Boa noite a todos, enquanto eu estou estudando a apostila fj21 da caelum os erros vao aparecendo agora no momento estou no primeiro exercicios de formulario de tarefas 11.8 da apostila...
bem o erro que ele está apresentando é que não consegue localizar a action adicionarTarefa, acho que você deve dar uma olhada na segunda parte da atividade, verificar se realmente fez o mapeamento da action Tarefa para o endereco adicionaTarefa e caso não consiga resolver o seu problema com isso postar o codigo da action aqui pra dar uma olhada, esse problema provavelmente é de mapeamento.
I
IgorDutra
Charles, vou postar todos os meus códigos para ver se tem algo de errado:
Bom , eu tbm , estou estudando Struts2 com a apostila da Caelum .
Me deparei com esse erro também , tenta lá na sua Action mudar o location para :
location = “tarefa-adicionada.jsp”
Tira a barra / .
I
IgorDutra
Ainda dando o mesmo erro!!!
como foi que você resolveu seu problema???
J
JoaoMarques
Bom , eu não sei qual pode ser seu erro , mais vou chutar:
Pelo oque eu estava lendo na apostial , o package das Actions é OBRIGATÓRIO ter action , por exemplo : (br.com.teste.action) , a sua action tem que estar em um pacote que tenha action ou actions acho no final ,tem que dar uma olhada na apostila.
Se vc modificou certinho tudo que falei ai em cima e ainda continua dando pau , ai eu não sei…
CharlesAlves
good news, achei o erro =D
a sua classe AdicionaTarefasAction tem que extender ActionSuport, por isso mesmo mapeando corretamente não estava dando certo o seu código, vou te contar deu trabalho pra achar xD coloca assim que vai dar certo
Bom , pelo que sei , ActionSupport seria para validação , e não é esse o caso
CharlesAlves
É depois que você falou fui dar mais uma olhada e vi que você tem razão, mas isso é somente isto que está diferente na minha e ela está funcionando corretamente ‘’/
vou voltar a procurar o erro xD
CharlesAlves
Igor qual é a URL que você está usando e está lançando este erro!?
J
JoaoMarques
É oque eu pensei também , pode ser que ele esteja acessando URL errada…
Se possivel da uma passada no mu tópico , tbm estou mexendo com Struts2 e estou com um problemão vlw.
(o nome do tópico é Struts2 Caelum ) ou algo parecido
I
IgorDutra
Bom dia a todos, primeiro quero agradecer a quem esta tentando me ajudar... :D
Vamos lá
CharlesAlves:
Igor qual é a URL que você está usando e está lançando este erro!?
Vou postar o procedimento que estou fazendo aqui na minha aplicação:
acesso o formulario jsp para adicionar tarefa:
então não sei aonde deve estar o erro, se é no formulario-tarefas. passado como action="adicionaTarefa" ou sei lá... ja tentei diversas coisas e nada rola... :( (só não desanimei, pq tenho que aprender a lida com isso senaum gg)
então eu acredito que o erro deve estar no meu formulario-tarefas.jsp
ou não sei mais aonde posso estar errando, se alguem tiver esse projeto até essa parte e puder compartilhar, eu agradeceria.... pois gostaria de comparar..
eu “acho” que achei o erro , olhando para o print do seu projeto , parece que o formulario-tarefas.jsp está fora da pasta Content.
Dá uma checada e fala pra nós ai
I
IgorDutra
JoaoMarques:
HAHÁAAAAAAAA
eu “acho” que achei o erro , olhando para o print do seu projeto , parece que o formulario-tarefas.jsp está fora da pasta Content.
Dá uma checada e fala pra nós ai :D
pior que não é esse o problema joão eu ja testei ele tanto dentro da content como fora dela como você viu no print e continua o mesmo erro XD
poderia ser algo com as bibliotecas do struts2? acho que não porque o olaMundo funcionou corretamente
J
JoaoMarques
Bom vc está tomando o 404 né?
E só pra conferir lá na action no Results você tirou a barra no location né ?
Correto = “tarefa-adicionada.jsp”
Errado = “/tarefa-adicionada.jsp”
Só da uma verificada no link que o submit te leva …
CharlesAlves
Igor se der faz o seguinte, upa esse teu arquivo pra algum lugar pra que a gente possa ver nas nossas maquinas?!
Igor logo quando coloquei o teu projeto pra rodar verifiquei que estava havendo erros na hora de fazer o deploy do projeto no tomCat então procurei o erro e nada, e quando fui olhar na pasta lib comparando com a do projeto que tenho aqui veio a surpresa, tah faltando uma delas eu coloquei no 4share pra você pegar e fazer o teste…
depois dá o feedback pra saber se deu certo ou não, aqui ficou funcionando tudo certo xD
I
IgorDutra
poderia me dizer qual é essa lib que estava faltando???
assim que chegar em casa irei testar
Desde já agradeço pela ajuda
CharlesAlves
Eu a coloquei no 4shared pra tu, mas é a asm-commons que está faltando
I
IgorDutra
hum…
OK charles, muito obrigado, o restante do projeto eu estava fazendo de maneira correta?
CharlesAlves
Sim estava sim, eu só precisei criar um novo projeto, acho que por tu está usando versões do eclipse e tomCat mais atuais que as minhas por isto não deu totalmente certo de inicio, ai criei outro projeto e adicionei todas as suas classes, lib e .jsp e modifiquei o ConnectionFactory porque fiz os exemplos utilizando o postgres.
Ai foi quando ele começou a dar um erro estranho na hora de fazer o deploy, mais uma vez verifiquei a action e se os imports que estavam sendo feitos nela, não achei nada de diferente e fui verificar as livrarias e estava faltando essa, foi só adicionar e os redirecionamentos ficaram todos OK, adicionei tarefas, verifiquei o olaMundoStruts e consegui acessar a tudo sem problemas…
I
IgorDutra
CharlesAlves:
Sim estava sim, eu só precisei criar um novo projeto, acho que por tu está usando versões do eclipse e tomCat mais atuais que as minhas por isto não deu totalmente certo de inicio, ai criei outro projeto e adicionei todas as suas classes, lib e .jsp e modifiquei o ConnectionFactory porque fiz os exemplos utilizando o postgres.
Ai foi quando ele começou a dar um erro estranho na hora de fazer o deploy, mais uma vez verifiquei a action e se os imports que estavam sendo feitos nela, não achei nada de diferente e fui verificar as livrarias e estava faltando essa, foi só adicionar e os redirecionamentos ficaram todos OK, adicionei tarefas, verifiquei o olaMundoStruts e consegui acessar a tudo sem problemas…
Charles, gostaria de agradecer atenção que você teve em me ajudar, era a falta da lib mesmo…
\o/
R
Renato_Fer
Pois é. O pessoal da Caelum fez uma ótima apostila, mas mesmo depois de revisar o material faltou uns pequenos detalhes para ajudar neste exercício.
Download da apostila fj21 revisada
Além da falta do material de apoio “projeto-tarefas.zip” disponível para download (que está no link no nome do arquivo, obrigado ao usuário kirill), eu só consegui rodar tudo após adicionar na pasta WEB-INF/lib três outros .jar que não constam na apostila nem no arquivo da apostila:
asm-x.x.jar
asm-commons-x.x.jar
commons-lang-x.x.jar
OBS.: nos arquivos acima o “x” representa qualquer versão que estiver usando.
Portanto são 12 arquivos da pasta lib do Struts2 e não 9 os necessários para rodar direito. (estes 3 arquivos vem com o Struts2. Clique para fazer o download só dos arquivos “Essential dependencies only”)
Então se você está estudando a apostila da CAELUM e cair aqui espero que isso ajude você a resolver os exercícios. O resto a apostila revisada até a data deste post traz tudo certinho para fazer o exercício