Retro 2007 - TI: melhor livro e artigo lidos

De tanta coisa que li de TI ano passado, vou destacar um livro e um artigo que gostei bastante:

:arrow: Livro :arrow: Effective Java Programming Language Guide - eu sei , é um livro que tem mais de 6 anos, mas eu nunca tinha lido com calma, apenas alguns capítulos. Resolvi dedicar a leitura completa o tempo que esse livro merecia e valeu a pena. Depois até publiquei uns resumos desse livro no meu blog.

:arrow: Artigo :arrow: A Nova Metodologia - Martin Fowler - além de ser um excelente artigo, essa tradução está muito boa. Para quem ainda não leu agora não tem desculpa. :slight_smile:

Notem que nenhum dos dois são de 2007, mas são as coisas que eu li e se sobressaíram no ano passado. :slight_smile:

E vcs? Quais leituras de TI se destacaram em 2007?

:arrow: Effective java
:arrow: Refactoring (Fowler)
:arrow: Itext in Action + Java Persistence w/ Hibernate

Gostei de UML e Padrões - CRAIG LARMAN. Comecei a ler em dezembro. É bastante didático. Mas o que me acompanhou durante o ano foi o SCJP.

poxa, acho que seria interessante você postar o MELHOR ARTIGO e o MELHOR LIVRO de 2007, porque se seguir esse teu raciocínio, effective vai ser o melhor livro sempre. Sim, ele é bom e pode ser considerado o melhor da história no que se diz respeito a Java, mas poderia me dizer, na sua opinião, qual o melhor livro e artigo de 2007?

pra mim, melhor livro: Scrum and XP from the Trenches
http://www.infoq.com/minibooks/scrum-xp-from-the-trenches

artigo (melhor: presentation): Domain Driven Design: putting the model to work
http://www.infoq.com/presentations/model-to-work-evans

Eu estou lendo (comecei em dezembro) a terceira edição de UML e padrões por Craig Larmanhttp://www.siciliano.com.br/livro.asp?orn=HSE&Tipo=2&ID=984209 e até onde li, a leitura é excelente e altamente recomendável.

:arrow: Li alguns artigos relevantes ao Oracle Forms e a documentação oficial da oracle. A cada dia tenho mais pavor a essa tecnologia.

:arrow: Começei a ler no final de dezembro de 2007 Java Persistence with Hibernate, e esse livro é muito bom, até agora é o material mais completo que vi a respeito da tecnologia Hibernate, e aborda muitos aspectos da especificação JPA. Mas ainda estou na metade, devo terminá-lo esse mês ainda.

:arrow: Estou lendo um livro de Swing da mesma coleção do de Hibernate, muito bom também por sinal.

:arrow: Li o livro de Akita sobre Rails, o livro realmente é bom, mas faltou um pouco organização do conteúdo, mas fora isso vale a lida.

Para esse ano pretendo ler coisas relativas ao EJB3.0 que ainda sou verde, mais a respeito do Hibernate e Swing, e algumas coisas de JSF e rails.

Artigo: Steps Toward The Reinvention of Programming (Alan Kay)
Livro: Hackers & Painters (Paul Grahan)

Nenhum dos dois é desse ano, o artigo é de 2006 e o livro é de 2004 (a publicação pelo menos), mas valeram bastante a pena.

Esse ano eu espero aprender LISP e espero aprender a escrever também, só isso já seria uma avanço gigantesco.

E complementando: o que vocês esperam ler em 2008?

Tô lendo um livro evangelico mto interessante. Chama-se Respostas a Objecões… É um estudo bíblico aprofundado…
para quem gosta do assunto segue uma indicação.

Em paralelo, estou Lendo K. de Vassilis Vassilikos. Não achei nenhum link interessante sobre o livro.

Neste ano de 2008 pretendo ler/aprender sobre DSL…

(se alguém ai tiver alguma boa sugetão literária …)

Nao li em 2007 mas é um livro muito bom q recomendo:

Emergencia - A DINÂMICA DE REDE EM FORMIGAS, CÉREBROS, CIDADES
Autor Steven Johnson

Muito interessante o tópico… de noite vou dar uma lida nos artigos indicados =)

Bom, a literatura que eu achei mais interessante em 2007 foi do livro Peopleware: Productive Projects and Teams. Esse livro lida com algo que às vezes por estarmos muito ligados a tecnologia esquecemos, as pessoas.

Quanto ao artigo, vou dar uma lida nos meus favoritos quando chegar do trabalho e posto aqui =)

Bom eu li pouco em 2007, mas posso citar como um ótimo livro o UML Distilled do Martin Fowler.

tenho muitos outros na fila, vamos ver se essa ano ajuda.

Fui

bom infelizmente no ano de 2007, li poucos livros, pois me dediquei a certificacao e quando nao tive sucesso na primeira tentativa tive que me preparar mais ainda heheh… entao foi 1 ano e 3 meses estudando java + certificacao. Acredito que 2008 eu tire essa diferença…

melhor livro:

• Certificacao Java : kathy sierra
  • O monge e O executivo: apesar de nao estar na area de Ti diretamente é um livro que ele achei util para qualquer area principalmente aqueles desenvolvedores que pretendem gerenciar equipes. Enfim é um ótimo livro…

melhor artigo:

• Revista mundoJava edicao 25 - Arquiteto Java , artigo: “papel do Arquiteto”
  • Revista mundoJava edicao 18 - Certificacao Programador Java 5, artigo: “O reuso na pratica”, “certificacao programador Java”.

E parabens boaglio por disponibilziar os resumos… ehhe esse ano ainda compro o effective java… :smiley: