ola, seguinte
eu consulto algo no banco de dados, e guardo a informa;ao em um resultSet.
quando pego a informa;ao do resultSet e coloco em um algum lugar como string (combo box, ou numa tabela)
ele apresenta quadrado no lugar de letras com ascentos, e caracteres especiais!!!
sei que para arrumar isto, eh algo com o ISO-8859-1
porem ja procurei e nao to conseguindo acha!!!
alguem ja passou por isso e sabe como posso resolver??
solução: eu iria ter que fazer um metodo para converter a codificação em TODOS os momentos que buscava alguma informação do banco que podia vim com ascento.
o que eu fiz? achei na internet como colocar propriedades na conexao JDBC
entao na minha conexao defini o charSet, pronto, em qualquer momento que eu buscar a informação nao preciso me preucupar com a codificação
segue o codigo de conexao JDBC com configuração de propriedades:
publicstaticConnectionfazConexao(){try{Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");Propertiesprops=newProperties();props.put("user","SYSDBA");props.put("password","masterkey");props.put("charset","UTF8");props.put("lc_ctype","ISO8859_1");con=DriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql:localhost/3050:C:\\teste\\DBCONRAD.FDB",props);}catch(ClassNotFoundExceptione){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro no drive de conexão. Procure o administrador");}catch(SQLExceptionex){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro na conexao! Procure o administrador");}finally{returncon;}}
charles.eduardo
Legal augusto340, estava me irritando o ? dentro do losângulo, só que não estava conseguindo achar a solução tb.
Vlw, o bom seria você colocar [Resolvido] no titulo para o pessoal já saber tb qnd pesquisar!!!
A
augusto340
bom poder ajudar alguem, isso eh chato mesmo! e com isso resolve o problema em todo o projeto hehe