O chato de C++ é que ou os IDE`s são caros de mais ou geram muito lixo ou estão completamente bugados.
Sinceramente, as únicas duas coisas que odeio em programação é portugol e configurar bibliotecas. Lembro que passei 2 semanas pesquisando só para configurar o Allegro no code::blocks, olhei 23 tutoriais sendo que só o ultimo funcionou. Vetores, matrizes, qualquer coisa é mais rápida que configurar as coisas. Sem contar que trocando de SO ou compilador, já muda completamente o modo para configurar enquanto vetores, matrizes, qualquer coisa é o mesmo. Além do fato de configurar ser algo completamente ilógico ao contrário dos comandos.
Na minha opinião, melhor IDE que é gratis é o QT e mesmo assim gera muito lixo. Fiz um programa nele e sem as DLL`s só o .EXE, dava 750 Kb, o mesmo a mão resultava em 25Kb. Lógico que o tempo de desenvolvimento a mão era bem maior.
Fazer interfaces na mão usando C++ é muito trabalhoso, mas um amigo meu disse que é possível fazer a interface em java e o programa em si em C++.
Como não vou ter de carregar bibliotecas e compiladores que geram muito lixo, meu programa pode ficar até mais rápido mesmo tendo sua parte gráfica rodada em VM.
Seria muito bom se desse para fazer a parte gráfica em java e as operações que necessitam de veolidade, em C ou C++.
OBS: Não sei se este tópico esta mais para outras linguagens ou para swing, mais como se trata de mesclar 2 linguagens, acho que posso postar aqui.