Restringir um campo para que ele aceite que seja apenas inserido nele letras

3 respostas
rafa.spimenta

Boa noite galera!

to fazendo um exercicio aqui da faculdade, to usando o livro java como programar para estudo…

to procurando no forum mas minha busca nao achou nenhum topico…

criei uma metodo que solicita-me inserir o nome completo de um vendedor e em seguida este nome é exibido no console. a simples dúvida é, como eu faço para que ao inserir um número o programa exiba uma mensagem dizendo que este campo de nome nao aceita número inteiro? Ou seja restringir este metodo ou varial para aceitar letras e bloquiar numeros.

segue método

public void vendedor() { System.out.print("Entre com o nome do vendedor: "); String theVendedor = input.nextLine(); setVendedorLoja(theVendedor); System.out.printf("O nome digitado foi: %s",getVendedor()); }

3 Respostas

maquiavelbona

Procure por expressões regulares para confirmar se o texto inserido tem algum número. Há muitas informações tanto na internet quanto nesse fórum sobre esse assunto.

Até!

rafa.spimenta

expressões regulares!

agora eu já sei por onde começar!!

vlww!!!

eros.stein

Para trabalhar com expressões regulares você tem a opção de trabalhar com Pattern e Matcher, inclua essas classes na sua pesquisa.

java.util.regex.Pattern
java.util.regex.Matcher

Nessa busca você encontrará vários exemplos usando expressões regulares com Pattern e Matcher:

http://www.guj.com.br/jforum.java?module=search&action=search&search_keywords=pattern%2Bmatcher&match_type=all&search_forum=&sort_by=relevance

Criado 5 de abril de 2008
Ultima resposta 5 de abr. de 2008
Respostas 3
Participantes 3