[Resolvido]Threads

8 respostas
S

Boa tarde a todos, eu passei o dia todo tentando melhorar meu ponto mais fraco em Java: threads.

Entendi bem as coisas, passei por alguns tópicos aqui do GUJ como http://www.guj.com.br/java/53187-wait-e-notify-duvida--resolvido (parabens pelos aniversarios) mas ainda algumas coisas não ficaram claro na minha cabeça.

Primeiro:

Qual a diferença entre:

void synchronized metodo() {
//resto do codigo
}

e

void metodo() {
     synchronized(this) {
		//resto do codigo	
     }
}

?

E a segunda duvida é:

Quando você usa

synchronized(meuObjeto) {
     }

Significa que enquanto alguma Thread estiver dentro do bloco synchronized ninguém tem acesso a aquele objeto correto?

8 Respostas

rmendes08

Para efeitos práticos, nenhuma.

Não. Significa que apenas 1 thread adentrará a região crítica sincronizada por meuObjeto. Qualquer outra thread que não delimite uma região crítica poderá usar o objeto normalmente.

S

rmendes08:
Sem_Nome:

Qual a diferença entre:

//resto do codigo
}

e

void metodo() {
     synchronized(this) {
		//resto do codigo	
     }
}

?

Para efeitos práticos, nenhuma.

Não. Significa que apenas 1 thread adentrará a região crítica sincronizada por meuObjeto. Qualquer outra thread que não delimite uma região crítica poderá usar o objeto normalmente.

Obrigado pela atenção.

Eu não entendi bem a explicação para a segunda pergunta.

ivandasilva

Na boa, para mim tem diferença

//resto do codigo  
}
void metodo() {  
     synchronized(this) {  
        //resto do codigo     
     }  
}

O primeiro sincroniza todo o método ou seja coloca um bloqueio no método inteiro e faz com que somente uma Thread de cada vez possa acessar o metódo, o segundo sincroniza apenas um trecho do código, sendo que no método você pode ter vários passos antes e vários passos depois do synchronized… eu acredito que essa seja uma das formas de você não deixar a sua aplicação lenta…

e pelo que eu vi o

synchronized(meuObjeto) {  }

é parecido com o

synchronized(this) {  }

mas, no segundo você está sincronizando a instância e não um obj de uma instância…

S

ivandasilva:
Na boa, para mim tem diferença

//resto do codigo  
}
void metodo() {  
     synchronized(this) {  
        //resto do codigo     
     }  
}

O primeiro sincroniza todo o método ou seja coloca um bloqueio no método inteiro e faz com que somente uma Thread de cada vez possa acessar o metódo, o segundo sincroniza apenas um trecho do código, sendo que no método você pode ter vários passos antes e vários passos depois do synchronized… eu acredito que essa seja uma das formas de você não deixar a sua aplicação lenta…

e pelo que eu vi o

synchronized(meuObjeto) {  }

é parecido com o

synchronized(this) {  }

mas, no segundo você está sincronizando a instância e não um obj de uma instância…

No segundo exemplo da primeira pergunta eu estou sincronizando o metodo inteiro. Só queria saber se existia diferença entre sincronizar o metodo todo assim e sincronizar pela assinatura.

rmendes08

Se você sincronizar o método todo, usando this como monitor então não há diferença.

S

rmendes08:

No segundo exemplo da primeira pergunta eu estou sincronizando o metodo inteiro. Só queria saber se existia diferença entre sincronizar o metodo todo assim e sincronizar pela assinatura.

Se você sincronizar o método todo, usando this como monitor então não há diferença.

Entendo.

Em relação a segunda pergunta:

Quando alguma Thread chegar em

synchronized(meuObjeto) { }

Caso exista alguma outra Thread em algun bloco sincronizado do meuObjeto, ele terá que esperar aquela Thread sair do synchronized para que ele possa entrar correto?

rmendes08

Sem_Nome:

Caso exista alguma outra Thread em algun bloco sincronizado do meuObjeto, ele terá que esperar aquela Thread sair do synchronized para que ele possa entrar correto?

Exatamente.

S

rmendes08:
Sem_Nome:

Exatamente.

Compreendo.

Obrigado pela ajuda.

Criado 21 de setembro de 2012
Ultima resposta 21 de set. de 2012
Respostas 8
Participantes 3