Retorno financeiro em T.I

Nao existe profissao que paga bem, existe profissional que ganha bem.

[quote=Rafael Mesquita Moura]Concordo com todos do tópico com relação ao esforço… cada um tem que se esforçar para merecer.

E no caso de um arquiteto, como você mesmo citou, geralmente eles são contratados por grandes empresas de gerenciamento de projetos de engenharia e na maioria das vezes essas empresas fecham contratos com o governo, com outras empresas, por exemplo do ramo de mineração. E realmente nessa área os salários são bem altos, e não são todos os arquitetos que são bem reconhecidos e valorizados, o cara pra ganhar bem, tem que estudar, talvez a mesma quantidade que um profissional de tecnologia.

[/quote]

Aqui no RJ, escritórios enormes de arquitetura que fazem projetos multi-milionários para o governo e grandes construtoras, nem sequer contratam os arquitetos. Pagam um salário de fome de R$ 2.000,00 na base da transferência bancária, como se fosse um bico. O mercado de arquiteto é extremamente saturado e a maior parte dos formados nem trabalha na área, porque não acha emprego.

Conheço uma arquiteta formada na UFRJ e ela e quase todos os colegas se sujeitam a esse mercado escroto. Só se deram bem os que já tinham papi arquiteto com escritório montadinho para explorar outros arquitetos.

Essa é a realidade no RJ.

Cara, o futuro é incerto até pra quem tem dinheiro na poupança… guardar na Poupança é quas a mesma coisa que guardar embaixo do colchão… Só rende um pouquinho mais…

O que vc deve aprender é a investir seu dinheiro… Pra isso pode ser desde a bolsa de valores como nosso amigo Jonny falou (que não precisa perder dinheiro nenhum pra aprender) que é para investidores mais ousados até investimentos em Câmbio, tesouro direto, etc…

Que o Seu dinheiro rende a longo Prazo, pelo menos umas 10 vezes mais que em uma poupança… Podes pensar tbm em Previdência Privada, enfim…

“Estabilidade financeira” é utopia, e com certeza você não conseguirá a mesma sendo empregado, tanto em TI quanto em qualquer área… Não pense que um aumento de salário lhe trará estabilidade… Ao contrário, você fica é cada vez mais individado…

Eu recomendo a seguinte leitura: http://www.submarino.com.br/busca?q=Pai+Rico+Pai+Pobre&dep=1&x=0&y=0

Lhe ensina sobre o dinheiro e muda sua forma de ver a tal da “ESTABILIDADE”

PS: recomendo a leitura a todos.

Abs []

[EDIT] - Quando coloquei estabilidade financeira como Utopia, me expressei errado… leia-se “Estabilidade financeira como empregado” é utopia…

Mais que bolsa de valores, valoriza seu dinheiro se você tiver seu negócio e fazê-lo prosperar. Mas, infelizmente, muita gente ainda sonha em ficar vivendo de rendimentos sem precisar fazer nada.

Triste para o país…

Cara,

Se afaste desse povo que diz que TI não compensa. Ou o cara é incompetente, ou entrou na área pela grana e não tá afim de trabalhar. Fuja desse tipo de pessoa. Procure gente que está trilhando o caminho do sucesso e aprenda com elas, não com os fracassados.

Existem diversas formas de se ganhar dinheiro em TI, mas todas tem o requisito básico: conhecimento. Estude muito. Quanto mais estudo, mais dinheiro. Claro que isso leva um tempo pra render, mas quando começa, vale a pena.

Eu sou de uma situação bem parecida com a sua.Vim de família pobre e tive que ralar muito. Hoje, graças a Deus, estou numa situação muito mais confortável, mas ainda continuo ralando, pois quero mais.

O que muitos disseram aqui, é verdade: a excelência é premiada! Então, se preocupe em ser um bom profissional, que o dinheiro é consequencia.

Sobre a região, isso afeta muito sim. Se quer abrir seu próprio negócio, o interior pode até ser uma boa, mas para trabalhar como empregado, as grandes cidades têm mais oportunidades.

E sobre o que você disse dos outros profissionais, lembre-se de uma coisa: um médico sai da faculdade pronto para atender um paciente. Um advogado sai pronto para defender um cliente. Tenho visto recém formados em computação que não são capazes de fazer um CRUD de duas telas :frowning: Enfim, não é a faculdade, mas você, quem vai determinar quanto vai ganhar.

eu fiz ciências da computação e nunca pensei em ficar na área, pois nem quero isso pra mim, muito estresse.

quando comecei a faculdade fiz 1 ano e queria desistir(mesmo tirando boas notas), pois o curso era muito chato, porém fui obrigado a continuar no curso.

hoje se fosse fazer faculdade novamente não faria computação nem que me pagassem, apesar de gostar de mexer com programação, porém somente hobbie, meus projetos que faço, agora programar para outros não quero isso.

hoje se fosse cursar outra faculdade, faria engenharia elétrica.

[quote=bozo25]eu fiz ciências da computação e nunca pensei em ficar na área, pois nem quero isso pra mim, muito estresse.

quando comecei a faculdade fiz 1 ano e queria desistir(mesmo tirando boas notas), pois o curso era muito chato, porém fui obrigado a continuar no curso.

hoje se fosse fazer faculdade novamente não faria computação nem que me pagassem, apesar de gostar de mexer com programação, porém somente hobbie, meus projetos que faço, agora programar para outros não quero isso.

hoje se fosse cursar outra faculdade, faria engenharia elétrica.[/quote]

E com o que você trabalha hoje? Qual parte do curso é chata?

Mercado em TI ? ? ?

No inicio vc ganha mais que um adv e com o tempo vc vai ganhar menos que um adv. Vc vai ver que em TI a evolução para muito rapido.

Vc sempre vai ganhar menos que um engenheiro.

Quer piorar? Procure o salario de um analista com 15 anos na area e vai ver que qse nao evoluiu nos ultimos 10 anos

[quote=marcosalex]Mas, infelizmente, muita gente ainda sonha em ficar vivendo de rendimentos sem precisar fazer nada.
Triste para o país…[/quote]

Isso é uma verdade absoluta… E isso é quase crônico…

Conversando com um amigo outro dia sobre o prêmio da Mega da virada, o cara me falou isso… Colocaria o dinheiro na Poupança e viveria com o o rendimento… Eu custei a acreditar no que ouvi…

[quote=marcosalex]
Conversando com um amigo outro dia sobre o prêmio da Mega da virada, o cara me falou isso… Colocaria o dinheiro na Poupança e viveria com o o rendimento… Eu custei a acreditar no que ouvi…[/quote]

E você é do tipo que vive para o trabalho ou do tipo que vive para trabalhar?

Se você não entendeu é pq você não sabe o que é viver…

Triste isso

Área de Ti ainda é uma das que dão retorno rápido, tem programador Jr. ganhando 2.5K em média aqui em SP, tem muito gerente por ai que não ganha isso.

Nego formado em Administração de empresas, concorrendo com 1000 pessoas para ganhar 2 conto.

Não dá para reclamar muito não, na boa. Mercado de TI tem várias merdas que reclamamos todos os dias por aqui, mas em termos de retorno como disseram ai em cima, é rápido, mas chega uma hora que só os top mesmo continuam evoluindo em termos de $$.

[quote=jjose][quote=marcosalex]
Conversando com um amigo outro dia sobre o prêmio da Mega da virada, o cara me falou isso… Colocaria o dinheiro na Poupança e viveria com o o rendimento… Eu custei a acreditar no que ouvi…[/quote]

E você é do tipo que vive para o trabalho ou do tipo que vive para trabalhar?

Se você não entendeu é pq você não sabe o que é viver…

Triste isso[/quote]

E você não precisa se matar de trabalhar pra investir seu dinheiro, nem mesmo trabalhar, pode ter negócio e curtir a vida com Hobbies durante os dias de folga… Se você não entendeu como, triste isso…

concordo quando dizem que área de TI paga mais no início quando comparado com outras profissões

entretanto nunca trabalhei em uma empresa onde alguém com perfil técnico tivesse a mesma remuneração de alguém de perfil gerencial/administrativo

[]´s

Agora adriano_si e marcosalex vão ditar como devemos viver e gastar o que temos :stuck_out_tongue:

É bom ficar flz enquanto cada um faz o que quer com o que tem pq tem muitos fazendo o que quer com o que nao tem (Bope 2).

Eu fico flz por entender que o marcosalex acha que sabe o que todos devem fazer

PVM - Padrão de vida marcosalex :stuck_out_tongue:

Agora adriano_si e marcosalex vão ditar como devemos viver e gastar o que temos :stuck_out_tongue:

É bom ficar flz enquanto cada um faz o que quer com o que tem pq tem muitos fazendo o que quer com o que nao tem (Bope 2).

Eu fico flz por entender que o marcosalex acha que sabe o que todos devem fazer

PVM - Padrão de vida marcosalex :stuck_out_tongue:

[/quote]

Vamos lá…

Desculpe se pareceu grosseiro a forma com a qual eu coloquei minha opnião sobre colocar o dinheiro em uma Poupança e esperar os 6% aa para poder ter algum retorno…

Só não acho que seja a forma mais inteligente e nem muito menos que isso deixa alguém com a vida feita… Perceba, não tô nem aí se você investe seu dinheiro ou se você gasta tudo com bebida, isso é problema de cada um… Mas conforme o tópico do rapaz, ele tá preocupado com a situação financeira, e todo mundo sabe que o mercado financeiro, apesar do pouco dinamismo em larga escala pode mudar completamente a qualquer momento, sobreviverá a mudanças, quem aprender que não se fica rico só ganhando um prêmio ou trabalhando de empregado pra alguém…

Resumindo, cada um faz o que quiser com seu dinheiro, mas essa forma de encarar as coisas só nos mostra quem sabe sobreviver às mudanças e quem não sabe…

Eu coloquei uma indicação de leitura que é bem básica, há livros mais dedicados ao assunto, mas pra começar, seria uma boa a indicação que eu dei no outro tópico…

Desculpem se pareceu arrogante…

Abs []

T.I é dahora, mecânica é chato, direito é chato, administração é chato, engenharia eletronica é dahora, engenharia mecatrônica é dahora, não me vejo fazendo outra coisa

você olha muito pro lado estabilidade, mais TI é uma área bem versátil, você consegue trabalhar por conta, trabalhar remoto,trabalhar de váriasss formas, com várias coisas, então como há várias formas de ganhar dinheiro não da pra se comparar apenas uma forma com as outras áreas, como o trabalho estável…

TI não paga o que deveria, mas as chances de você ter uma grande idéia e por em prática são grandes,

as vezes eu fico comparando como você ta fazendo, e realmente triste, mais bola pra frente, pense nas outras formas alem do emprego fixo, vim de familia humilde também, mais o Brasil é assim mesmo, a gente tem que mudar nosso jeito de pensar.

aqui no brasil o pai fala para o filho: Estude bastante e entre em uma grande empresa.
lá fora é assim: Estude e trabalhe bastante e abra uma grande empresa.

aproveite seu conhecimento adquirido e ganhe dinheiro,

abraços!!!

uma dica que muita gente ja conhece:

estude iphone, FMS, android, flex.

e venda Apps.

[quote=douglaskd]T.I é dahora, mecânica é chato, direito é chato, administração é chato, engenharia eletronica é dahora, engenharia mecatrônica é dahora, não me vejo fazendo outra coisa

você olha muito pro lado estabilidade, mais TI é uma área bem versátil, você consegue trabalhar por conta, trabalhar remoto,trabalhar de váriasss formas, com várias coisas, então como há várias formas de ganhar dinheiro não da pra se comparar apenas uma forma com as outras áreas, como o trabalho estável…

TI não paga o que deveria, mas as chances de você ter uma grande idéia e por em prática são grandes,

as vezes eu fico comparando como você ta fazendo, e realmente triste, mais bola pra frente, pense nas outras formas alem do emprego fixo, vim de familia humilde também, mais o Brasil é assim mesmo, a gente tem que mudar nosso jeito de pensar.

aqui no brasil o pai fala para o filho: Estude bastante e entre em uma grande empresa.
lá fora é assim: Estude e trabalhe bastante e abra uma grande empresa.

aproveite seu conhecimento adquirido e ganhe dinheiro,

abraços!!![/quote]
Pois é. É engraçado notar a reação de perplexidade de alguns colegas e outros “loucos por estabilidade” (não são poucos que vejo por aí) quando digo que vou largar o meu empreguinho de concursado pra correr atrás de estágio ahahah

Lá fora ainda não é BEM ASSIM, mas com certeza a cultura é bem diferente… qualquer coisinha fora da caixinha da “Estabilidade” é encarada como naturalidade, aqui não, é loucura, é “perder” dinheiro, etc…

Cuidado cara, teu comentário foi tão correto que vão já te colocar na fogueira por espalhar heresias… heuehueehuehe

Abs []

Tbm fiz isso… não era um concurso Público, mas saí de um trampo pra outro pra ganhar metade do que tava ganhando, tudo por causa de uma oportunidade… Fui chamado de “Louco” literalmente por alguns… Hoje to ganhando mais do que eles, não no emprego que pagava menos, mas me abriu portas com novos conhecimentos e estratégias…

Abs []