Review do Java em 2011

A Oracle publicou em seu blog um resumo das últimas novidades do Java nesse ano.

http://blogs.oracle.com/java/entry/end_of_the_year_review

Não resta dúvida que se comparado aos últimos anos da Sun, o ciclo de desenvolvimento melhorou e continua acelerando. E houveram avanços até na gestão JCP, embora a maior reclamação, o licenciamento, ainda não foi atendido. E nem todas as mudanças na gestão dos negócios foram bem vistas pelos desenvolvedores.

O Java ainda está longe do seu auge, não dá pra saber se um dia vai voltar, mas pelo menos voltou a evoluir. Pra quem gosta de trabalhar com a linguagem, é muito bom vê-la se tornando mais competitiva.

E vocês, o que acharam? Qual balanço vocês dariam? Qual lançamento desse ano foi mais significativo? Pra mim foi o JDK7, que estou gostando da performance e de ter ficado um pouco menos verboso, fora o suporte a linguagens dinâmicas.

bom tomara que as coisas se engrenem de novo.

acho que eles ganhariam muito dinheiro se o java tivesse versões (express, standard, bussiness) Editions…

e eu nao dúvido muito que isso vá acontecer, lançamento de IDE Oracle java paga…frameworks integrados e pagos…

e os programadores java seriam ainda mais valorizados…eu acho…

[quote=douglaskd]acho que eles ganhariam muito dinheiro se o java tivesse versões (express, standard, bussiness) Editions…

e eu nao dúvido muito que isso vá acontecer, lançamento de IDE Oracle java paga…frameworks integrados e pagos…

e os programadores java seriam ainda mais valorizados…eu acho…[/quote]

Na época da Sun o pesosal do GUJ tinha sugerido isso…
Mas hoje a Oracle já tem versões:

openjdk - GPLv2 gratuito e livre
jdk padrão - gratuito e aberto
jrockit free - gratuito
jrockit comercial (não lembro o nome certo) - pago

Agora a Oracle está fundindo as três primeiras na OpenJDK que será a referência e vai usar a jRockit comercial como a JVM paga.

O que roda em uma, vai rodar na outra, mas a maquina comercial vai ter mais ferramentas de monitoramento, gerenciamento e vai poder usar implementações de algoritmos protegidas por patentes ou licenciamentos mas que possuem performance maior, como os codecs.

Pelo menos é o que foi dito na JavaOne