Rest ou simplesmente um servlet?

Galera estou construindo uma aplicação simples que apenas resgata informações no banco e devolve json para o lado client em alguns momentos persiste algumas coisinhas, estou fazendo isso com servlet e hibernate mesmo…mas tava pensando se seria mais simples ou melhor em varios aspectos fazer com REST algum frame desses que faz na arquitetura REST…o que vcs acham a ideia e que essa parte do projeto seja apenas um midler mesmo…o que vcs acoselham?

vlw

Eu acho que depende da complexidade da tua aplicação. Se for algo simples, um middleware que só devolve Json, pode ser uma servlet mesmo.
Implementei um middleware para um server SAP usando JCO, com Servlet, recebendo e devolvendo Json.

Nessas horas vale a simplicidade. KISS

Foi nisso que pensei…ta com servlet mesmo fiz tipo uma wrapper e pronto…bem tranquilinho e leve…achoq ue vou deixar assim então…:slight_smile:

Sou suspeito pra falar… Acho que, mesmo que seja algo tranquilo de se fazer, deve-se fazer sempre com a ferramenta apropriada, até porque a bola de neve que hoje é pequena vai rolar e pode ficar imensa. Além do que, a rigor, JSON é View e o MVC prega que Servlet’s são, em geral, Controllers. Não se deve misturar as duas coisas.

Resumindo, acho que você deveria usar REST sim. Se a idéia te parecer muito complicada, dê uma olhada no meu github, pois publiquei um “bootstrap” pra projetos REST usando Jersey + Spring + Hibernate, tudo integrado, pra você não ter muito trabalho. O link é https://github.com/alesaudate/kickstart-springjerseyhibernate .

[]'s

Bem, mesmo uma pequena aplicação, pode se transformar em um elefante branco, se não for bem projetada, concordando com o asaudate. Aconselho a você utiliza o VRaptor com Hibernate. Pois ele trabalha muito bem com REST, segue o link da documentação: http://vraptor.caelum.com.br/documentacao/resources-rest/

[quote=TeiTei]Galera estou construindo uma aplicação simples que apenas resgata informações no banco e devolve json para o lado client em alguns momentos persiste algumas coisinhas, estou fazendo isso com servlet e hibernate mesmo…mas tava pensando se seria mais simples ou melhor em varios aspectos fazer com REST algum frame desses que faz na arquitetura REST…o que vcs acham a ideia e que essa parte do projeto seja apenas um midler mesmo…o que vcs acoselham?

vlw[/quote]
Vc ja deve estar usando REST no conceito, simplesmente vc usando algum protocolo proprietário dentro do HTTP. Seria otimo vc assumir REST mesmo e implementar seguinte os termos HTTP. Normal…vc pode fazer com servlet puro (vai dar um trabalhinho) ou usar JERSEY que vai dar um boa produtividade. A ideia esta correta do middleware. Só veja questões de CIA na solução.