ResultSet

Boa tarde galera, sou iniciante com meus estudos em java e estou com a seguinte duvida

Eu gostaria de saber se é possível fazer a seguinte comparação

conexão.resultset.getDate(“data”).equals(conexao.resultset(proximoresultado).getDate(“data”)

no caso comparar um resultado atual do cursor resultset com um proximo resultado isso em relação aos dados(“data”) obtido;

caso não seja possível, existe alguma maneira de receber um proximo resultado de um cursor atual no resultset ?

O que você pode fazer é salvar o date do primeiro resultado numa variável, e comparar essa variável com o próximo resultado.

o q vc pode fazer é o seguinte:

    Date tmp = null;

    while(resultSet.next()){
      Date vindo = resultSet.getDate("campo");

       if(tmp == null || !tmp.equals(vindo)){
            tmp = vindo;
       }

       if(tmp.equals(vindo)){
           //O que vc quer q seja igual
       }
    }

Obrigado pela ajuda galera, tentei fazer pelos 2 métodos citados @Guto_Magalhaes @blayd2015 porém não obtendo sucesso. Caso ajude, esse é o trecho do código :
resumindo estou tentando fazer a soma de todos as entradas e saidas de valores feitos no dia.

    try{
        if(conex.rs.first()){
            do{
                if(conex.rs.getString("categoria").equals("RECEITA")){
                    receita = receita + (Float.parseFloat(conex.rs.getString("total").replace("R$ ","").replace(",", ".").replace(".","")));
                }else{
                    despesa = despesa + (Float.parseFloat(conex.rs.getString("total").replace("R$ ","").replace(",", ".").replace(".","")));
                }
                if(conex.rs.getDate("dia").equals("aqui preciso comparar com a próxima data no banco")){
                }else{
                    dados.add(new Object[]{conex.rs.getString("dia"),df.format(receita/100),df.format(despesa/100),df.format((receita-despesa)/100)});
                    receita = 0;
                    despesa = 0;
                }
            }while(conex.rs.next());
        }
    }catch(SQLException ex){
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro ao preencher tabela de Resumo de Lançamentos /n" +ex);
    }