Olá galera!!!
estou com problemas para validar um cpf,
nao consigo encontrar uma logica para bloquear um cpf com numeros fora do lugar ou letras no meio…
eu queria criear um metodo private para validar o cpf e chamar esse metodo dentro do metodo adiciona,
assim quando eu adicionar um cliente ele primeiro valida o cpf!!!
“sei que isso é muito basico no java”
mas na minha apostila nao tem explicação nenhuma,
simplesmente me pediu para validar!!!
a class do cpf e essa:
publicclassCliente{privateStringnome;privateStringsobrenome;privateStringcpf;privateintidade;publicvoidadiciona(StringnomeCliente,StringsobrenomeCliente,StringcpfCliente,intidadeCliente){nome=nomeCliente;sobrenome=sobrenomeCliente;cpf=cpfCliente;idade=idadeCliente;}publicvoidmostra(){System.out.println("Nome do titular: "+this.nome+" "+this.sobrenome);System.out.println("CPF do titular: "+this.cpf);System.out.println("Idade do titular: "+this.idade);}}
Bom dia,
hj em dia voce encontra varios métodos de validações comum (CPF, CNPJ, PIS, E-MAIL)
segue abaixo um método implementador de validação de CPF que voce pode estar utilizando em seu código.
fsuzuki
desculpe mas eu nen sei ainda o que é expressão regular…
rsrsr
vou pesquisar…
vitordarela
Use um CPF válido, o Seu para testar, no meu método ele vai retorna um booleano ou seja “TRUE” or “FALSE”
voce faz um " if " na sua main por exemplo
if(validaCPF == true){
//continua a implementar o cadastro
}
else{
if(validaCPF == false){
//mensagem de erro ou oq preferir para tratar a validação
}
}
não sei se ficou claro, o meu método trata “espaço” “virgula” “ponto” “/” isso tmbm voce pode implementar de acordo
com o modelo que está no método
FabinhoGil
sim sim
eu entendi
mas eu use varios tipos de cpf para testar
"[CPF removido]""[telefone removido]"
e retorna que o booleano e false!!
nao esta errado?
preste bem atenção nos meus metodos acima se estao certos? meu if por ex pode estar errado nao é?
vitordarela
seguinte validação de CPF é muito criteriosa, use um cpf válido! 321321… nao passa na validação pq ele sabe que nunca existira CPF com essa formação!
use [telefone removido] para voce testar! se der false me avisa que vou ver oq ta errado!
o replaceAll("\\D","") vai retirar tudo o que não for número.
FabinhoGil
caara funcionou perfeitamente!!
o post ta resolvido
muito obrigado!!!
é que antes eu colocava apenas numeros aleatorios,
mas que eran compativeis com a quantidade de numeros solicitados e claro!!!
eu nao sabia que ele verificava se realmente o cpf existe!
testei com o meu tbm e deu certo!!
mas como?
se eu mudar um numero se quer, da false!!!
o cpf realmente tem que “existir”!!
muito interessante…