Sei que esse assunto deve tipo já devem estar manjados aqui no GUJ, mas tenho uma dúvida na minha cabeça que não quer calar. :?
Primeiramente, sou estudante de análise e desenvolvimento de sistemas (5 semestre) e trabalho numa empresa de software de gestão hospitalar.
Sou programador jr. antes de entrar na faculdade já possuía curso de java, não tenho certificações e tenho 24 anos.
A questão é, existe mesmo um futuro financeiro estável nessa área? Por exemplo os dos engenheiros (mecânicos, civis, etc), arquitetos, advogados, agrônomos, médicos, dentistas entre outros.
Eu SEI que todo esforço é recompensado, mas os profissionais de T.I (principalmente os analistas e desenvolvedores) se esforçam muito, estudam muito durante anos, e nunca param de estudar. Muitos com mais de 5 anos de experiência, porem, mesmo assim 90% dos casos ganham menos que um engenheiro mecânico recém formado.
Para ganhar o mesmo que outros profissionais de outras áreas, temos que nos se especializar, eles com graduação apenas e nós com muito mais coisas no curriculum ainda estamos ganhando menos.
Vim de uma família muito humilde, e ainda somos, minha mãe é empregada doméstica até hoje, se tivesse que passa fome para me dar algo, ela passava e é isso que me fez pensar nessa estabilidade financeira, se T.I vai me proporcionar isso, tenho planos, tenho sonhos e quero que meus filhos tenham muito mais do que eu tive, é claro que com um salário de programador obviamente não se passa fome, mas eu quero pensar alto. Sou ambicioso mas tenho medo de quebrar a cara achando que T.I é a profissão que vá me proporcionar o que eu desejo.
Obs: Em nenhum momento disse que não gosto de T.I, amo programar, amo casos de uso, amo 90% das coisas que englobam T.I, mas o que adianta eu gostar de tudo isso, se não temos o merecido valor por parte das empresas?
Abraços.