Gostaria de saber como faço pra saber se esta pingando um servidor. Por exemplo aki na empresa tenho um servidor de gravaçoes de conversar dos operadores, tem hora q o servidor cai sozinho gostaria de fazer uma aplicação q fique pingando o servidor qdo nao pingar mais mandar uma mensagem para o administrador de redes…
Quero saber com eu sei se o servidor esta pingando??
Ponha um balde sob ele; se estiver pingando, você vai ver o nível da água subindo.
Brincadeirinha; use uma aplicação de monitoração como o BigBrother (http://www.bb4.org/ ), ou se você for usar um programa Java e puder usar o JDK 5.0 ou superior, existe um método chamado “isReachable”. Se não me engano está em java.net.InetAddress, mas não tenho certeza (consulte o Javadoc por gentileza).
nefertiti
Olá correainfo,
Fiquei um pouquinho confusa com sua dúvida. Ela está relacionada propriamente a Java ou a redes? …você quer saber se um servidor está ativo ou não é isso? Se for é:
pingcaminhoderededoservidor
Espero ter ajudado
Patty
Andre.Souza
esse é um programa bem simples, voce pode fazer uma implementação em Shellscript
kinow
Exatamente, eu faria o mesmo, ShellScript e enviaria e-mail para o administrador quando algo acontecesse, e ainda poderia gerar um arquivo de log e o Java, se necessário, acessaria.
correainfo
nefertiti:
Olá correainfo,
Fiquei um pouquinho confusa com sua dúvida. Ela está relacionada propriamente a Java ou a redes? …você quer saber se um servidor está ativo ou não é isso? Se for é:
pingcaminhoderededoservidor
Espero ter ajudado
Patty
Com java quero fazer uma aplicacao para q verifique se o servidor esta no ar ou nao… o ping servidor eu sei esse comando mais como em java eu saberei se o servidor esta fora ou nao???
T
thingol
Instale o BigBrother. Ele serve para um monte de coisas, e dá para monitorar uma porção de servidores ao mesmo tempo (não só um).
correainfo
Blz thingol
valeu pela dica vou dar uma olhada
correainfo
Putz, valeu pelas dicas mais eu queria fazer isso em java bb4 é bem legal mais gostaria de fazer um simples para monitoria minha aki ficar pingando o server e qdo nao pingar mais mostrar algo, to com duvida so no retorno qdo nao pinga mais… e q comando faria isso…
Espero dicas…
boaglio
Dá pra fazer isso via socket:
importjava.io.*;importjava.net.*;publicclassPseudoPing{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){try{Sockett=newSocket(args[0],7);DataInputStreamdis=newDataInputStream(t.getInputStream());PrintStreamps=newPrintStream(t.getOutputStream());ps.println("Hello");Stringstr=is.readLine();if(str.equals("Hello"))System.out.println("Alive!");elseSystem.out.println("Dead or echo port not responding");t.close();}catch(IOExceptione){e.printStackTrace();}}}
Dá pra mostrar o tempo de resposta tb, nesse link tem mais coisa:
T
thingol
Isso supõe que o “host” a ser testado está com o serviço “ECHO” (porta 7) ligado em uma porta TCP.
Isso normalmente só ocorre em servidores Unix velhos - depois de toda essa paranóia de segurança, o tal serviço normalmente nunca fica habilitado (como o telnet, que antigamente existia em qualquer lugar e agora é bem mais difícil de achar habilitado - todo mundo usa o tal do SSH.)
Em máquinas Windows o serviço “ECHO” deve ser instalado - é o tal do “Simple TCP/IP Services” que não é instalado por default.