Bom galera, aproveitando que aqui tem usuário de vários tipos, pergunto a vocês
Para quem quer fazer um site, com login, senha, cada usuário tem o seu perfil, com banco de dados grande etc. Que linguagens me recomendariam? Coloquei no titulo PHP ou JEE, só como destaque mesmo, mas se alguem aqui tiver opinião sobre ASP Ajax etc. Também pode falar. O que eu poderia fazer com php que não poderia com o JEE, e vice-versa? E para que serve o JEE? Para web, mas como assim, somente para aplicativos, ou funciona tipo o php como uma linguagem que roda no servidor e faz a página ficar dinâmica? Se entenderam a minha dúvida e puderem ajudar. Agradeço
lucas_guj
Vai depender muita da sua necessidade. Você pode fazer muitas coisas com Java ou PHP. Da forma que você falou, o PHP manda muito bem, o custo para hospedagem é bem menor e você desenvolve numa velocidade boa.
Costumo desenvolver em Java quando tenho coisas maiores e não simples sites (o que é subjetivo, claro!). Você poderia até desenvolver em Ruby (se você tiver alguma experiência em Ruby verá que terá bastante velocidade).
Tenta especificar um pouco mais o seu problema que fica mais fácil ajudar.
Abs!
[quote=AlexandreGama]lucas_guj
Vai depender muita da sua necessidade. Você pode fazer muitas coisas com Java ou PHP. Da forma que você falou, o PHP manda muito bem, o custo para hospedagem é bem menor e você desenvolve numa velocidade boa.
Costumo desenvolver em Java quando tenho coisas maiores e não simples sites (o que é subjetivo, claro!). Você poderia até desenvolver em Ruby (se você tiver alguma experiência em Ruby verá que terá bastante velocidade).
Tenta especificar um pouco mais o seu problema que fica mais fácil ajudar.
Abs![/quote]
Na verdade ainda não virou um problema, e sim um projeto. Quando eu estava aprendendo programação…( primeiro aprendi lógica, depois parti pra um pouco, bem pouco mesmo de pascal, e treinando algoritmos, depois fui para HTML, CSS, e um pouco de javascript, e fui vendo umas video-aulas e estudando php com mysql ao mesmo tempo ) Estava desenvolvendo um site de contabilidade para um conhecido meu ( que por final nem usou o site ¬¬ ele nem liga para essas coisas ) ai ta, fiz simples, com base no meu conhecimento que era/é básico em php e mysql. Um site normal, ai tinha uma pagina de login, de administrador, e de cliente. No caso o Administrador eu criava direto no banco de dados e os clientes ai era o administrador que criava no site mesmo. Mas não era algo seguro, nem complexo. Ai levando esse site como EXEMPLO. Se eu quisesse tipo mudar. Para ao inves de usuarios serem cadastrados pelo administrador, para ser como uma rede social por exemplo, onde cada usuario se cadastra sozinho tem seu perfil. Etc…O que eu teria que estudar além das linguagem do lado servidor, padrões de projeto etc? Segurança, essas coisas. Queria fazer algo profissional mesmo, bem PROJETADO, ESTRUTURADO, MODULADO, FLEXIVEL, PROGRAMADO, SEGURO, ETC…
Sobre Modulação, Segurança, Escalabilidade, etc tudo isso vem ao longo do tempo de vida da aplicação.
Você já pode ir pensando em todos esses requisitos, porém é difícil definir exatamente todos antes de iniciar o projeto. Uma dica é você estudar algumas coisas de forma separa e uní-las depois.
Quando você realmente precisar de Segurança na sua alicação, estude Segurança…
Se precisar de uma aplicação escalável, pense sobre escalabilidade quando isso for necessário.
É uma boa técnica começar realmente do básico (existe uma técnica interessante que você ataca primeiro os problemas maiores e mais complicados de serem resolvidos…bem interessante)
Se você está começando, aprenda sobre a linguagem em si…sobre sessão…protocolos…brinque com JavaScript…JQuery…CSS…
Sobre os padrões de projeto é sem bom ter uma boa noção. http://pt.wikipedia.org/wiki/Padrão_de_projeto_de_software
Enfim…faça alguns sites de exemplo e vai aperfeiçoando…
Dê uma olhada legal no código alheio https://github.com/
É sempre interessante ver o que o pessoal anda fazendo
Abs!
Vlw AlexandreGama, obrigado pelas dicas.