Rest X Wsdl

Estou começando a desenvolver um web servise, e estou na dúvida entre usar rest ou wsdl, quais são as vantagem e desvantagens em se usar as duas abordagens ?

Valeu

Flávio.

Rest é mais fácil de implementar “no braço” (sem assistentes) do que WSDL.

Porém, existem vários assistentes que fazem boa parte do trabalho na geração de WSDL e clientes deste. Com Netbeans, por exmeplo, em alguns cliques você cria um cliente para um WSDL.

[quote=Flavio machine]Estou começando a desenvolver um web servise, e estou na dúvida entre usar rest ou wsdl, quais são as vantagem e desvantagens em se usar as duas abordagens ?

Valeu

Flávio.

[/quote]

Um web site disponível na web, publica ou privada, não é um serviço, e sim um sistema restful. Existe uma grande distanção, se quer implementar webservices sua unica chance é usar wsdl que é uma linguagem para descrever serviços. REST não é uma arquitetura baseada em serviços. Mas se o que vc quer é integrar sistemas diferentes, independente de ser baseado em serviços ou recursos, depende obviamente da tecnologia em que os sistemas foram construidos e o perfil da equipe que esta realizando o trabalho de integração. :wink:

Bem, existe até um livro chamado “RESTful Web Services”. Estaria o nome do título equivocado?

[quote=jyoshiriro]

Bem, existe até um livro chamado “RESTful Web Services”. Estaria o nome do título equivocado?

http://oreilly.com/catalog/9780596529260[/quote]

Essa distinção é importante apenas na comunição entre sistemas.

Eu li sobre Rest neste livro “Soa Using Java Web Services May 2007” então creio que ele seja um web service, e nele fala realmente que é mais fácil implementar o Rest.
A questão é a seguinte na hora de implementar vou ter que passar para o meu cliente se ele vai ter que trabalhar com o Rest ou com Wsdl, ou isso vai ser transparente para ele ?
E se eu tiver que dizer oque ele deve implementar, oque é mais indicado, usual e facil de implementar ?

Valeu galera.