[RESOLVIDO] - Unity - Visualizar o Jogo pela Scene, e não pelo Game

Pessoal, boa tarde! Eu sei que é uma coisa boba, mas não estou conseguindo fazer. Seguinte,

Toda vez que eu rodava o jogo, visualizava o jogo rodando na aba Scene. Precisei formatar o PC e agr com o Unity instalado, não consigo mais visualizar na aba Scene, ele só mostra o jogo funcionando na aba Game e todas as imagens estão distorcidas. Imagine um objeto qualquer, em vez de ele mostrar seu contorno nitidamente, como é exibido na aba Scene, la na aba Game esse objeto aparece como sendo composto por vários quadradinhos, essa é a distorção, não dá pra ver o jogo nitidamente, e se eu fechar a aba Game pra visualizar só na aba Scene, a aba Game é aberta (Não quero que isso aconteça). Esses problemas estou tendo agr, pq antes não tinha nada disso não, e eu podia rodar o jogo já de cara na aba Scene.

Alguém?

Desde já mt obg!

Olá wlcs,
Pelo que entendi, ao aperta o Play para testar o jogo, a aba Game está ficando em Tela Cheia, se for isso, dentro da aba Game, desmarque a opção Maxime on Play.

Obg por responder, Leonardo! Mas não é isso!

Toda vida quando eu rodava o jogo, ele exibia o jogo sendo jogado na aba Scene, mas agora depois dessa reinstalação, ele abre a do Game com as imagens todas retorcidas.

Eu quero que o jogo seja rodado na aba Scene, quero continuar na aba Scene sem problemas, mas mesmo fechada a aba Game, quando dou o Play ela abre, quero que isso não aconteça! Aparentemente uma coisa boba, mas que me atrapalha muito, sem falar que o que aparece na aba Game está tudo destorcido.


Gente,. improvisei. Coloquei a aba Game do lado da Scene e deixei a Scene ampla e Game bem espremida na tela, daí vejo melhor na Scene.

Eu acho que tem como resolver isso de uma forma melhor, mas agora estou me contentando com isso.

A questão agora é por que minha aba Game, em vez de mostrar as imagens nitidamente, ela mostra as imagens destorcidas?

A aba Game é para o desenvolvedor saber o que o usuário está vendo, ou seja, é o resultado final, o comportamento normal do Unity ao rodar o jogo é realmente esse (exibir na aba Game), então se a imagem está distorcida, significa que o usuário também vai enxergar distorcido. Não teste o jogo pela aba Scene e sim pela Game.

Dúvida, o que você quer dizer com distorcido? Cortando? Algum elemento da UI não está sendo exibido completamente na tela? Se o seu jogo for Retrato, experimente alterar a exibição do Display da aba Game para Portrait, ou se for Paisagem, Landscape conforme exemplo a seguir:

Qualquer coisa me envie o print do seu Unity com a Aba Scene e Game lado a lado, acho que o problema é mais grave.

Até!

Segue o print das telas Scene e Game. Nele dá pra ver a distorção a que me refiro:

Supondo que o seu projeto é Android, na sua pasta de Assets onde fica todas as imagens jpg ou png (sprites), selecione todos os sprites do Personagem --> Vá na aba Inspector e marque a opção Override For Android, em seguida escolha as opções conforme exemplo a seguir e clique em Apply:

  • Max Size
  • Format

Se melhorar, faça isso com todas as imagens.

Olha… sou mt nova na Unity, nem sei te dizer se ele é Android ou não. Acredito que sim, mas não sei te confirmar isso categoricamente falando. Mas deixa ver se eu entendi… Vc ta dizendo que é pra eu pegar cada imagem jpg ou png do projeto, uma a uma, e aplicar essa configuração que vc falou? Se for isso, não ficarei sujeita a escapar alguma? Tem como fazer isso com TODO O PROJETO num atacada só?


Fiz o que vc falou com uma imagem pra testar. A imagem não ficou como vc falou nem na aba Game, nem na própria Scene.

Sua aba Game está com uma escala de 5x (“Scale 5x”, no topo). Algum motivo pra isso? Ajuste a escala para 1x e veja se resolve a distorção a que você se refere.

Quanto à usar a aba Scene, o ideal é você testar seu jogo usando a aba Game, que é o que o jogador vai ver quando rodar o jogo. Se você selecionar um objeto e focar nele (com Shift+F, como te expliquei em outro tópico), esse objeto vai ser “seguido” quando se mover na aba Scene. Isso dá a impressão que você está rodando o jogo na aba Scene, mas não é exatamente o que está acontecendo, e não é o jeito ideal de testar ou rodar seu jogo.

Abraço.

Vamos descobrir qual plataforma seu Unity está parametrizada, clique em File --> Build Settings e me envie este print:

Motivo nenhum! Eu tava usando da forma errada, estava usando para dar zoom, coisa de iniciante mesmo kkk… Mas fiz oq vc falou, deixei a Scale em 1x e estou mexendo na câmera pra ver melhor.

Pois é, dá pra ver nos detalhes, qnd trabalho na Scene. Agora estou fazendo assim, faço nos detalhes na Scene e rodo na Game, justamente pq na Scene dá pra manobrar todos os ângulos e ver bem melhor!

Futuramente vou ver como trabalhar com mais de uma câmera, pois da primeira vez que fui mexer nela, na hora de compilar um erro por cada câmera, tive que excluir elas pra ficar uma só.

Mt obg!

Segue print:

Simulei os seus sprites no meu ambiente e a imagem não distorceu, não sei o que você fez.

Então @LeonardoT, oq @TerraSkilll falou resolveu o problema. Mas se tratando do meu Print que vc pediu pra ver:

Qual configuração deve estar? Na Android msm?

Então reduzindo o Scale resolveu, que bom.

De acordo com o print, seu Unity está configurado para rodar no PC.

A plataforma final você que decide, você está desenvolvendo o jogo para rodar em celular ou PC? No Celular envolve tela Touch Screen e no PC envolve Teclado, Mouse e Controle.

O jogo é pra rodar no celular, no caso Android. Inicialmente estou testando meu código com teclas do teclado msm, mas depois que o código estiver filé, vou pro Touch Screen. Provavelmente terei dificuldades por ser iniciante, mas aí serão outros tópicos.

Muito obr a todos vcs!