Retorno financeiro em T.I

Sei que esse assunto deve tipo já devem estar manjados aqui no GUJ, mas tenho uma dúvida na minha cabeça que não quer calar. :?

Primeiramente, sou estudante de análise e desenvolvimento de sistemas (5 semestre) e trabalho numa empresa de software de gestão hospitalar.
Sou programador jr. antes de entrar na faculdade já possuía curso de java, não tenho certificações e tenho 24 anos.

A questão é, existe mesmo um futuro financeiro estável nessa área? Por exemplo os dos engenheiros (mecânicos, civis, etc), arquitetos, advogados, agrônomos, médicos, dentistas entre outros.

Eu SEI que todo esforço é recompensado, mas os profissionais de T.I (principalmente os analistas e desenvolvedores) se esforçam muito, estudam muito durante anos, e nunca param de estudar. Muitos com mais de 5 anos de experiência, porem, mesmo assim 90% dos casos ganham menos que um engenheiro mecânico recém formado.
Para ganhar o mesmo que outros profissionais de outras áreas, temos que nos se especializar, eles com graduação apenas e nós com muito mais coisas no curriculum ainda estamos ganhando menos.

Vim de uma família muito humilde, e ainda somos, minha mãe é empregada doméstica até hoje, se tivesse que passa fome para me dar algo, ela passava e é isso que me fez pensar nessa estabilidade financeira, se T.I vai me proporcionar isso, tenho planos, tenho sonhos e quero que meus filhos tenham muito mais do que eu tive, é claro que com um salário de programador obviamente não se passa fome, mas eu quero pensar alto. Sou ambicioso mas tenho medo de quebrar a cara achando que T.I é a profissão que vá me proporcionar o que eu desejo.

Obs: Em nenhum momento disse que não gosto de T.I, amo programar, amo casos de uso, amo 90% das coisas que englobam T.I, mas o que adianta eu gostar de tudo isso, se não temos o merecido valor por parte das empresas? :frowning:

Abraços.

Olha, mano existe coisas que só o tempo pode nos responder, agora se estas a seguir o caminho certo ou errado, isto apenas vai depender da tua determinação e vontade " NUNCA DESISTA DOS TEUS OBJECTIVOS", mas o teu problema é saber se o teu objectivo “TI”, é o objectivo certo que vai te levar a atingir os outros teus objectivos economicos e sociais, eu posso te responder que sim, mas apenas se te esforçares para fazeres diferença e não para seres apenas mais um em TI.

Mas isto é uma opinião muito vaga e quase sem fundamento, mas é a minha opinião.

nunca desista
no pain no gain

[quote=sulito]
nunca desista
no pain no gain[/quote]

:smiley:

[quote=Lutzka]Sei que esse assunto deve tipo já devem estar manjados aqui no GUJ, mas tenho uma dúvida na minha cabeça que não quer calar. :?

Primeiramente, sou estudante de análise e desenvolvimento de sistemas (5 semestre) e trabalho numa empresa de software de gestão hospitalar.
Sou programador jr. antes de entrar na faculdade já possuía curso de java, não tenho certificações e tenho 24 anos.

A questão é, existe mesmo um futuro financeiro estável nessa área? Por exemplo os dos engenheiros (mecânicos, civis, etc), arquitetos, advogados, agrônomos, médicos, dentistas entre outros.

Eu SEI que todo esforço é recompensado, mas os profissionais de T.I (principalmente os analistas e desenvolvedores) se esforçam muito, estudam muito durante anos, e nunca param de estudar. Muitos com mais de 5 anos de experiência, porem, mesmo assim 90% dos casos ganham menos que um engenheiro mecânico recém formado.
Para ganhar o mesmo que outros profissionais de outras áreas, temos que nos se especializar, eles com graduação apenas e nós com muito mais coisas no curriculum ainda estamos ganhando menos.

Vim de uma família muito humilde, e ainda somos, minha mãe é empregada doméstica até hoje, se tivesse que passa fome para me dar algo, ela passava e é isso que me fez pensar nessa estabilidade financeira, se T.I vai me proporcionar isso, tenho planos, tenho sonhos e quero que meus filhos tenham muito mais do que eu tive, é claro que com um salário de programador obviamente não se passa fome, mas eu quero pensar alto. Sou ambicioso mas tenho medo de quebrar a cara achando que T.I é a profissão que vá me proporcionar o que eu desejo.

Obs: Em nenhum momento disse que não gosto de T.I, amo programar, amo casos de uso, amo 90% das coisas que englobam T.I, mas o que adianta eu gostar de tudo isso, se não temos o merecido valor por parte das empresas? :frowning:

Abraços.[/quote]

Em TI parece que as coisas nunca param mesmo, mas tem muita gente que depois de alguns anos ganham um salário bom e estão estáveis no que fazem! Pode ir de cabeça e lembre-se que Ti não é só desenvolvimento!

o retorno financeiro vai depender muito de onde vc mora…

Amigo, tambem não estou trabalhando na area ainda porem acredito muito. Aqui vai um dos panoramas que encontrei por ai, este está no site do JEDI do DFJUG(http://www.dfjug.org/jedi/index.jsp).

Você mora onde? Moro em SC, até onde vi os salários aqui são menores.

Ola,

Voce nao deve se focar no dinheiro, pois o dinheiro eh apenas resultado do seu trabalho. Se voce tem uma paixao (tecnologia),
entao voce ja encontrou algo que lhe de auto-motivacao. Com isso, voce vai estudar, estudar, estudar, trabalhar, trabalhar, trabalhar,
estudar, estudar, estudar - e vai gostar disso! e assim atingir a excelencia, e com isso o dinheiro vira. A proposito, isso vale para
qualquer area. Todas as pessoas que conheco que sao realmente apaixonadas pelo que fazem sao necessariamente bem sucedidas
ou estao trilhando esse caminho, primeiramente porque elas nao enganam a si mesmas, segundo, pois sao realmente esforcadas.
Note que eu nunca disse que eh facil :slight_smile: Todos devem concordar que existem muito mais profissionais de segunda/n linha
do que profissionais realmente bons, em qualquer area. Digo mais, esses profissionais de segunda/n linha tem como motivacao
principal/objetivo o salario no final do mes. Trabalho com TI ha 15 anos (sendo 10 com Java e 5 com C/C++), a cada vez que compro
um livro novo (e tento ler pelo menos 1 por mes) eu me sinto como um explorador de uma terra desconhecida (e de fato eh mesmo,
pois para mim o assunto pode ser completamente novo), e isso eh divertido! Cada projeto eh um desafio, onde voce tem a oportunidade
de finalmente colocar em pratica o que sabe e aprender o que nao sabe. Tenha certeza, o dinheiro vem como consequencia. Como ja disse Einstein, “O unico lugar onde sucesso vem antes de trabalho eh no dicionario”

[ ]'s

Oi,

“Nada vale a pena se a pena é pequena de mais”

Tchauzin!

Do meu conhecimento em TI nesses últimos 5 anos,
vários pessoas me disseram que o ramo que se tem
o maior retorno financeiro possível é na bolsa de valores,
que é comum muitos engenheiros trilharem esse ramo
e que a grande maioria obtem excelentes ganhos com essa
escolha.

Mas para se entrar nesse ramo se gasta muito dinheiro,
pois é necessário primeiro perder dinheiro para aprender
a sobreviver no mercado de ações para depois começar
a ganhar.

Mas escolha no final algo que você gosta de fazer. Não faça nada que
você não gosta só por causa de dinheiro.

Pessoal, eu sei que tudo em com o esforço, só que o que eu não entendo é por exemplo isso:

Um arquiteto sai da faculdade sem nenhuma especialização, pega um projeto termina ele em 2 semanas, 3 no máximo dependendo do projeto (sei disso porque conheço pessoas que fazem isso) isso tudo simultaneamente com outros projetos, ou seja, ele faz vários projetos ao mesmo tempo e com apenas 1 deles ganha muito mais que um cara da T.I no mês todo. É claro que quando não tem projeto ele se ferra se ele for PJ, mas enfim…
Alguns amigos que estão no ramo a uns 5 anos e colegas da faculdade também já me falaram que pretendem fazer outra coisa da vida porque T.I não está compensando, meu ex-chefe, é freelancer ele trabalha na área a 10 anos e me garantiu que não está valendo a pena isso e se eu pudesse era pra fazer outra coisa da vida. Oh vida!!!

[quote=charles.eduardo]Amigo, tambem não estou trabalhando na area ainda porem acredito muito. Aqui vai um dos panoramas que encontrei por ai, este está no site do JEDI do DFJUG(http://www.dfjug.org/jedi/index.jsp).

Você mora onde? Moro em SC, até onde vi os salários aqui são menores.

[/quote]

Eu moro no RS cara, pretendo ir morar em balneário camboriu daqui alguns anos, o que você me diz na escolha?
Olhei a tabela de valores e garanto que a realidade daqui está muito longe dessa meu caro, programador jr aqui esta ganhando na faixa de 1,500, analista de sistemas jr já está mais parecido com a tabela, porem programador e desenvolvedor está longe, muito longe, na tabela diz o mínimo 3,200 para desenvolvedor, se isso a realidade aqui do RS.

Concordo com todos do tópico com relação ao esforço… cada um tem que se esforçar para merecer.

E no caso de um arquiteto, como você mesmo citou, geralmente eles são contratados por grandes empresas de gerenciamento de projetos de engenharia e na maioria das vezes essas empresas fecham contratos com o governo, com outras empresas, por exemplo do ramo de mineração. E realmente nessa área os salários são bem altos, e não são todos os arquitetos que são bem reconhecidos e valorizados, o cara pra ganhar bem, tem que estudar, talvez a mesma quantidade que um profissional de tecnologia.

Na minha opinião, o mercado de tecnologia está caminhando cada vez mais para um futuro promissor, e pessoas com mais experiência na área, estarão ganhando cada vez mais, pois elas sabem como esse mercado avança rapidamente e tentam acompanhar o mercado. A demanda é muito grande, talvez seus amigos não estejam sendo esforçados o suficiente para procurar novas oportunidades, talvez eles estejam esperando “cair do céu”, não sei. Na área de tecnologia você tem que estar correndo atrás sempre, e como você mesmo disse, você gosta do que faz, então amigo, una o útil ao agradável e se esforçe cada vez mais.

É isso ai ;D

Se vc quer morar em BC melhor repensar em relação ao retorno financeiro. Sou de SC e digo pra vc que lá o mercado de TI(desenvolvimento) é fraco. TI em SC é + forte em blumenau, florianopolis, joinville respectivamente. No sul porto alegre acho que é a melhor opção em retorno financeiro.

Isso tudo tb é relativo ao quanto vc acha oque é um bom retorno financeiro…

[quote=everjava]o retorno financeiro vai depender muito de onde vc mora…
[/quote]

++

Porém é relativo,depende de vários fatores,principalmente de vc,tem muitos arquitetos, advogados, agrônomos, médicos, dentistas,matando cachorro a grito… :shock:

Separe sem pre uma parte e coloque na poupança, pois o futuro é incerto e para evitarmos surpresas é necessário planejamento. :wink:

[quote=everjava]Se vc quer morar em BC melhor repensar em relação ao retorno financeiro. Sou de SC e digo pra vc que lá o mercado de TI(desenvolvimento) é fraco. TI em SC é + forte em blumenau, florianopolis, joinville respectivamente. No sul porto alegre acho que é a melhor opção em retorno financeiro.

Isso tudo tb é relativo ao quanto vc acha oque é um bom retorno financeiro…

[/quote]

Opa, obrigado pelo toque, vou dar uma pesquisada no mercado nessas regiões.

E obrigado a todos que estão ajudando a abrir minha cabeça, muito que o pessoal te falando aqui, está me ajudando bastante para me decidir se eu quero mesmo continuar em T.I.

Varia conforme sua região, mas tem muita oportunidade de ganhar bem, sim. Só que da mesma forma que toda área, não é fácil nem rápido chegar a um bom salário e a pessoa tem de correr riscos no começo, principalmente nos primeiros anos.

Mas compensa sim, pra quem gosta de tecnologia.

“A questão é, existe mesmo um futuro financeiro estável…”

Isto não existe.

Na minha opinião, como em qualquer outra profissão, tudo depende de você.

Se você faz algo porque gosta do que faz, com certeza fará melhor que os demais que tem uma motivação diferente da sua.

Isso significa que na maioria dos casos, se você faz melhor que os demais, deveria também conseguir as promoções e bonificações muito mais rápido que os demais.

Infelizmente essa é uma teoria muito interessante mas que na prática não é muito real.

São poucas as empresas, de qualquer ramo, que valorizam e investem nos funcionários que mais se destacam.

Desculpe o post duplo :oops:

Cara, eu concordo em partes com o Marcos. Uma vez, no começo da faculdade (a uns 5 anos), eu li um texto do Norvig, um autor de IA (hoje Googler). O link é este. Este é, na minha opinião, um dos melhores textos já escritos sobre programação e aprendizado e coisarada. Ainda leio esse texto quando estou meio pra baixo e quero me motivar. Eu não sei porque, mas tem alguma coisa nesse texto que me faz querer seguir adiante quando todas as coisas dão errado (e eu acredito e espero que até os seniors-muito-melhores chegam nesse ponto).

E tem uma parte do texto que fala assim:

Eu não digo que é só se matar de estudar e ser um gênio pra ficar rico. Você tem que ter muito conhecimento sobre muita coisa, saber conversar, vender seu produto e tudo mais.

E tem outra frase também que me motiva muito:

[quote]Here’s my recipe for programming success:

• Get interested in programming, and do some because it is fun. Make sure that it keeps being enough fun so that you will be willing to put in ten years.[/quote]
    Então eu me levo a pensar que, enquanto eu tiver tipo 90% do meu tempo com programação ‘having fun’, eu sei que vou conseguir, de alguma forma (seja em dinheiro, seja em realização profissional, seja em nem mesmo os outros falarem ‘ó, esse cara manda bem’…) atingir algum nível de sucesso.

Eu acho que muita gente na nossa area (digamos uns 80% das pessoas humildes, que não ficam se achando, mas que sabem que sabem desenvolver software) não se contentam com o que sabem. E muita gente acaba se cobrando demais, ficando com raiva de si mesmo por não saber tudo o que quer saber em computação. Mas eu acho que esse tipo de coisa não pode acontecer, porque o indivíduo vai acabar se odiando tanto que vai começar a odiar o que faz, de longe. Stress e tudo mais vai chegar na vida do cara e acho que isso é, de certa forma, normal de acontecer. Portanto não se pressione, não se massacre achando que TI não vai te dar dinheiro, mas Engenharia Mecânica vai.

Eu não lembro onde li mais uma coisa, mas era sobre gostar de programar. Faça isso porque você tem paixão, porque você se diverte, se sente bem programando. Isso vai levar você a treinar, a programar cada vez mais. E isso vai trazer a você só coisas boas (inclusive, uma alta chance de trazer dinheiro). Eu não acredito muito nessa coisa de ‘no pain, no gain’, se eu chego em casa de um dia de 8 horas de programação e vou programar mais algumas não é porque eu quero ficar rico (claro que é um dos objetivos), mas é, principalmente, porque eu amo desenvolver e não tenho dúvidas de que eu tenho boas chances de ter uma vida boa - não por causa de dinheiro, mas porque eu não vou me remoer achando que deveria estar fazendo outra coisa. Mais vale você falecer com uns 80, 90 anos feliz do que aos 50 estressado.