Retornas chave primária de uma tabela?

Bom dia a todos…

Gostaria de saber se existe como fazer um método que me retorne a chave primária de uma tabela não importando quantos atributos fizerm parte da chave, visto que o nome da tabela eu passaria como parametro.
Se alguem tive algum exemplo valeu…

Desde já grato pela atenção…

Marcos…

vc tá falando usando sql ou hibernate? usando sql é só fazer um select…

SELECT campo_chave_1, campo_chave_2, campo_chave_3 from nome_tabela

Foi isso que vc perguntou?

Na verdae não…
Com sql é tranquilo…
Por exemplo eu consigo no java saber quantas colunas tem um SQL que eu tenha passado

ResultSetMetaData rsmd = rs.getMetaData();
int cols = rsmd.getColumnCount();

Eu uso o cols pra cria uma tabela dinamicamente (Tabela HTML), a partir de um sql, mas eu preciso saber quais colunas são chave…
Com essa chamada
rsmd.getColumnTypeName(indice) eu consigo saber o tipo, queria saber se existe algo para retornar a chave primaria de uma tabela…Dinamicamente…

Espero não estar sendo confuso demais…
Valeu pela atenção…

[quote=marcos.sousa]Na verdae não…
Com sql é tranquilo…
Por exemplo eu consigo no java saber quantas colunas tem um SQL que eu tenha passado

ResultSetMetaData rsmd = rs.getMetaData();
int cols = rsmd.getColumnCount();

Eu uso o cols pra cria uma tabela dinamicamente (Tabela HTML), a partir de um sql, mas eu preciso saber quais colunas são chave…
Com essa chamada
rsmd.getColumnTypeName(indice) eu consigo saber o tipo, queria saber se existe algo para retornar a chave primaria de uma tabela…Dinamicamente…

Espero não estar sendo confuso demais…
Valeu pela atenção…[/quote]

Entendi… um métodos tipo getKeys() retornando um vetor de keys num tem, mas se vc puder supor algumas coisas tipo: toda chave é de auto incremento e/ou toda chave pode ou não ser editada, aí dá pra resolver usando o próprio metadata, senão, não sei…

é seria isso mesmo, tipo um getKeys() …
Mas se não tem…
Vou dar uma olhada nessas suas idéias de chave auto incremento e tal…
Mas valeu pela ajuda…