Galera, estou desenvolvendo um sistema(após este teremos outros na mesma família), que terá em várias telas os mesmos botões, no caso botões de navegação em registros (por exemplo).
Utilizando NetBeans, eu gostaria de montar uma classe com esses botões e adicioná-los em cada tela que deverá ter esse componente.
Ví uma exemplo de como fazer isso http://weblogs.java.net/blog/claudio/archive/nb-reusable.html porém, os pacotes do componente criado e do aplicativo a usa-lo tem que ser o mesmo! Não quero isso, gostaria de poder montas esses componentes e poder usar, inclusive em qualquer pacote, inclusive em outros projetos. Creio que isso seja possível, porém, não estou sabendo fazer. Alguém sabe como posso fazer?
Bom, vc pode tentar implementar em uma classe os metodos dos botões e ao cria-los na sua tela você faz a chamada dos metodos nos ActionListeners, mas esses métodos deverão ser todos public para que você possa invoca-los, agora criar o botão e depois adicionar em outra tela eu acho complicado de fazer, principalmente no Swing.
T
Thiago_veiga
Não sei se entendi bem a sua duvida , mas poderia fazer todos os botoes dentro de um JPanel , se cada tela sua for uma classe filha de JFrame basta adcionar o JPanel a esta classe e entao cada uma das telas tera o mesmo JPanel com o os mesmos botões , cada classe filha de JFrame pode ter classes internas que trabalhem com os ActionListeners para os botões podendo assim implementar ações diferentes para os botões em cada classe que representaria uma tela
douglasrauber
Olá Thiago veiga.
É isso mesmo que eu quero. Para isso procedi da seguinte forma:
1.Criei um projeto Botoes
2.Como teste adicionei uma única classe jPanel e montei os botões como eu quero dentro desse jPanel (Esse jPanel está dentro de um pacote, chamado Navegacao.
3.Compilei o projeto Botoes, gerando o Jar 4.Na paleta de componente swing do NetBeans, cliquei com direita->gerencial paleta, mandei adicionar o meu Jar, ele pede a classe que quero adiconar, adicionei ela.
5.Quando tento usar ela em outro projeto (dentro de um pacote diferente), acusa um erro que nao tenho acesso agora, mas é referente ao pacote que é diferente.
Se tiver como, dê uma olhadinha no vídeo http://weblogs.java.net/blog/claudio/archive/nb-reusable.html é exatamente isso que eu quero. Porém em pacotes diferentes.