Restrições de sistemas médicos / saúde

2 respostas
Tchello

Boa tarde pessoal,

Bom, o título do tópico já o descreve. Estava pensando agora a pouco que se assim como em sistemas de supermercados onde há regras a se seguir e deve ser homologado, se há restrições semelhantes (no mesmo contexto, não necessariamente as mesmas restrições) para sistemas médicos onde são armazenados dados de pacientes, desde informações sigilosas como endereço, cpf, etc que todo sistema tem mas também de todas as outras informações que um sistema médico armazena e administra como prontuários, fichas de saúde, medicações, etc etc etc…

Enfim, existe isso ou simplesmente não há regulamentação alguma e qualquer um pode escrever um sistema do tipo e por a venda?
Caso contrário, onde poderia consultar informações do tipo?
To procurando no google mas não o sendo muito feliz nas respostas.

Abraços!

2 Respostas

deniswsrosa

Que eu saiba uma das únicas regras obrigatórias é que o hospital deve manter o histórico do paciente por pelo menos 5 anos e dependendo do tipo de enfermidade… por 10 anos. É por isso que antigos hospitais alugavam prédios só para guardar papelada. Mas não há uma obrigatoriedade de de se compartilhar dados com outros hospitais e etc, o que é um sonho para o governo e principalmente para os médicos, até onde eu saiba, já existem inclusive empresas especializadas nesse nicho.

Tchello

Entendo.

Mas por exemplo, há restrições de como armazenar essas informações? Criptografia, etc?

Em sistemas de super-mercados tem aquela chateação toda de banco local independente, etc e tals, imaginei que pudesse haver alguma(s) no mesmo contexto para fins médicos (não estou falando de sistemas de missão crítica e de suporte a vida, apenas de administração de consultórios, armazenamento de informações do paciente, essas coisas…).

Vlw!

Criado 23 de abril de 2010
Ultima resposta 23 de abr. de 2010
Respostas 2
Participantes 2