Retorno financeiro em T.I

[quote=caiodorn][quote=douglaskd]T.I é dahora, mecânica é chato, direito é chato, administração é chato, engenharia eletronica é dahora, engenharia mecatrônica é dahora, não me vejo fazendo outra coisa

você olha muito pro lado estabilidade, mais TI é uma área bem versátil, você consegue trabalhar por conta, trabalhar remoto,trabalhar de váriasss formas, com várias coisas, então como há várias formas de ganhar dinheiro não da pra se comparar apenas uma forma com as outras áreas, como o trabalho estável…

TI não paga o que deveria, mas as chances de você ter uma grande idéia e por em prática são grandes,

as vezes eu fico comparando como você ta fazendo, e realmente triste, mais bola pra frente, pense nas outras formas alem do emprego fixo, vim de familia humilde também, mais o Brasil é assim mesmo, a gente tem que mudar nosso jeito de pensar.

aqui no brasil o pai fala para o filho: Estude bastante e entre em uma grande empresa.
lá fora é assim: Estude e trabalhe bastante e abra uma grande empresa.

aproveite seu conhecimento adquirido e ganhe dinheiro,

abraços!!![/quote]
Pois é. É engraçado notar a reação de perplexidade de alguns colegas e outros “loucos por estabilidade” (não são poucos que vejo por aí) quando digo que vou largar o meu empreguinho de concursado pra correr atrás de estágio ahahah [/quote]

Isso depende de onde você trabalha, eu mesmo não largaria um emprego na RF pra trabalhar em empresas privadas nem que me paguem 2k a mais, podendo ser microsoft, ibm ou whatever da vida.

[quote=adriano_si][quote=douglaskd]
aqui no brasil o pai fala para o filho: Estude bastante e entre em uma grande empresa.
lá fora é assim: Estude e trabalhe bastante e abra uma grande empresa.
[/quote]

Lá fora ainda não é BEM ASSIM, mas com certeza a cultura é bem diferente… qualquer coisinha fora da caixinha da “Estabilidade” é encarada como naturalidade, aqui não, é loucura, é “perder” dinheiro, etc…

Cuidado cara, teu comentário foi tão correto que vão já te colocar na fogueira por espalhar heresias… heuehueehuehe

Abs [][/quote]

“Lá fora” é um lugar que não existe. Lá fora onde? Nos EUA? Em que estado? Em que empresa??

Um conselho, se você quer saber como é “lá fora”, vá pra lá e trabalhe! Eu participei de um projeto numa empresa de NY e meus colegas eram quase todos mais velhos do que eu, ou seja, tinham seus 40,50 anos. Todos tinham 10 anos de empresa ou mais. A população média era acima de 30.

Não ache que todo americano não se preocupa com estabilidade e é um hacker fodão do Silicon Valley. O americano médio se preocupa MUITO com estabilidade, porque ele não é nada além de um cara médio e precisa de segurança.

Também saí de uma empresa onde tinha emprego estável e pouco trabalho em troca de oportunidade e fui criticado. Hoje além de ganhar muito mais que na época, ainda sou gerente de alguns que me criticavam. heheheh O pior é quando compro um bem de maior valor agregado ou um carro novo ou então coto um imóvel, ter de ouvir gente falando “esse cara tem sorte”.

Querer uma certa estabilidade não é ruim, ter o objetivo de estabilidade e viver em função dela pra ficar só coçando é o problema.

Quantos empresários de TI que são admirados pelo pessoal, vocês acham que eles precisariam trabalhar mais? Se o Steve Jobs, o Bill Gates, o Larry Page quisesem, nem eles, nem os filhos e netos precisariam trabalhar na vida, por que continuam? Agora, os funcionários que sonham em estar no lugar deles pra conseguir “estabilidade” e “viver de rendimentos” esses sim, vão ter de trabalhar muito ainda e dificilmente vão conseguir. hehehehe

Como disse Orson Welles: “Ficar rico é muito fácil se você tem apenas esse objetivo.”

[quote=esmiralha]“Lá fora” é um lugar que não existe. Lá fora onde? Nos EUA? Em que estado? Em que empresa??
Um conselho, se você quer saber como é “lá fora”, vá pra lá e trabalhe! Eu participei de um projeto numa empresa de NY e meus colegas eram quase todos mais velhos do que eu, ou seja, tinham seus 40,50 anos. Todos tinham 10 anos de empresa ou mais. A população média era acima de 30.
Não ache que todo americano não se preocupa com estabilidade e é um hacker fodão do Silicon Valley. O americano médio se preocupa MUITO com estabilidade, porque ele não é nada além de um cara médio e precisa de segurança.[/quote]
É por aí, muito bem colocado.
É folclore esta idéia de que todo norteamericano ou é um empresário de sucesso ou não é nada. Só pra ficar na nossa área, então dezenas de milhares de funcionários da Microsoft, Google, Oracle, etc. não passam de uns losers? Não dá, né?
O que salta aos olhos sempre que se abre uma discussão deste tipo é a falta de tolerância com um pensamento diferente do seu próprio.
Tudo quase sempre desemboca no workaholic X funcionário público, com colocações pejorativas de ambos os lados.
Na MINHA OPINIÃO (não é preciso me apedrejar por isso…), não dá pra dizer “não vivo sem trabalhar”. Se pudesse viveria.
Eu não sou vagabundo, trabalho desde sempre e pago as minhas contas, mas é isso - trabalho por que preciso.
“Não vivo sem” é uma expressão que só consigo usar para coisas realmente importantes, começando sempre pela minha família e passando sempre por conseguir o máximo de tempo possível para conviver com eles.

Edit: Eu mesmo me peguei sendo intolerante e mudei uma frase…

Muito boa a sua colocação cara…

Isso tem a ver com os valores americanos e a ética do trabalho calvinista. Dizia Calvino que: o trabalho é o desejo de Deus e é dever do Homem transformar, através do trabalho, a Terra no Reino do Céu.

Creio que quando a sociedade americana aboliu a aristocracia, eles substituíram os títulos pela riqueza material e passaram a valorizar o trabalho como realização do potencial humano. Numa sociedade aristocrática, trabalhar é um mal. Um homem de posses deveria se dedicar às artes, à caridade, à filosofia e relegar o trabalho às classes inferiores. Para os americanos, o trabalho é o meio e o preço a se pagar para ascender socialmente. Para obter status social e estender sua influência sobre a comunidade, muitos americanos sacrificam seu tempo, sua saúde e suas familias, através da dedicação obssessiva ao trabalho. Esse comportamento não é, de forma alguma, mais certo do que viver no ócio.

Bertrand Russel publicou um excelente ensaio em 1932 onde critica a ética do trabalho e valoriza o ócio na sociedade moderna (muito antes do italiano Domenico De Masi): http://www.zpub.com/notes/idle.html

Calvino era um teólogo do século 16. Será que suas idéias ainda são válidas 500 anos depois?

PS: O melhor que Bill Gates, Larry Page e outros bilionários têm a fazer com seu dinheiro é gasta-lo todinho, torrar mesmo. Dessa forma, estarão aquecendo a economia, dando emprego para outros, etc. Poupar ou investir é muito pernicioso.

Mmmmm mais ou menos, depende das prioridades que cada um tem na vida, esses caras sao pessoas ambiciosas que soh pensam em dinheiro 24 horas por dia por isso eles continuam, sempre mais e mais. Ganham tanto dinheiro e trabalham tanto que nao tem nem tempo de gastar e aproveitar o dinheiro que ganhou.

O fundador da empresa que eu trabalho, recentemente vendeu a empresa pra um grupo de investidores europeu, ganhou alguns milhoes de euros e o ultimo email que ele mandou pra gente ele ia construir a casa dos sonhos na praia, enfim, aproveitar a vida. Esse sim eh esperto.

Quem nao precisa trabalhar e mesmo assim trabalha ou eh louco, idiota ou tem um vida tao mediocre e solitaria que precisa passar o tempo no trabalho. :slight_smile:

Voltando ao topico hehehe, com certeza na area de informatica vc tera um retorno financeiro legal, o mais importante de tudo eh o velho cliche fazer o que vc gosta e tem talento pra fazer.
Nos temos uma vantagem em relacao as outras profissoes, nos podemos trabalhar no mundo inteiro (se vc souber ingles claro), entao nao precisamos ficar limitados e trabalhar somente no Brasil, isso eh um ponto forte na area de TI que eu acho. Comecei trabalhando em SP (porque sou paulista), mas hoje trabalho na Suecia e ja me ofereceram oportunidades pra trabalhar em NY e UK tb.

Portanto meu conselho, eh faca o que voce gosta, se dedica a isso que vc vai longe, nao tenha duvidas.

//Daniel

Depende em grande parte da capacidade de cada um saber administrar os ganhos obtidos. Sem disciplina e organização fica impossível. :wink:

Ou não. Se desenvolver software fosse uma das coisas que você mais gostasse na vida, você pararia de escrever código se virasse bilionário?

Editado: foi mal galera… Eu acho que não consigo pensar como a maioria aqui :frowning:

Ou não. Se desenvolver software fosse uma das coisas que você mais gostasse na vida, você pararia de escrever código se virasse bilionário?

Editado: foi mal galera… Eu acho que não consigo pensar como a maioria aqui :([/quote]

Não fique triste, a maioria pensa como você.

Editado: foi mal galera… Eu acho que não consigo pensar como a maioria aqui :([/quote]

Existe uma diferenca entre desenvolver software porque vc tem que fazer (trabalho) e desenvolver software porque vc tem amor por isso.

Se eu virasse bilionario e gostasse de desenvolver software eu ia, sei la, desenvolver meus projetos open-source por exemplo. Mas ficar em empresa das 8 ate as 17 todos os dias, sem chance. Soh minha opiniao!

Como a vida é cheia de incertezas, coloco sempre parte de meu salário na caderneta de poupança, me planejando para o futuro.
Em um ano consigo economizar em torno de R$10.000,00 (que não é nada mal). :wink:

Existe uma diferenca entre desenvolver software porque vc tem que fazer (trabalho) e desenvolver software porque vc tem amor por isso.

Se eu virasse bilionario e gostasse de desenvolver software eu ia, sei la, desenvolver meus projetos open-source por exemplo. Mas ficar em empresa das 8 ate as 17 todos os dias, sem chance. Soh minha opiniao!

[/quote]

concordo com você, existe esse padrão de todo mundo falar que ama programar, é muito legal quando você faz pra você, seus projetos ou quando não tem ninguém te obrigando a programar…

eu adoro jogar games, mais não seria interessante fazer isso 8h por dia…tudo que se torna obrigatório não é tão legal

programar pra mim é a mesma sensação que um pintor, escritor,… algum artista deva sentir, não a que um empregado sente no final do mês

imaginem fazer uma pintura e vender pra alguém colocar o nome dele embaixo.

as pessoas só são Ghost Writer, Ghost Programmer, Ghost Artist… por causa do dinheiro

[quote=pinto][quote=esmiralha]“Lá fora” é um lugar que não existe. Lá fora onde? Nos EUA? Em que estado? Em que empresa??
Não ache que todo americano não se preocupa com estabilidade e é um hacker fodão do Silicon Valley. O americano médio se preocupa MUITO com estabilidade, porque ele não é nada além de um cara médio e precisa de segurança.[/quote]
É por aí, muito bem colocado.
É folclore esta idéia de que todo norteamericano ou é um empresário de sucesso ou não é nada. Só pra ficar na nossa área, então dezenas de milhares de funcionários da Microsoft, Google, Oracle, etc. não passam de uns losers? Não dá, né?
O que salta aos olhos sempre que se abre uma discussão deste tipo é a falta de tolerância com um pensamento diferente do seu próprio.
Tudo quase sempre desemboca no workaholic X funcionário público, com colocações pejorativas de ambos os lados.
Na MINHA OPINIÃO (não é preciso me apedrejar por isso…), não dá pra dizer “não vivo sem trabalhar”. Se pudesse viveria.
Eu não sou vagabundo, trabalho desde sempre e pago as minhas contas, mas é isso - trabalho por que preciso.
“Não vivo sem” é uma expressão que só consigo usar para coisas realmente importantes, começando sempre pela minha família e passando sempre por conseguir o máximo de tempo possível para conviver com eles.

Edit: Eu mesmo me peguei sendo intolerante e mudei uma frase…[/quote]

Sei lá, cada um, cada um. Eu sou um dos que não podem se dar ao luxo de não trabalhar, mas se pudesse o faria. Ia ficar só tocando guitarra, jogando bola, namorando, lendo, viajando. Ou seja, GASTANDO. Mas pra isso tem que ter grana, não é? O que nos leva ao tal do trabalho.

Já que sou obrigado a trabalhar (e gosto de fazê-lo), então que seja fazendo algo que me acrescente algo além de um salário ao final de cada mês. Como eu falei antes, cada um, cada um e, nesses 7 anos de serviço “estável” de servidor, descobri que não nasci pra essa vida. Tá certo que não recebo igual fiscal da RF, então não posso falar categoricamente que largaria tudo pra ir atrás de estágio, vai do perfil da pessoa.

Quando digo que “não nasci pra essa vida”, me refiro ao seguinte:

• nessa vida “garantida”, por melhor que tu trabalhe, mais que tu produza, tu vai estar sempre ali, no mesmo lugar. O teu chefe vai te dar mais trabalho porque o teu colega do lado é incompetente/folgado e não vai dar conta e, no dia do pagamento, todos receberão o mesmo salário. Se bobear o teu colega vagal ainda ganha uma promoção por merecimento, coisa que já vi acontecer ahaha é cômico.

• quando tu é bom no que faz e teus colegas de função não o são, a tendência é tornar-se escravo do próprio trabalho. É um parto pleitear uma transferência ou almejar outra função.

• o funcionário que rende pouco tem uma chance muito maior de conseguir aquela folga na véspera do feriado, pois o bom funcionário se torna refém do trabalho enquanto o vagal é recompensado. Até férias fica mais difícil tirar lol

• no dia da pauleira, tu é realocado para o local crítico ao passo que o mau funcionário fica de “folga”. Quando a tempestade passa, tu volta pro teu lugar - essa aconteceu comigo dia desses.

• essa me aconteceu tb: tu vira termômetro de qualidade funcional, te colocam no lugar do colega temporariamente pra ver se ele realmente precisa gastar todas aquelas horas que ele diz serem necessárias. Usa-se pela adm. pra questionar horas extras, mas fica só no questionamento mesmo lol

• POLÍTICA! (não precisa dizer mais nada).

• ápice do conhecimento = Severino.

Enfim, poderia me estender mais, mas apareceu serviço por aqui ahahah

to be continued

[quote=windsofhell]O fundador da empresa que eu trabalho, recentemente vendeu a empresa pra um grupo de investidores europeu, ganhou alguns milhoes de euros e o ultimo email que ele mandou pra gente ele ia construir a casa dos sonhos na praia, enfim, aproveitar a vida. Esse sim eh esperto.
[/quote]

Opa… era aqui que eu queria que chegássemos…

O fundador, ou seja, o cara que suou, que teve uma idéia, que conquistou clientes, que ralou pra KCTi, não o empregado, que guardou dinheiro na Poupança ou embaixo do colchão, se cagou pra passar num concurso público pra ter “estabilidade”…

Acho que não entenderam o que eu quis dizer, nem o que o Marcos quis dizer… Eu estou falando de pessoas que se acomodam na busca pela “estabilidade” e esses nunca venderão suas empresas para terem sua casa na praia, e nunca dedicarão o seu tempo ao Hobby de Programação… a Programação sempre será o meio de ganhar o dinheirinho suado no final do mês, sempre será uma ferramenta em busca da “estabilidade”. Isso é questão de mentalidade, não há certo ou errado, não há porque brigar, concordar ou discordar, ou você é investidor, ou é gastador, ou é guardador, ou é social. Finish, isso é como cada um escolhe viver, eu só acho que devemos conhecer as opções que temos pela frente. Nosso amigo criador do tópico está preocupado com a “estabilidade” dentro da TI, na Programação JAVA, sei não, mas acho que a grana que ganhamos final do mês podem ser investidas pra gerar mais dinheiro (isso é o que eu to fazendo) e que uma caderneta de Poupança não te rende o mesmo valor.

Temos um amigo que tem poupança, que já nos declarou aqui, tudo bem, já tem uma grana boa, que ele guardou pra ele, ou seja, consegue se manter desempregado um tempo, caso ocorra um imprevisto. Eu já não faria isso…

Espero que agora tenha ficado claro… E gostaria de fontes da teoria do Esmiralha, que se os Bilionários gastassem toda sua grana, melhoraríamos o mercado… sério… gostaria de entender o esquema e a teoria a fundo… Ainda tô tapado no sentido na frase… heuehueheue

Abs []

[quote=adriano_si][quote=windsofhell]O fundador da empresa que eu trabalho, recentemente vendeu a empresa pra um grupo de investidores europeu, ganhou alguns milhoes de euros e o ultimo email que ele mandou pra gente ele ia construir a casa dos sonhos na praia, enfim, aproveitar a vida. Esse sim eh esperto.
[/quote]

Opa… era aqui que eu queria que chegássemos…

O fundador, ou seja, o cara que suou, que teve uma idéia, que conquistou clientes, que ralou pra KCTi, não o empregado, que guardou dinheiro na Poupança ou embaixo do colchão, se cagou pra passar num concurso público pra ter “estabilidade”…

[/quote]

“nao o empregado”, acho que se uma empresa da certo, eh gracas a todos os envolvidos, desde do dono da empresa ate a tiazinha da limpeza. A unica diferenca pra mim eh que as pessoas “ralam” como vc diz, diferente. Algumas pessoas tem a coragem de investir e embarcar no seu proprio negocio, trabalhando dia e noite esperando que de certo outros sao somente empregados que fazer a roda girar e os projetos se concretizarem.

Eu adoro meu trabalho e adoro desenvolvimento, mas pra mim, dinheiro e trabalho nao sao prioridades, se eu ganhar o suficiente pra pagar o aluguel, botar comida na mesa, comprar uns games de vez em quando ta mais do que otimo. E pessoalmente eu sinto pena de gente que persegue dinheiro e mais dinheiro por toda a vida porque no final das contas, pra que serve?? Nao critico quem eh rico, eu queria ter talento desses caras pra investir na minha propria empresa, ter uma ideia fenomenal igual eles tiveram e ficar milionario, mas eu acho estranho quando pessoas querem sempre mais.

E o que eu quis dizer eh que tem coisas mais importantes do que trabalho e que se eu chegasse num ponto igual ao desses caras eu ia direcionar a minha vida em outra direcao, nao ia investir em mais maquinas de fazer mais e mais dinheiro. Nao quis ofender ninguem. :slight_smile:

//Daniel

Quando o bilionário gasta sua grana (que seja em birita, jogatina e festas), por exemplo, ele está dando emprego direto e fazendo a felicidade de muitos.

Quando ele mantém a grana parada, está tirando oportunidades de todo mundo. Um crime. Quando ele investe, é um pouco mais complicado, mas muitas vezes ele está emprestando dinheiro ao governo que usa grande parte desse dinheiro para reparar danos de guerras passadas ou se preparar para guerras futuras. Quando ele investe em empresas e elas se dão mal (e a maior parte se dá mal), ele financiou o fracasso e o desperdício de esforço.

É obvio que estou exagerando e sendo um pouco irônico. mas é óbvio também que 1% da população deter 50% da riqueza e outros 80% da população possuírem apenas 7% da riqueza é uma desigualdade que remonta à época dos czares.

E essa, meu caro, é a realidade do maior país capitalista do mundo.

Mas leia o ensaio do Bertrand Russel. Vale a pena…

Opa Daniel… perfeita colocação cara, é aqui que temos que chegar… cada um é cada um… Por isso disse anteriormente, é uma questão muito pessoal…

Graças a Deus eu consigo também pensar em dinheiro sem me matar por mais e ainda assim usá-lo…

Por exemplo, investi uma grana que já me deu um retorno de quase 22% de lucro em 4 meses… essa grana eu arrisquei e ganhei, vou vender ainda hoje porque até final do ano pretendo ir ao Caribe (Se alguém tiver uma sugestão de alguma região do caribe, ainda to no escuro, não pesquisei nada)… Se essa grana estivesse em uma poupança ia me ferrar todinho e não conseguiria essa viagem tão rápido, porque os 22% vão me garantir o extra da viagem, heueheuehue…

Também não penso que a vida é só dinheiro, senão teria feito economia… Penso que o equilíbrio é a alma de tudo… Lá atrás no tópico você vê minha citação quanto ao uso de um prêmio de mega-sena ficar rendendo em uma poupança como garantia de estabilidade… Não é, diga o que quiser, mas não é… quem tem certeza de como será o mundo daqui uns 30 - 40 anos pra frente ??? Saber se adaptar as mudanças (principalmente as econômicas) é fundamental…

Ainda bem que nossa área proporciona um pouco dessa mentalidade…

Esmiralha, vou procurar sua indicação de leitura, valew…

Abs []

Só uma observação pra eu não ser (mais) mal interpretado.

Trabalhar muito <> fazer hora extra.

Você pode ter um ritmo forte de trabalho que não te estresse e que não te ocupe o tempo que teria pra se dedicar ao lazer.