Retomar o começo

ola pessoal

o que eu vou pergunta aqui ja esta cheio no forum (como iniciar o desenvolvimento web com java)

bom eu iniciei a desenvolver com java ja dever ter uns dois anos ou mais, ja era pra mim ser um experto em tal, mas o meu mercado não me deu base, continuei a programar em php ( excelente linguagem, nao deixa nada a desejar ), mas bem parei antes mesmo de começar,

a ultima aplicação que fiz, abre o plugin do java na tela, ficava carregando toda vida para mostrar um form basico.

o que eu quero é

p que preciso para desenvolver é fazer um sistema web (nao site), sem que fique pesado com jsp ou servelet ?
lembrando que tenho em mente php, ou seja uma linguagem para parte pesada do sistema php é html javascript para interagir com usuario

como começar? sem ladainha tipo e melhor aprender conceito ( de novo) e bla bla bla…

ja uso DAO BEANS MVC nao sei se java usa PDO como transação banco de dados, mas uso todos os conceito em OO posiveis.

vamos ao ponto cadastro de cliente

<form method="post"

input nome
input endereco
input cidade

como pegar esta informação no java e tratar para inserir no banco dados ? jsp ou servelet :?:

Amigão, se você já conhece os conceitos de Orientação a Objeto é fácil.
Procure entender como funcionam os frameworks de desenvolvimento.

Pra economizar DAO(Data access object) Estuda hibernate/JPA e spring ou EJB depende o projeto.

Não entendi direito o que você quis dizer sobre os servlets e jsp. Mais um complementa o outro;
É simples o Servlet trabalha com as requisições e respostas.
O JSP trabalha com o front-end;

Procure saber também como funciona o JSF depende o projeto acaba ficando mais simples desenvolver com ele.

Tentei ajudar!