[RESOLVIDO]Tem como fazer a parte gráfica em Java e os eventos em outra linguagem? Se sim, como?

5 respostas
D

O chato de C++ é que ou os IDE`s são caros de mais ou geram muito lixo ou estão completamente bugados.

Sinceramente, as únicas duas coisas que odeio em programação é portugol e configurar bibliotecas. Lembro que passei 2 semanas pesquisando só para configurar o Allegro no code::blocks, olhei 23 tutoriais sendo que só o ultimo funcionou. Vetores, matrizes, qualquer coisa é mais rápida que configurar as coisas. Sem contar que trocando de SO ou compilador, já muda completamente o modo para configurar enquanto vetores, matrizes, qualquer coisa é o mesmo. Além do fato de configurar ser algo completamente ilógico ao contrário dos comandos.

Na minha opinião, melhor IDE que é gratis é o QT e mesmo assim gera muito lixo. Fiz um programa nele e sem as DLL`s só o .EXE, dava 750 Kb, o mesmo a mão resultava em 25Kb. Lógico que o tempo de desenvolvimento a mão era bem maior.

Fazer interfaces na mão usando C++ é muito trabalhoso, mas um amigo meu disse que é possível fazer a interface em java e o programa em si em C++.

Como não vou ter de carregar bibliotecas e compiladores que geram muito lixo, meu programa pode ficar até mais rápido mesmo tendo sua parte gráfica rodada em VM.

Seria muito bom se desse para fazer a parte gráfica em java e as operações que necessitam de veolidade, em C ou C++.

OBS: Não sei se este tópico esta mais para outras linguagens ou para swing, mais como se trata de mesclar 2 linguagens, acho que posso postar aqui.

5 Respostas

ViniGodoy

750kb é só o que a VM vai ocupar assim que sobe, sem nenhuma janela do Swing aberta.
Se você quer mesmo poupar memória, precisa rever seus conceitos.

Ainda assim, se você combinar os dois, vai acabar com um programa que tem a dificuldade de configurar do C++, que não é multiplataforma, que não é mais rápido e que ocupa um caminhão de memória a mais. Sem falar que, apesar de ser realmente possível, é extremamente trabalhoso e sujeito a erros combinar as duas coisas.

Numa boa. A maior parte das suas reclamações com o C++, aparentemente, se devem ao fato de você não ter estudado como o C++ funciona. 23 tutoriais? A impressão que dá é que você estava tentando “fazer funcionar” por tentativa e erro. Nessa linguagem, as coisas dificilmente funcionam dessa forma. É importante entender o quão próximo da máquina é o C++ é, e as diferenças que isso trás ao trocar de processador. Coisas como endianess e tamanhos de registradores passam a ser importantes. Entender como o link de libs é feito também.

Agora, para que você foi pro C++ em primeiro lugar? O Java não está atendendo? Você tem restrições sérias de memória ou processador? Você precisa trabalhar com registradores ou com recursos específicos de um SO?

D

ViniGodoy:
750kb é só o que a VM vai ocupar assim que sobe, sem nenhuma janela do Swing aberta.
Se você quer mesmo poupar memória, precisa rever seus conceitos.

Ainda assim, se você combinar os dois, vai acabar com um programa que tem a dificuldade de configurar do C++, que não é multiplataforma, que não é mais rápido e que ocupa um caminhão de memória a mais. Sem falar que, apesar de ser realmente possível, é extremamente trabalhoso e sujeito a erros combinar as duas coisas.

É, talves deva estudar mais. Logo chega “C/C++ a bíblia” aqui em casa e vou poder estudar com mais tranquilidade.

Bom, mas como você esta dizendo que não compensa mas que é possível, vou marcar como resolvido.

Porque é do meu interesse. É interessante C++, eu ainda estou no 1º período de sistemas de informação na UTFPR. Na faculdade só vimos um pouco de Java, agora estamos vendo POO. Eu só estou estudando como Hobby pois é do meu interesse. Estudo programação desde os 16 anos mas sempre tive problemas pois fazia ensino médio e técnico além do vestibular e enem o que resultou em pouco tempo para estudar programação.

ViniGodoy

Aproxime-se do prof. Wilson Bogado. Ele tem uma apostila ótima de C++ aí na UTFPR. Sem falar que o cara é um dos melhores programadores que já conheci.

E

E esse livro é só pro começo. Para saber direitinho, vai ter de aprender mais coisas ainda (acho que esse livro é só introdutório).

ViniGodoy

Eu já me arrepio de ver um livro chamado “C/C++”. Como se as duas linguagens fossem uma coisa só.

Para aprender C++, eu gosto mesmo dos clássicos: Stroustrup, Vandervoorde, Josuttis, Alexandrescu.
Basicamente, os que estão no meu roadmap.

O duro mesmo é aprender templates. Não basta só ler o livro, fazer os exercícios, etc. De tempos em tempos, vc tem que reler tudo e dar um “refresh” no que sabe, principalmente nos tópicos mais avançados e nos detalhes malígnos.

Criado 11 de outubro de 2010
Ultima resposta 11 de out. de 2010
Respostas 5
Participantes 3