Galera, tem algum código que receba uma data no formato “dd/mm/aaaa” e o retorne “dd de mês de aaaa”? No caso, só o mês por extenso mesmo. Porque já encontrei vários métodos, mas todos eles só retornam do dia atual, sem opção para inserir uma nova data.
A formatação deve ser isso.
Você pode utilizar a SimpleDateFormat passando um Locale para ela:
Date date = new Date();
SimpleDateFormat sdf = new SimpleDateFormat("dd 'de' MMMM 'de' yyyy", Locale.forLanguageTag("pt-BR"));
System.out.println( sdf.format(date) );
Eu nunca trabalhei com isso, você poderia dar um exemplo inserindo em um código?
Nao entendi. Minha resposta já tinha um código de exemplo. O que exatamente precisa?
Completo. Tipo, qual classe preciso inserir? Como já disse, isso é novo pra mim.
Seu código ler uma data que o usuário quer inserir? Ou só a data atual??
Eaee, da uma lida nesse artigo: http://www.devmedia.com.br/trabalhando-com-as-classes-date-calendar-e-simpledateformat-em-java/27401
Ele me ajudou bastante!
Nesse caso acho, recomendo o artigo que o @xGusMS enviou.
Tem exemplos mais completos e detalhados lá.
Bastante completo. Mas infelizmente ainda não entendi como colocar pra o usuário inserir uma data qualquer no formato dd/mm/aaaa e ela ser mostrada assim: dd de mês de aaaa. Só sei com a data atual.
Sua dúvida é como receber informaçoes do usuário?
Isso depende que tipo de aplicaçao está criando: é web? é swing? linha de comando?
Geralmente toda entrada de dados do usuário será do tipo String, por padrao.
Quando tiver essa string, você converte para Date e seguindo os passos demonstrados no artigo.