[RESOLVIDO]Vale apena investir no java logo de inicio

Estou na faculdade e tenho que estagiar e estou me preparando para isso faz algum tempo, estudei a maioria dos assuntos necessários para o estagio, entretanto a algum tempo venho observando as vagas de emprego para programadores em minha região(Salvador-BA) e notei que existem muitas em PHP e DotNet. Continuei estudando java na verdade por quê já vi esta matéria na faculdade só que agora estou observando que java é mais usado por grandes empresas.

Então fica minha dúvida para buscar um estagio java é a melhor opção para um programador sem experiência profissional? ou trabalhar com java só seria uma boa opção para um profissional com uma bagagem maior de mercado? estou pensando isso por quê vejo sempre comentários de que quem trabalha mais com java são grandes companhias e estou começando a achar que para dar um start no mercado de trabalho o melhor caminho seria uma linguagem que é mais adotada de forma geral tendo em mente que seria bem mais complicado conseguir um estagio em uma companhia grande sem ter uma experiência profissional como programador.

PS: Estou perguntando isso por quê já encerrei todos os assuntos do java Service Edition e estou partindo para o Enterprise (já pensando em um estagio na área), entretanto agora que estou partindo para uma linguagem web (área na qual planejo estagiar) me pergunto se java seria uma boa linguagem para se entra no mercado?

Rapaz, aprenda todas que puder. Quanto mais linguagens e tecnologias vc dominar, mais portas abertas vc terá. Se sua meta é trabalhar com Java em uma grande empresa, esforce-se para conseguir. Mas muitas vezes é preciso experiência para entrar em uma dessas (concorrência grande), e talvez até mesmo vc tenha que se deslocar, visto que o mercado aí está + quente em PHP e .NET. Procure projetos em Java para fazer, mesmo que seja como freelancer (ex.: www.cathonegocios.com.br), ou um emprego de desenvolvedor Java em uma empresa não tão grande. E não despreze o conhecimento nas linguagens com mercado maior aí na sua terra. Faça de tudo um pouco!

Você pode começar trabalhando com Java direto. Não precisa passar por outra linguagem primeiro.

cara, vou contar um pouco da minha esperiencia pessoal, estou no ultimo ano da graduação,
durante a faculdade passei por dois estágios, um estágio como auxiliar de suporte TI
outro como desenvolvedor, este com programação em C# .Net
a minha faculdade toda é baseada em JAVA, por ser uma linguagem livre, usada em muitissimas grandes empresas, e ainda por ser multi plataforma,

adoro JAVA, foi a linguagem pela qual comecei a programar, e hoje estou desenvolvendo o TCC,
mas, tudo o que aprendi com C# me ajudou muito na faculdade, e, além disso, me deu experiência em outra linguagem,

o que posso falar é o seguinte, busque estágio independente da linguagem, a linguagem, com um pouco de prática se aprende rápido,
desde já invista em conhecer outras linguagens também, quanto mais linguagens, vc conseguir aprender, mais portas se abrem no mercado,
e o seu conhecimento em lógica de programação aumenta muito,
só que claro, não deixe de se dedicar ao JAVA por ser a linguagem da faculdade

Abraço :slight_smile:

Bom, meu discurso não será muito diferente do que o pessoal já postou. Primeiro, tenha em mente que “linguagem mais usada” varia muito de região para região. Se as vagas de estágio estão concentradas em PHP e .NET, estude uma delas e vá atrás do estágio. Variar de tecnologia é bom porque ajuda a pensar fora da caixinha do Java. Além disso, você precisa aprender ferramentas e habilidades necessárias que são comuns a qualquer desenvolvedor, como um SVN ou Git, bancos de dados, você pode precisar ler alguma especificação em UML por exemplo … Tudo isso conta muito também, sem falar no aspecto comportamental.

Obrigado pelas respostas de todos :smiley:

Faz um pouco mais de um ano que comecei a estudar programação… comecei por java… sem ter estudado lógica ou qualquer outra coisa antes, aprendi toda lógica pelo Java… agora, já programo em C, C++, JAVA, JAVASCRIPT e Jquery… tenho conhecimentos em HTML E CSS também e me viro muito bem no meu trabalho e nos meus trabalhos da faculdade!
Acho que a linguagem que você vai começar não influencia! (mentira, acho java muito fácil de escrever e aprender a sintaxe pra qm não sabe nada), isto é mais difícil nas outras linguagens na minha opinião… mas se dedicando, aprende qualquer coisa! hoje faço coisas que eu pensei que demoraria anos para aprender a fazer…

Abraço!