Retirando coisas da plataforma Java

15 respostas
Daniel_Quirino_Olive

Depois de 10 anos de muitas idéias sendo estudadas, discutidas e implementadas, a plataforma Java foi se inchando e inchando e muitas soluções que não deram certo e/ou foram consideradas ultrapassadas permaneceram na plataforma juntando poeira pela política de backward compatibility. Pois bem, parece que agora a tendência é começar a retirar tudo o que não é útil: http://www.infoq.com/news/java-platform-feature-removal

15 Respostas

dudaskank

Li sobre isso no java.net também, aqui: http://blogs.sun.com/mr/entry/removing_features

Uma coisa que comentaram e achei interessante é do http://jcp.org/en/jsr/detail?id=277Java Moduling System, assim as partes que fossem retiradas da jre mas são usadas por um aplicativo poderiam ser adquiridas.

Aí isso depende de cada um, de definir o que é útil. Eu pelo menos uso muito mais a api midi do que security e crypto.

O que cada um de vocês tiraria se pudesse?

flw

mister_m

Eu diria que essa foi a principal feature que nos adicionamos ao Mustang. Eh especialmente um bom momento para adiciona-la agora que alguns acham que CORBA deveria ser removido porque temos webservices, ao mesmo tempo que alguns acham que webservices nao deveriam estar na plataforma para comeco de conversa :slight_smile:

Luca

Olá

Não vejo como retirar nada. Há muitos sistemas legados que podem se prejudicar retirando alguma coisa que a gente imagina que ninguém usa mais.

Mas como estamos falando de futuras versões que acho que provavelmente estes sistemas legados nunca chegarão a ser portados, vou lembrar a todos o que ocorreu quando o Java lançou o Java 2.

O lançamento do Java 2 foi para mim a maior ruptura que a Sun fez com o código Java desde a versão 1.0.2 que foi quando comecei a usá-lo. Passar para o Java 2 era simplesmente inviável em muitos casos e alguns sistemas ficaram no jdk1.1.6 por muito tempo. Porém, na época o Java não era universalmente adotado como agora e não foram muitas as vítimas do Java 2 (eu entre elas).

Cada um de nós tem suas coisas preferidas no Java. No meu caso são as APIs de servlets e de JMS que me encantam. Eu até gostaria que fizessem parte do JDK e que fossem exigidas fortemente nas provas e certificação de programador. Mas como gosto cada um tem o seu, já conheci gente que adorava CORBA. Acho que eles não gostariam de ver o suporte à CORBA ser eliminado.

[]s
Luca

mister_m

Luca:
Não vejo como retirar nada…

Acho que eles não gostariam de ver o suporte à CORBA ser eliminado…

Ola Luca,

O modelo proposto pela JSR preve que um expert group soh pode recomendar a remocao de uma funcionalidade, jamais remove-la diretamente. Para que a remocao ocorra, o EG deve verificar a opiniao da comunidade sobre o assunto.

Por fim, o termo “remocao” nao eh exatamente correto no contexto (sim, e usei duas vezes antes…). Essas APIs passariam a ser opcionais, ou seja, a Sun pode, se quiser, disponibilizar uma versao da JVM com o CORBA. Alem disso, a ideia eh que seja possivel usar uma implementacao da API caso ela nao esteja disponivel.

Luca

Olá

Valeu a explicação. Acho que na própria Summa ainda tem torcedores do CORBA.

[]s
Luca

mister_m

Eu, por exemplo (ou voce acha que CORBA nao estah na lista por que? :-P)

renatosilva

Engraçado, é o que eum penso há 2 anos.

Adicionando uma sugestão ao que o Michael já falou, sei lá, de repente a Sun podia dividor a JVM em dois pacotes, um tipo um “modo legado”, e o outro tipo um “modo bola pra frente”…

Seria muito legal se acontecesse assim: Você instala o Java ultra-novo numa máq., aí bem depois tem que rodar uma app legada do 1.4 por exemplo, aí quando rodasse o programa, que seria quando a gente ia descobrir que a feature X é muito velha e não tem mais, aí a JVM instalava na hora o módulo necessário, ia ser maneiro assim…

mister_m

A ideia, quando a JSR-277 foi criada, eh que ela resolvesse esse problema. Se isso vai acontecer, no entanto, depende do EG.

dudaskank

Acho uma boa também, assim quem quiser distribuir a aplicação em CD pode instalar tudo se quiser, ou personalizar e instalar os “pacotes” que deseja.

Seria talvez algo como o winamp, com versão lite e versão full, certo?

Grinvon

Parece que querem criar uma Java dentro de Java! :smiley:

plentz

Eu, particularmente, adoraria uma jsdk-without-deprecated-api. Ou seja, (métodos|classes|*)-deprecateds ficam todas de fora.

Falando nisso, alguém sabe se tem alguma forma milaborante de desabilitar métodos deprecated no auto-complete do Eclipse?

Fabricio_Cozer_Marti

plentz:
Eu, particularmente, adoraria uma jsdk-without-deprecated-api. Ou seja, (métodos|classes|*)-deprecateds ficam todas de fora.

Falando nisso, alguém sabe se tem alguma forma milaborante de desabilitar métodos deprecated no auto-complete do Eclipse?

tem uma opção que vc pode selecionar, avisando o compilador lançar um error ou warning se tiver algum deprecated … fuça la em Window -&gt Preference …

Paulo_Silveira

plentz:

o caso que isso iria gerar ja seria suficientemente grande apenas com a remocao dos metodos deprecated da java.util.Date. ia ser usina nuclear explodindo em tudo que eh canto :slight_smile:

cv1

Usina nuclear nao pode usar Java pra nada missao-critica, de acordo com a EULA :slight_smile:

Leozin

Criado 31 de agosto de 2006
Ultima resposta 4 de set. de 2006
Respostas 15
Participantes 11