Responder códigos prontos

Pessoal, desculpem, mas o que está acontecendo?

Estão respondendo dúvidas com códigos completos, isso não me parece certo.

O cara postou um tópico com uma dúvida aí outro colega respondeu com o código todo do exercício, o cara não aprendeu e criou outro tópico com dúvida em outro exercício, mas era praticamente a mesma dúvida.

Se continuar assim as pessoas não vão mais pesquisar e aprender sozinhas.

Sinceramente, acho que esta mudança do fórum para pontuações por resposta escolhida, como “yahooRespostas” está contribuindo para isso, ou seja, a pessoa coloca o código todo apenas para que a dele seja eleita a resposta certa e ele ganhe mais pontos.

Vocês acham que está certo?

Porque sinceramente não foi o que eu aprendi nesses anos aqui.

Abraços.

Isso depende do perfil do usuario, tem cara q so quer resolver o problema e fazer funcionar a bagaça(problema do trabalho), outros em tirar a duvida e continuar aprendendo.
Se quantia de usuarios folgados aumentar isso vai virar um helpdesk. O q mais incomoda são perguntas sobre TCC e outros assuntos fora do escopo do Q&A.

Solução não é dar o peixe e sim ensinar a pescar.

Negocio é não ligar muito pra pontuação.
Frequento o GUJRespostas, mas prefiro 1000x o bom e velho fórum.

Mas tipo, eu não to entendendo como tem aumentado o número de pessoas que estão respondendo com código pronto.

Já chamei atenção de uns 2 só hoje.

Antes eu brigava porque os colegas eram até grossos para responder que não postavam códigos prontos, hoje postam e pronto (não são as mesmas pessoas claro).

Acho que os moderadores deveriam dar uma olhada com carinho nisso, visto que daqui a pouco isso aqui será um site para desenvolvimento gratuito… rs…

[quote=diogogama]Mas tipo, eu não to entendendo como tem aumentado o número de pessoas que estão respondendo com código pronto.

Antes eu brigava porque os colegas eram até grossos para responder que não postavam códigos prontos, hoje postam e pronto (não são as mesmas pessoas claro).

Acho que os moderadores deveriam dar uma olhada com carinho nisso, visto que daqui a pouco isso aqui será um site para desenvolvimento gratuito… rs…[/quote]
Depois o drsmachado que é o crápula da história. Todas as minhas encrencas se baseiam em pessoas com preguiça e gente postando código pronto (e, muitas vezes, errado).

[quote=diogogama]Mas tipo, eu não to entendendo como tem aumentado o número de pessoas que estão respondendo com código pronto.

Acho que os moderadores deveriam dar uma olhada com carinho nisso, visto que daqui a pouco isso aqui será um site para desenvolvimento gratuito… rs…[/quote]

ué o problema n é o cara q da o codigo pronto? vai moderar isso como? apagando a tag de codigo? o post?

[quote=perdeu][quote=diogogama]Mas tipo, eu não to entendendo como tem aumentado o número de pessoas que estão respondendo com código pronto.

ué o problema n é o cara q da o codigo pronto? vai moderar isso como? apagando a tag de codigo? o post?[/quote]
Os moderadores já tem um zilhão de coisas para cuidar, tem que partir de cada um.
Dúvida técnica, bem especificada e clara, não tem problema o cara ir lá e colocar duas ou três linhas de código. Agora, fazer tudo, é demais, não acham?

Eu concordo, mas como poderíamos ajudar a resolver a situação?

Talvez quem visse mandasse uma msg privada pro cara alertando?

Não sei, sugiram…

Ps.: drsmachado é o crápula mesmo… (Trollar você é massa… hauhauahuahua… estressado…)

###EDITADO###
Acho que as dúvidas, as vezes, podem até ser menos exatas, pois o cara pode ser iniciante… mas nada justifica um cara já experiente aqui colocar coisa pronta…

[quote=diogogama]Pessoal, desculpem, mas o que está acontecendo?

Estão respondendo dúvidas com códigos completos, isso não me parece certo.

O cara postou um tópico com uma dúvida aí outro colega respondeu com o código todo do exercício, o cara não aprendeu e criou outro tópico com dúvida em outro exercício, mas era praticamente a mesma dúvida.

Se continuar assim as pessoas não vão mais pesquisar e aprender sozinhas.

Sinceramente, acho que esta mudança do fórum para pontuações por resposta escolhida, como “yahooRespostas” está contribuindo para isso, ou seja, a pessoa coloca o código todo apenas para que a dele seja eleita a resposta certa e ele ganhe mais pontos.

Vocês acham que está certo?

Porque sinceramente não foi o que eu aprendi nesses anos aqui.

Abraços.[/quote]

Eu já pequei muito fonte pela internet só pra estuadr como funciona.
Já postei muitos fontes completos sem problemas só pra ver como os outros colegas fariam.
Acho exagero pensar que alguem possa sobreviver de fontes prontos.
Isso não desvaloriza nosso estudo e trabalho. Na verdade valoriza-o. Se o carinha não se empenhar e ficar no control c control v, ele não passa em nenhuma seleção.

Eu ainda não entendi pra que pontuação. Isso não vai determinar o sucesso do cara. Mesmo que ele entre com zilhões de fakes pra votar naquela resposta.

Se alguém posta todo o fonte (pergunta ou resposta), sem filtrar onde está o problema, eu nem olho, porque nenhuma dúvida é tão grande que não possa ser resolvida por partes. A não ser que seja realmente um fonte pequeno. E tamanho, é relativo. Algo com 400 linhas, pra mim já começa a ser grandinho pra uma pergunta. Talvez pra um, o limite seja menor enquanto para outro, maior.

O problema é quando o sujeito pega o fonte e não estuda. A maioria nem muda nada nele. Esses são os sanguessugas da nossa profissão. Preguiçosos e quem passa o código pronto está alimentando este tipo de ser.

[quote=drsmachado]
O problema é quando o sujeito pega o fonte e não estuda. A maioria nem muda nada nele. Esses são os sanguessugas da nossa profissão. Preguiçosos e quem passa o código pronto está alimentando este tipo de ser.[/quote],

Prefiro pensar que tenho muita corda e que posso fornecer o quanto queiram.
Agora se o carinha quer se enforcar com ela… não posso fazer nada.

[quote=drsmachado]
O problema é quando o sujeito pega o fonte e não estuda. A maioria nem muda nada nele. Esses são os sanguessugas da nossa profissão. Preguiçosos e quem passa o código pronto está alimentando este tipo de ser.[/quote]

começou a sutileza… huahauhauhau…

Mas gente, o foco não é esse, criei este post para que possamos definir uma diretriz no GUJ e pra que isso todos possam seguir e tomar conhecimento.

Por isso estou pedido opiniões para podermos adotar apenas uma postura e não ocorrer de “Fulano” respondeu código pronto, “Ciclano” achou errado, essas coisas.

Ou vamos adotar a postura de que cada um responda como entender ou adotemos a postura de não passar o código pronto a menos que necessário…

Mas ser uma postura de todos e não de meia dúzia…

[quote=Luiz Augusto Prado]
Prefiro pensar que tenho muita corda e que posso fornecer o quanto queiram.
Agora se o carinha quer se enforcar com ela… não posso fazer nada. [/quote]

Luiz, não discordo de que possa ajudar tmb, mas esses são casos pontuais e não a regra, tem que ser bem analisada, porque na verdade tanto o “corrupto” como o “corruptor” estão errados…

Temos que ajudar e se minha ajuda corre o risco de prejudicar (e deixar o cara preguiçoso, encostado, etc…) tenho que ver outro meio de ajudar, não acha?

Olha o que estou dizendo: http://www.guj.com.br/4638-sou-iniciante-em-java-estou-com-uma-duvida-e-um-exercicio-sera-que-alguem-poderia-mim-ajudar-

não é contra ajudar… Todos sabem que tenho maior boa vontade, quando sei, claro, mas o cara postar algo desse tipo ele nem leu uma apostila… Aposto que não sabe nem o que é OO… Aí vai o colega e coloca o código pronto pra ele… Não está ajudando ele em nada, apenas atrapalhando…

Não acredito que está certo.

E isso não é porque é novato, é pq acha que vai perguntar e alguém vai colocar o código pra ele…

[quote=diogogama][quote=drsmachado]
O problema é quando o sujeito pega o fonte e não estuda. A maioria nem muda nada nele. Esses são os sanguessugas da nossa profissão. Preguiçosos e quem passa o código pronto está alimentando este tipo de ser.[/quote]

Mas gente, o foco não é esse, criei este post para que possamos definir uma diretriz no GUJ e pra que isso todos possam seguir e tomar conhecimento.

Por isso estou pedido opiniões para podermos adotar apenas uma postura e não ocorrer de “Fulano” respondeu código pronto, “Ciclano” achou errado, essas coisas.

Ou vamos adotar a postura de que cada um responda como entender ou adotemos a postura de não passar o código pronto a menos que necessário…

[/quote]

o que vc quer impor?

Um palpite, mas a pergunta (dentre tantas, talvez) que te levou a este tópico foi esta: http://www.guj.com.br/4645-nao-sei-o-codigo-para-resolver-o-exercicio (o downvote na resposta do renatopvieira foi meu).

Fazendo um mea culpa, eu já cometi esse erro aqui: http://www.guj.com.br/3483-bloquear-jfilechooser-de-selecionar-arquivos-que-nao-estejam-no-filtro. Julgando minha própria atitude, talvez não tivesse feito o que fiz (postado o código). Não alterei para não descaracterizar a resposta, mas é algo que não pretendo fazer de novo, muito menos incentivar.

Realmente é complicado esse comportamento. Eu suponho (talvez inocentemente) que o pessoal que posta códigos prontos está querendo ajudar (e não apenas atrás de pontos), mas parece que nem todo mundo é adepto da filosofia de “ensinar a pescar”. Noto também que a “nova cara do GUJ” atraiu um grupo diferente de membros (muitos iniciantes), para os quais o modo de se participar em um fórum (ou sistema de Q&A) ainda não está claro.

Para muitos casos (em especial as famosas perguntas sobre TCC) eu dou um downvote e coloco um comentário ou link pertinente (como http://www.guj.com.br/java/52019-temas-para-tcc—aviso-aos-navegantes). Deixo um downvote justamente para o fulano parar e pensar “mas o que eu fiz de errado?”. É claro, nem todo mundo capta a ideia, mas aí já é outro problema.

[quote=drsmachado]

Os moderadores já tem um zilhão de coisas para cuidar, tem que partir de cada um. [/quote]
Esse é um ponto em que o sistema de Q&A ajuda e muito: ele permite à comunidade se automoderar, tirando parte do peso que os moderadores carregam. A seção de comentários e o sistema de votos permite deixar claro que há algo errado ou incômodo, tanto com as perguntas quanto com as respostas. Se a questão (ou resposta) não é pertinente, é preciso dizer isso. E o sistema permite aos próprios participantes fazê-lo.

Há pessoas que, infelizmente, são motivadas por “pseudo-status”. Qualquer forma de medir esse pseudo-status (como os votos do Respostas) é valida para elas. Basta notar aqueles que querem um monte de likes em faces da vida ou, voltando um pouco mais no tempo, ter 50 mil amigos no Orkut comprando contas no Mercado Livre.

Abraço.

[quote=diogogama]
Temos que ajudar e se minha ajuda corre o risco de prejudicar (e deixar o cara preguiçoso, encostado, etc…) tenho que ver outro meio de ajudar, não acha?[/quote]

Sim. Concordo. Mas pra quem pede ajuda, qualquer mão serve.
Se formos selecionar quem pode ajudar ou não, só vai ficar professores.

Tenho fontes que sei que ajudariam pessoas, mas não lembro como funcionam e as vezes não tenho tempo, ou saco, pra revê-los. Pode sair mais barato postar um fonte, num único post, e esperar que o questionador se debruce sobre ele para entende-lo do que ficar um dia inteiro respondendo por partes.

Por isso acho que não dá pra gente falar: Olha, “sua resposta vale” ou “sua resposta não vale”.

quando algum usuário recebe alguma pontuação, é depositado algum dindin na conta?
Quem avalia a questão é quem perguntou ou é a comunidade?
A facilidade de se criar fakes pode tornar esse tipo de forum inútil.
O melhor é não contar com pontuação.

[quote=diogogama][quote=drsmachado]

[/quote]
Sutileza? Engraçado, só por que eu sou o único que tem coragem de falar o que a maioria gostaria, mas não faz por que quer ser diplomático?
Mesmo que adotemos a ideia de não passar o código pronto, quantos irão seguir isso? O que fazer com quem responde só com códigos prontos e ainda acha que não está errado?
Só existe quem peça, pois há quem forneça.

Eu já encontrei ajuda pra várias dúvidas minhas no StackOverflow. Mas nunca pesquisei diretamente lá, faço uma pesquisa no Google e as vezes acaba caindo lá.

Não gosto muito desse novo modelo de “perguntas e respostas”. As respostas vem muito mais rápido, mas geralmente quem tem a dúvida não aprende.

Esse novo modelo veio pra suprir a “pressa” que a maioria dos acadêmicos tem atualmente. Ninguém mais tem paciência(a questão nem é tempo, é paciência mesmo, tempo todo mundo tem) pra sentar numa biblioteca e fazer um trabalho embasado em bibliografia. Preferem postar o problema na Internet e esperar que alguém resolva…

Já dei uma olhada algumas vezes no Respostas do GUJ. É interessante pra quem tem dúvida rápidas, algum pequeno detalhe de certo framework que não está entendendo. Mas pra dúvidas conceituais e mais aprofundadas, definitivamente esse sistema não serve. O próprio layout desse novo modelo de discussão é o que eu chamo de “fast-food”(entre, coma rápido e vaza ligeiro da lanchonete), não cria discussões interessantes, das quais vale a pena participar…

Enfim, o novo modelo tem seus prós, com certeza. Mas eu ainda prefiro o bom e velho fórum, gerando discussões sadias, 40 e poucas páginas geradas de uma dúvida simples, mas que contribuem muito pra comunidade.

Esse novo modelo de respostas é muito impessoal, não possibilita a aproximação dos membros da comunidade…

[quote=drsmachado]
Sutileza? Engraçado, só por que eu sou o único que tem coragem de falar o que a maioria gostaria, mas não faz por que quer ser diplomático?
Mesmo que adotemos a ideia de não passar o código pronto, quantos irão seguir isso? O que fazer com quem responde só com códigos prontos e ainda acha que não está errado?
Só existe quem peça, pois há quem forneça.[/quote]

Kkkkkk…

parece que vc tá falando de pombos que cagam em monumentos e transmitem doenças.