[RESOLVIDO] Spring: interface para DAO é realmente necessário?

Estou começando com o framework Spring. Nos diversos exemplos q vi para DAO, como por exemplo este, são utilizadas interfaces para cada classe. Testando aqui vi q funciona sem as interfaces. Buscando deixar o código o mais simples possível, teria algum problema não utilizar as interfaces?

Obrigado,
Felipe

[quote=FkJ] Buscando deixar o código o mais simples possível, teria algum problema não utilizar as interfaces?

Obrigado,
Felipe[/quote]

Em um desenvolvimento orientado a Aspecto ou Objeto ?

Esqueça Marcio Duran, usar interfaces não difere se a sua decisão é usar ou não aspectos.

É o seguinte: dá pra não usar interfaces, mas o risco é que você não consegue mais desacoplar as classes, sem mexer no código. Usando interface, um bean pode ser declarado usando qualquer classe que implemente ela. E isso deixa seu sistema mais flexível.

de repente é por causa da questão do acoplamento fraco que ele pergunto isso…é uma caracteristica de OO…

segundo a Kathy no livro preparatório do scjp, a classe que instancia um objeto saber apenas os dados do contrato, isto é, da interface em

List lista = new ArrayList();

como um exemplo, é um fato caracteristico de acoplamento fraco…

vc não precisa disso, mais é aconselhavel…

obs. eu to falando de OO não de spring, q eu não conheço, mais é obvio que se encaixa no assunto

[quote=FkJ]Estou começando com o framework Spring. Nos diversos exemplos q vi para DAO, como por exemplo este, são utilizadas interfaces para cada classe. Testando aqui vi q funciona sem as interfaces. Buscando deixar o código o mais simples possível, teria algum problema não utilizar as interfaces?
[/quote]

Não importa que funciona. Vc não usa OO para que os sistemas funcionem ( procedural tb funciona).