[RESOLVIDO]Web + JSF e Método com MySQL

Não pude colar o codigo devido ao trabalho que nao podia acessar a internet, mesmo pedido pra minha chefia.
O projeto é web utilizando JSF2 + Tomcat + MYSQL. todo os jars estão devidamente colocados no lib, inclusive fiz o teste do comando sql fora do método e funcionou.
o erro que ocorre dentro do metodo é classnotfound e exceptionclass e mysql.driver.jdbc algo assim.
alguma dica?
me desculpem se eu expliquei e escrevi mal mas foi correndo

@ManagedBean
@ScopedView
class Operacao
private double a, b, resultado

// conexao do mysql. driver, user,pass, getconnection,forname etc;

private List<calculo> listas = new ArrayList<calculo<();

public void adicao() throws SQLException{
Operacao lista = new Operacao();
resultado = a + b;
lista.setA(a);
lista.setB(b);
lista.setResultado(resultado);
listas.add(lista);

//aqui comeca o problema
try{
//inicio o driver denovo? sendo que ja iniciei no comeco? Toda vez que inicio um codigo do SQL no PreparedStatement ele dá o erro do ClassNotFound mysql.driver.jdbc algo assim.

} catch (Exception e){
Syso(e);
}

//gga
}

ja pesquisei no google, mas nenhum deles ensinam metodo + sql.

Bom, eu aconselho vc a colocar o printstacktrace aqui pra ficar mais facil… mas de anti-mão parece obvio oq eu vou dizer, mas é porq ele não ta achando o jar do mysql…
vc colocou o jar na pasta lib dentro do web da sua aplicação ou só mapeou como se fosse desktop?

Não… eu cliquei em propriedades no projeto, … , logo depois fui em add external jars e voalá

então ficou facil… dentro do projeto tem um tal de web.xml sabe? lá tem uma pasta chamda lib, vc tem de colocar o jar ali dentro, blz?

fica tipo assim a estrutura…

NomeDoProjeto\webapp\WEB-INF\lib

o webapp varia, pode ser webcontent… ou outras coisas… oq importa é a pasta web-inf. dentro dela tem a pasta lib (se não tiver cria) e lá q vc tem de colocar os seus jars.

Ok, irei testar amanha de manhã e a noite postarei se foi resolvido ou não =D…