Retorno de Erro para pagina anterior

Pessoal, estou estudando MVC e surgiu uma dúvida. Tenho a pagina JSP que envia as informações para o Servlet para fazer os requests, as validações e chamar os metodos de gravação no banco de dados… Se ocorrer um erro ou uma inconsistencia que impeça de prosseguir tenho que voltar para o JSP e informar ao usuário qual o problema.

Qual a melhor maneira de se fazer isso ? (Não estou utilizando nenhum framework web)

[]'s

Luis Cesar

[quote=luiscesarinfo]Pessoal, estou estudando MVC e surgiu uma dúvida. Tenho a pagina JSP que envia as informações para o Servlet para fazer os requests, as validações e chamar os metodos de gravação no banco de dados… Se ocorrer um erro ou uma inconsistencia que impeça de prosseguir tenho que voltar para o JSP e informar ao usuário qual o problema.

Qual a melhor maneira de se fazer isso ? (Não estou utilizando nenhum framework web)

[]'s

Luis Cesar[/quote]

Amigo, creio que se você voltar para a mesma JSP não terás MVC, pois acredito que vai precisar usar o PrintWriter para escrever HTML. Dessa forma, morreu o MVC.

Creio que a melhor abordagem seria você fazer um RequestDispatcher para uma página de erro. Eu utilizo páginas de erro bem específicas para cada Exception (Não sei se é uma boa idéia, mas informa bem =) ). Erros de validação, login, etc. eu aconselharia o uso do DWR. Acho que fica bem elegante.

Bem, acho que é isso.

Abraços

Obrigado ao celso.martins pela resposta.

Mais alguem tem uma suguestão ou dica ?

Bom acho que você quer uma reposta objetiva…bom então ai vai.

Eu utilizo uma classe java onde eu instancio ela a cada vez que quero mostrar uma mensagem…segue exemplo
[color=darkred]------------------------------------------
Classe VOMensagem

import java.io.Serializable;
import model.vo.*;
public class VOMensagem implements Serializable {

private static final long serialVersionUID = 1L;

private String mensagem;
private String img_mensagem;