Olá pessoal,
Meu chefe pediu para eu fazer uma classe que valide se um e-mail existe, veja bem, se o e-mail existe e não se ele está escrito da forma correta, pois, em nossa app quando enviamos um e-mail eu somente valido a sintaxe do endereço de e-mail e com isso está acontecendo de os clientes reclamarem que o programa não está enviando o e-mail.
Fiquei hoje o dia inteiro procurando uma forma de fazer isso, testei inúmeras formas, mas, todas somente validam a sintaxe(coisa que eu já faço) então resolvi recorrer ao fórum.
Alguém já fez algo desse gênero ou conhece alguma forma de fazer isso?
Ah cara, pelo que eu sei vc valida somente a sintaxe,
pois não tem como vc acessar o servidor de e-mail e verificar no banco se o e-mail existe…
charleston10, cara eu achei uns códigos que conseguem verificar a existência do domínio, e em php tem umas classes
que conseguem fazer isso, eu já estou até pensando em fazer uma gambiarra pra usar esse script em php, mas, gostaria
de que ficasse tudo em java.
[quote=Mackrophus]charleston10, cara eu achei uns códigos que conseguem verificar a existência do domínio, e em php tem umas classes
que conseguem fazer isso, eu já estou até pensando em fazer uma gambiarra pra usar esse script em php, mas, gostaria
de que ficasse tudo em java.[/quote]
Veja o que foi feito em PHP e transcreve para Java então.
Acho que todo mundo já está acostumado com essa verificação no processo de cadastramento em um site.
O usuário se cadastra em um site informando seu email. Então o sistema envia um email de confirmação para ele contendo um link de confirmação.
O usuário clica no link e termina o cadastramento. Esse processo, além de verificar a existencia do email, também valida se o email informado é realmente dele. E de quebra já é um processo que todo mundo conhece e está habituado a usar.
Como seu sistema já tem os usuários cadastrados, voce poderá realizar uma campanha de validação. Mande um email para todos os usuarios com um link de confirmação ‘Clique aqui e confirme que esse email é seu’. Coloque um texto legal que indique que sua empresa está preocupada com a segurança do sistema e toma medidas contra fraudes, e que por isso está enviando esse pedido de confirmação. Então guarde no registro do usuário o momento em que ele clicou confirmando o email e sete uma coluna na tabela email_confirmado = true.
Isso te protegerá como desenvolvedor, se seu chefe vier falar que alguns usuários não estão recebendo o email, poderá se defender: ‘Mas esse usuário confirmou esse email, no dia tal hora tal.’.
Não tem muito mistério nisso não.
Hehehe, esses chefes… Sempre pedem coisas malucas.
Se essa solução da classe que verifica sozinha a existência de um email fosse viável, todas as grandes empresas (facebook, google etc) usariam este método. Mas preferem fazer como eu falei.
att
Valeu romarcio, foi exatamente o que eu fiz, já está funcionando perfeitamente.
Gustavo Marques, eu consegui fazer isso que voce falou, eu deixei da seguinte forma, no cadastro do cliente ele valida se o e-mail é valido no dominio, se for valido, no final do cadastro ele envia uma mensagem informando que foi feito um cadastro e informado aquele e-mail, caso a pessoa confirme os dados ele libera para o próximo departamento, caso a pessoa responda com DESCONHECIDO ou E-MAIL ERRADO ele bloqueia o cadastro.
Valeu a todos pela ajuda.
Antigamente era possível você se logar em um servidor de email e checar se um determinado usuário existe.
http://www.samlogic.net/articles/smtp-commands-reference.htm - comando SMTP “VRFY”.
Hoje em dia esse comando é desabilitado. Ele foi definido em uma época mais ingênua, onde não havia o problema de spam.