Retirar Maven

Olá,
Eu importei um projeto Maven e atualizei ele para as minha necessidades.
Agora eu quero retirar o Maven dele, pois no local onde eu trabalho não é utilizado o Maven nos projetos.
O que irei ter que fazer?
Pelo que eu estava vendo eu deverei atualizar todas as libs. O que mais devo fazer?
O Maven organiza suas funcionalidades pelo pom.xml. O que devo fazer com esse arquivo?
Eu estou usando a database h2, então vou precisar configurar ela também no projeto.
Estou utilizando o Eclipse Juno.
Algo mais?
Valeu pela atenção.

Eu fico imaginando se não é melhor fazer o contrário - se você tem alguma influência com algum dos gerentes de desenvolvimento (ou se você é um dos gerentes de desenvolvimento), seria interessante começarem a usar o Maven nos projetos :slight_smile:

Mas prepare-se, vai ser um pouco braçal. A primeira coisa você já fez, que é a de separar as versões corretas das bibliotecas.

O POM.XML você pode jogar fora - brincadeirinha, você pode até deixar como referência na hora que alguém tiver a ideia genial de usarem o Maven na empresa que você trabalha.

Valeu pela resposta. O pom.xml eu posso deixar ele todo comentado? Apenas para ter como referência caso venha a usar no futuro.
Eu já conversei, mas a princípio a ideia é não utilizar Maven aqui. Eu gostei bastante de utilizar, é bem prático para organizar as bibliotecas, gerar .war., criar a estrutura de um projeto …
Além das bibliotecas, e do pom.xml, tem mais alguma coisa que devo me atentar?
Eu vi que no Eclipse existe uma opção ao selecionar o projeto que é “disable the maven nature”, estou lendo a documentação para ver se devo utilizar.
Acredito que ao utilizar essa função o Eclipse para de identificar o projeto como um projeto Maven.

É isso mesmo (tanto é que, às vezes, quando eu tenho problemas em um projeto muito complicado que está usando o Maven, eu dou um “disable” e depois um “enable” para ele voltar ao normal :slight_smile:

Quando você desabilita, aí vai ver que ele vai começar a referenciar as bibliotecas no seu diretório de libs, não no cache das libs que o Maven deixou na sua máquina. Isso permite a você ver o que mais está faltando.

Blz. Valeu.
Vou testar e depois digo o resultado.

oi entanglement.
vc sabe se tem que alterar algo no .classpath?
eu estou vendo que surgem uns erros estranhos e no arquivo do classpath tem referências ao maven - mesmo depois de deletá-lo pelo Eclipse (no build path).
valeu