigado por essa luz
Se formos fazermos o sistema web, necessariamente vamos precisar de conexão com internet
pois uma das necessidades levantadas foi de relatorios de notas online(para pais e alunos), gerenciamento de notas pelos professores
e quem sabe gerador de boleto(vai depender se der tempo), ou seja o sistema é básico mas nem tanto
e logo precisaríamos de um domínio no qual geraria um custo que provavelmente a escola vai querer arcar
pois a escola é muito conservadora(apesar de ser de classe media alta) para vc ter uma ideia eles ainda usam o office 2003
e que tbm meu grupo nao poderar arcar com isso, pois vamos estar desenvolvendo sem fins lucrativos

Janerson,

Então, eu não sei o nível de conhecimento do pessoal envolvido no projeto, mas de qualquer forma
acho que seria uma boa Sistema Web para vocês, já que vocês vão ter que gerar o sistema online,
acredito que esta seja a saída mais elegante.

Abraços.

[quote=drsmachado]Estude sobre EJBs, especificamente, a versão 3.1, presente ja JEE 6.
Eu sugiro EJB 3.1 rodando em JBoss AS, por ser mais simples e fácil de trabalhar.
A parte desktop pode ser facilmente integrada, através de EJB remoto. Dá trabalho: Um pouco, mas vocês estarão trabalhando com um padrão do Java e com uma tecnologia bem interessante, tanto web quanto desktop.[/quote]

Obrigado drsmachado

vou estudar bastante esse assunto…pois ainda nao sei nem por onde começar rsrsrrsrs
procurei na net EJB e JEE e encontrei EJB 3.2 e JEE 7 tem alguma diferença desse versao para que vc indicou?

[quote=joaoabi]Janerson,

Então, eu não sei o nível de conhecimento do pessoal envolvido no projeto, mas de qualquer forma
acho que seria uma boa Sistema Web para vocês, já que vocês vão ter que gerar o sistema online,
acredito que esta seja a saída mais elegante.

Abraços.[/quote]

Então o grupo é formado por 7 pessoas
e infelizmente nem todos tem uma boa noção de java, programação, logica etc…
quanto ao java tenho uma noção boa para sistema desktop…
e sistema web não me aprofundei no assunto ainda… por isso peço ajuda na melhor
opção de desenvolvimento pois com certeza uma grande parte do projeto(se não toda) vai ficar sobre minha responsabilidade.
ou seja quero a melhor opçao para não me sobrecarregar

Pelo conhecimento da Equipe amigo. Sugiro fazer Desktop, pois parte Web é necessário um maior conhecimento em diversas areas.

De uma olhada no Java FX, é um Desktop moderno, aprendi ele em 2 semanas de estudo, achei simples, fácil e moderno.

[quote=Janerson][quote=drsmachado]Estude sobre EJBs, especificamente, a versão 3.1, presente ja JEE 6.
Eu sugiro EJB 3.1 rodando em JBoss AS, por ser mais simples e fácil de trabalhar.
A parte desktop pode ser facilmente integrada, através de EJB remoto. Dá trabalho: Um pouco, mas vocês estarão trabalhando com um padrão do Java e com uma tecnologia bem interessante, tanto web quanto desktop.[/quote]

Obrigado drsmachado

vou estudar bastante esse assunto…pois ainda nao sei nem por onde começar rsrsrrsrs
procurei na net EJB e JEE e encontrei EJB 3.2 e JEE 7 tem alguma diferença desse versao para que vc indicou?

[/quote]
Ainda não cheguei a estudar a versão 7 da JEE, mas provavelmente existam melhorias sobre a versão JEE 6. De resto, creio que seja bem parecido.
Se precisar de auxílio, podemos responder às dúvidas sem problemas.

[quote=drsmachado][quote=Janerson][quote=drsmachado]Estude sobre EJBs, especificamente, a versão 3.1, presente ja JEE 6.
Eu sugiro EJB 3.1 rodando em JBoss AS, por ser mais simples e fácil de trabalhar.
A parte desktop pode ser facilmente integrada, através de EJB remoto. Dá trabalho: Um pouco, mas vocês estarão trabalhando com um padrão do Java e com uma tecnologia bem interessante, tanto web quanto desktop.[/quote]

Obrigado drsmachado

vou estudar bastante esse assunto…pois ainda nao sei nem por onde começar rsrsrrsrs
procurei na net EJB e JEE e encontrei EJB 3.2 e JEE 7 tem alguma diferença desse versao para que vc indicou?

[/quote]
Ainda não cheguei a estudar a versão 7 da JEE, mas provavelmente existam melhorias sobre a versão JEE 6. De resto, creio que seja bem parecido.
Se precisar de auxílio, podemos responder às dúvidas sem problemas.[/quote]

Ok muito obrigado…
esse projeto vai ser um pouco longo…
… e assim que surgirem novas dúvidas estarei me reportando aqui no Fórum.

Obrigado a todos
vou colocar como resolvido, mas qualquer assunto, dica ou ideia postem aqui
estarei sempre olhando esse tópico

[quote=darksteel3000]Pelo conhecimento da Equipe amigo. Sugiro fazer Desktop, pois parte Web é necessário um maior conhecimento em diversas areas.

De uma olhada no Java FX, é um Desktop moderno, aprendi ele em 2 semanas de estudo, achei simples, fácil e moderno.[/quote]

Sim amigo… se formos fazermos web vai demandar um maior conhecimento na área, mas tem suas vantagens
como disse o amigo Joabi, além do conhecimento que vai ser adquirido
quanto ao JavaFX andei lendo por alto tbm mas era tudo em inglês
se vc souber de algum livro em portuga rsrsrsr manda o nome aí pois achei muito interessante essa tecnologia

[quote]joaoabi wrote:
Boa Tarde Janerson,

Na minha opinião é mais vantagem você construir um sistema WEB, vou citar abaixo algumas vantagens que vejo com relação à WEB x DESKTOP

  • Sistema distribuído
  • De qualquer lugar pode ser acessado
  • Não necessita ser instalado nada no computador do cliente, somente ter um browser
  • Atualizações refletem para todos os usuários, sem afetar nada; [/quote]

Uhum, até concordo que WEB tem, suas vantagens, mas hoje como professor e pelo que li das experiencias do grupo. Caso queiram arriscar e se garantam, realmente é melhor WEB. Caso não se sintam seguros, é melhor um Desktop mesmo.

Livro de Java FX, tem um na casa do Código, muito prático. Pode procurar!

[quote=darksteel3000]Uhum, até concordo que WEB tem, suas vantagens, mas hoje como professor e pelo que li das experiencias do grupo. Caso queiram arriscar e se garantam, realmente é melhor WEB. Caso não se sintam seguros, é melhor um Desktop mesmo.

Livro de Java FX, tem um na casa do Código, muito prático. Pode procurar![/quote]

ok vou dar uma olhada…
ainda vamos fazer uma análise de requisitos para depois entao pensarmos
no tipo de aplicação DESKTOP || WEB

obrigado pelo sua contribuição