Resposta rápida

7 respostas
T

Galera…tô tendo problemas…

O que quero fazer é o seguinte…e ninguém me responde, coisa BÁSICA:

Tô com um formulário de Login PRONTO! Quero logar os meus usuários no meu sistema Web. Os logins e senhas estão num banco de dados. Quero que eles entrem no site VIA esse formulário, mas vou CONFERIR os seus dados no meu BD! É simples demais fazer isso, mas quero da seguinte forma:

Os usuários só teram acesso ao site depois de se logarem na página principal do site (pelo formulario de login), com isso não deve ser permitido que eles digitem o ENDEREÇO de outra sessão do site, só depois de logar mesmo (processo de autenticação).

Além disso, o ENVIO dos dados: CLIENTE-SERVIDOR, deve ser segura! Os dados devem ser criptografados até o servidor!

É só isso! Por que é tão difícil, no mundo Java, de se achar as informações do jeito que você quer? O cara tem que apelar pra fórum, milhões de documentos na net, pra fazer uma besteira! Putz…sou fã de Java, mas tá ruim de fazer as coisas com certa rapidez! Putz…

[]'s Tjmm.

P.S.: Desculpa o desabafo, é que fazem dias que quero fazer a coisa direito, consulto livros, documentos na net, exemplos de código (pouquíssimos e ruins pela net) e nada me responde a essa pergunta!

7 Respostas

_fs

Para fazer isso que você quer em Java, você tem que saber, no mínimo:

• protocolo http
  • protocolo https
  • html
  • um pouco de xml
  • bancos de dados relacionais
  • Java Servlets
  • Java JDBC
  • para saber estes últimos dois, é necessário saber o básico do Java

Para fazer isso tudo funcionar, você precisa

• configurar o servidor http, para rodar as páginas html
  • configurar o servidor web, para rodar servlets
  • escrever/editar 2 arquivos xml
  • configurar o seu banco de dados, inserindo os dados necessários
  • e então escrever o código Java

Portanto:

• só é possível fazer coisas quando sabe como fazer
  • só é possível fazer coisas com rapidez quando já possui familiaridade como fazer
  • fórmulas prontas raramente geram aprendizado

Java não é fácil. É necessário persistência e um pouco de disciplina para estudos cara. Ficar procurando receitas de bolo na internet podem até te ajudar numa coisa ou outra, mas aconselho fortemente a estudar de verdade, entendendo como as coisas funcionam, para depois juntar as peças e formar um sistema.

E outra coisa, na minha opinião, Java é um exagero para coisas exageradamente simples, como um site que só precisa de uma página de login.

T

“LIPE”:
Para fazer isso que você quer em Java, você tem que saber, no mínimo:

• protocolo http
  • protocolo https
  • html
  • um pouco de xml
  • bancos de dados relacionais
  • Java Servlets
  • Java JDBC
  • para saber estes últimos dois, é necessário saber o básico do Java

Para fazer isso tudo funcionar, você precisa

• configurar o servidor http, para rodar as páginas html
  • configurar o servidor web, para rodar servlets
  • escrever/editar 2 arquivos xml
  • configurar o seu banco de dados, inserindo os dados necessários
  • e então escrever o código Java

Portanto:

• só é possível fazer coisas quando sabe como fazer
  • só é possível fazer coisas com rapidez quando já possui familiaridade como fazer
  • fórmulas prontas raramente geram aprendizado

Java não é fácil. É necessário persistência e um pouco de disciplina para estudos cara. Ficar procurando receitas de bolo na internet podem até te ajudar numa coisa ou outra, mas aconselho fortemente a estudar de verdade, entendendo como as coisas funcionam, para depois juntar as peças e formar um sistema.

E outra coisa, na minha opinião, Java é um exagero para coisas exageradamente simples, como um site que só precisa de uma página de login.

De tudo que você falou, só estou com problemas, ainda, com o HTTPS que estou estudando!

Já estudei muito java, html, um pouco de XML, banco de dados, servlets, JDBC, já trabalho com isso tudo! Só quero JUNTAR as peças e montar o quebra cabeça, só isso!

O problema é que ninguém diz COM EXATIDÃO como fazer, ou pelo menos que passos seguir! Ninguém! Apenas falam de tecnologias que existem e só! Putz…tá complicado!

Estou começando no mundo J2EE mas já brinquei muito com servltes e JSP! Tranquilo!

Que nada! Tem um sistema INTEIRO rodando depois do login do usuário!

[]'s Tjmm.

Luca

Olá

Modos de fazer com ou sem Java:[list] :arrow: Aprender e depois fazer
:arrow: Contratar quem saiba fazer[/list]

Se precisa de ajuda para aprender então coloque sua dúvida em um fórum com título referente a sua dúvida. Se precisa de ajuda para fazer as coisas com certa rapidez então contrate quem sabe. Ninguém vem ao fórum para ler reclamações.

É a minha opinião.

[]s
Luca

T

Não tô reclamando cara!

Só estou atrás de tirar minhas dúvidas! O problema é que ninguém tira!

[]'s Tjmm.

L

“Tjmm”:
Não tô reclamando cara!

Só estou atrás de tirar minhas dúvidas! O problema é que ninguém tira!

[]'s Tjmm.

Uma maneira de vocês não permitir de que o usuário acesse pelo endereço de uma determinada parte da tua aplicação é, verificar se a sessão do usuário é válida, caso não seja, redireciona ele para a página principal do site.

Essa é uma das várias maneiras que podem ser citadas.

Já que tu tens experiência com jsp e Servlet, deve ter idéia de como desenvolver isso.

Espero ter ajudado.

M

Cara…
No login
Compara o login e senha do usuario com os do banco
Se o login for válido direciona pro site…Senao volta pra tela de login
Salva o nome do usuario na sessão
Nos jsp
Verifica se o nome do usuario da sessão for <> null
Se for deixa acessar o jsp
senão redireciona pra tela de login
Existem jeitos mas eficientes de fazer isso mas como vc quer coisa rapida e fácil…
Tá ai

T

Lucashgt e marcelo_, obrigado pela ajuda!

Ontem um amigo meu tinha me dado essa idéia! Já tinha pensado em usar Session, mas sei que tem maneiras mais eficientes de fazer isso! Mas, vou fazer com session mesmo!

Valeu galera!

Sobre a segurança…o Tomcat se encarrega disso?? Configurando a utilização do HTTPS ??

[]'s Tjmm.

Criado 24 de setembro de 2004
Ultima resposta 25 de set. de 2004
Respostas 7
Participantes 5