Rest service para acesso a banco de dados

Boa noite.

Ao pesquisar na internet vi alguns exemplos de serviços Rest que fornecem um CRUD ± assim :
GET http://localhost/RestAPI/pessoa/111 -> retorna xml de uma entidade pessoa com cpf 111
etc.
E todo um CRUD.

Minha aplicação cliente recebeum xml e utiliza-o ou cria um objeto com ele.

Teria alguma forma do servico prover um objeto (entidade) ? serializa-lo ?

Estou aprendendo SOA agora , não sei se a dúvida é pertinente.

Grato

O cliente REST vai ter que saber que linguagem foi usada no servidor pra serializar, pra poder desserializar, criando assim um acoplamento com servidor que é justamente o problema que REST pretende eliminar.

Portanto se você pretende seguir o padrão REST, a resposta é não.

Entendi.

Então minhas aplicações ainda vão precisar da dependencia de um modulo de entidades para que
baseado no xml seja criado o objeto. Existe alguma forma das aplicações sem ter as classes de entidade criarem um objeto a partiro do xml ?

Usar outra classe que não seja de entidade? Usar uma linguagem que não seja baseada em classe (ex. JavaScript)?

Não entendi sua pergunta.

Hehehe, ficou confuso mesmo.Vlw as ajudas Impossivel!

Vejo exemplos de codigos clientes assim :

WebTarget webTarget = client
			.target("http://localhost:8888/demo-rest-jersey-spring/podcasts/2");
	Builder request = webTarget.request(MediaType.APPLICATION_JSON);
	Podcast podcast = response.readEntity(Podcast.class);

Neste caso na aplicação existe uma classe chamada “Podcast” para quando receber o json , inserir os dados nela.

Minha dúvida é se tem como elimnar essa necessidade de ter uma classe na aplicação. Se existe alguma forma
de receber a estrutura dela pelo servico.

Outra forma de me expressar:
Hoje na aplicação da padaria tenho a entidade FUNCIONARIO. Quando faco um select no banco passando CPF recebo um objeto FUNCIONARIO.
No futuro o select será feito por um servico rest. Porem minha aplicação ainda deverá possuir a classe FUNCIONARIO para ao receber os dados do servico, enxertar na classe.
Tem como eliminar a necessidade da minha aplicação ter a classe FUNCIONARIO ?

Json não é um map? response.readEntity(Map.class) deveria funcionar.