[RESOLVIDO] Unidade de Persistência

10 respostas
jMarcel

Olá colegas.

Estou desenvolvendo uma aplicação no Netbeans 6.9.1. Criei os DAOs e agora estou fazendo os testes automatizados.

Gravei o projeto em um pendrive e, no meu notebook, a conexao com o javaBD é realizada com sucesso, ou seja, os testes são executados.

Já no pc do meu trabalho, com o netbeans 6.10, ao rodar os testes, obtenho o seguinte:

addEmpresa
[color=red]10/02/2011 14:52:03 br.com.bb.agendaTelefonicaCompe.dao.GenericDAO getConnection SEVERE: null
java.lang.ClassNotFoundException: org.apache.derby.jdbc.ClientDriver[/color]

Na tela de Resultado do Teste obtenho:
[color=red]javaLangNullPointerException[/color], que aponta para a linha de código ‘[color=blue]return[/color] getConnection().prepareStatement(st);’

Creio que esteja ocorrendo algum conflito na minha biblioteca de persistência, visto que são versões diferentes do netbeans.

Alguém saberia resolver ? Qual a biblioteca de persistência (PU) devo escolher ('Pacotes de código-fonte --> META-INF --> persistence.xml) ? EclipseLink JPA2.0, GlassFish v3 ou GlassFish v3 Prelude ? Qual ou quais jar da biblioteca eu adiciono ?

Agradeço pela atenção.

10 Respostas

otaviojava

Ele não está realizar uma conexão com o banco.
Verifica se ai também tem o javadb

jMarcel

otaviojava:
Ele não está realizar [color=red]b[/b][/color] uma conexão com o banco. --> [color=red]Certamente isso já está bem óbvio[/color].
Verifica se ai também tem o javadb --> [color=red]mas esta é uma das perguntas que eu já fiz. era isso mesmo que vc quis dizer ?[/color]

otaviojava

O problema não está na camada de persistência e sim no banco de dados.
Existem versões do glassfish não tem o javadb.

Pega a versão mais recente do glassfish.

R

java.lang.ClassNotFoundException: org.apache.derby.jdbc.ClientDriver

jMarcel

[color=red]??[/color]

otaviojava

Esse se eu não me enganno é o driver do javadb, verifica se ele está na lib.

R

jMarcel:
raf4ever:

[color=red]??[/color]

Não sabes o que isso significa?

jMarcel

raf4ever:
jMarcel:
raf4ever:

[color=red]??[/color]

Não sabes o que isso significa?

Sei e isso eu já tinha visto. Vc sabe qual é a solução ?

jMarcel

Ambos (em casa e no trabalho) foram instalados no mesmo caminho (arquivos de programa). Mas agora me ocorreu uma idéia.

Aqui no trabalho existem algumas pastas bloqueadas pelo adm da rede. Pode estar ocorrendo um bloqueio ao jar do javadb… É, acho que é isso.

Olha só o caminho onde eles (os jars do db, eclipselink-2.1.0.jar e eclipselink-javax.persistence-2.0.jar) estão: C:\Users\eu\Documents\NetBeansProjects\SampleCRUDApp\CustomerDBAccessLibrary\external
Nessa pasta, provavelmente, o acesso é restrito. Terei que testar. Mas agora só 2ªf, pq to indo embora. Depois continuamos, ok ?Obrigado por enquanto e bom final-de-semana !

jMarcel

Ambos (em casa e no trabalho) foram instalados no mesmo caminho (arquivos de programa). Mas agora me ocorreu uma idéia.

Aqui no trabalho existem algumas pastas bloqueadas pelo adm da rede. Pode estar ocorrendo um bloqueio ao jar do javadb… É, acho que é isso.

Olha só o caminho onde eles (os jars do db, eclipselink-2.1.0.jar e eclipselink-javax.persistence-2.0.jar) estão: C:\Users\eu\Documents\NetBeansProjects\SampleCRUDApp\CustomerDBAccessLibrary\external
Nessa pasta, provavelmente, o acesso é restrito. Terei que testar. Mas agora só 2ªf, pq to indo embora. Depois continuamos, ok ?Obrigado por enquanto e bom final-de-semana !

Só pra finalizar: era isso mesmo que estava acontecendo. O derby.jar estava em uma pasta bloqueada pelo adm. da rede.

De qualquer forma agradeço pela atenção.

Criado 10 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 14 de mar. de 2011
Respostas 10
Participantes 3