Retornar tipos diferentes com um método

6 respostas
L

Fala Galera.

Estou apanhando um pouco da Orientação a Objetos e da lógica, sou iniciante ainda e tenho muitas duvidas.

Seguinte, faço a validação de login e senha de um usuario na tela inicial(tela de login) essa validação retorna um tipo boolean.

A partir daí que entra a duvida em questão, Obviamente todo sistema só deve responder a requisições daquele determinado usuario.

Por exemplo: ao realizar uma busca por funcionarios, ele deve encontrar somente funcionarios da empresa dele mesmo(sendo que o sistema é multi-empresas).

A minha logica diz que devo ao validar o login chamar um novo método que buscaria novamente no BD por esse usuario, preencher uma lista com os dados do mesmo e assim usa-lo conforme as necessidades fossem surgindo.

Mas alguma coisa me diz que é desnessario realizar essa mesma busca duas vezes, ou seja, uma para validar o login e outra para listar os dados do susario.

O problema é que, de que maneira eu deveria fazer para que apenas um método se encarregue de devolver um tipo boolean e uma lista ???

Alguém tem alguma sugestão ???

Valeu

6 Respostas

pedruhenrik

“EU” acrescentaria um atributo booleano “logado”, retornaria o objeto “Usuario” e tipo manteria esse cara na sessão,memória seja la o q for e dai p/ frente trabalharia direto com ele.

ñ sei se é a melhor forma.

att,

drsmachado

Não tem como.
Você está bem confuso, mesmo.
Independente do que você pegue do banco ou jogue lá num método, o tipo de retorno dele pode ser totalmente diferente do que foi processado.
Exemplo, considere um método soma, que recebe dois inteiros como parâmetro.
A primeira impressão, ele deve retornar um inteiro, resultado da soma dos dois.
Mas você pode fazer o método retornar o que quiser

public Exception exc(int a, int b){
        a += b;
        return new Exception();
    }

Viu só?