Retornar informação vinda de um Banco de Dados Oracle para uma comboBox

4 respostas
Z

Olá pessoal!!
Esta é a primeira vez que posto, chego aqui por referência de amigos do forum, que têm dito maravilhas do fórum, e tenho constatado que realmente é verdade.

O que me traz neste primeiro tópico é a dificuldade que tenho em visualizar a informação vinda de um Banco de dados e coloca-la numa combobox (apenas alguns atributos), consigo fazer bem a conecção à BD e efectuar a selecção dos dados e armazená-los num array. mas depois!!!, não tenho conhecimento para mais, como fazê-lo??, qual o tipo de código que devo escrever para colocar a informação do atributo que quero visualizar na combobox, este serviria para nos dar a opção de retornar depois um indice correpondente à opção, que seria guardado juntamente com outros dados de outras comboboxs e de caixas de texto que dariam origem a querys de procedimento de inserção de dados.

Não sei se está confuso?? Por favor alguém me ajuda??

4 Respostas

Linkel

Bom dia, brother!
Seja bem vindo ao fórum!
Não sei se entendi bem a pergunta, mas se quer apenas mostrar os campos de uma coluna listados numa combobox implemente seu método addItem(), assim:

// remove todos os itens alheios... comboBox.removeAllItens(); try { Statement stmt = con.createStatement(); ResultSet rs = stmt.executeQuery("Select Nome from Clientes order by Nome"); while (rs.next()) { // enquanto tiver dado retornado da consulta adicione no comboBox... comboBox.addItem(rs.getString("Nome")); } rs.close(); stmt.close(); } catch(SQLException e) { e.printStackTrace(); }
Você pode fazer dentro de uma mesma consulta para todos os comboBox que queira desde que satisfaça a sentença de seleção…
É isso que precisa fazer?

Um abraço!

RenataFA

Outra forma é carregar os itens que deseja que apareçam no combo um array de String (String[]). Então vc faz simplesmente assim:

String[] seuArray = new String[2];
seuArray[0] = "primeiro";
seuArray[1] = "segundo";

seuCombo.setModel(new javax.swing.DefaultComboBoxModel(seuArray));

[]'s

Linkel
RenataFA:
Outra forma é carregar os itens que deseja que apareçam no combo um array de String (String[]). Então vc faz simplesmente assim:
String[] seuArray = new String[2];
seuArray[0] = "primeiro";
seuArray[1] = "segundo";

seuCombo.setModel(new javax.swing.DefaultComboBoxModel(seuArray));

[]'s

Isso. Mas para esse caso a consulta no banco tem que retornar também a quantidade de ocorrências (ou itens) e o número de instâncias de vetores também terá que ser observado com implementação de loop's.
Para retornos de colunas em banco de dados, fica, pela prática, inviável.
Um abraço.

Z

Obrigado aos dois pela ajuda, vou continuar a trabalhar. :wink:

Criado 11 de março de 2008
Ultima resposta 11 de mar. de 2008
Respostas 4
Participantes 3