Review: MacBook Pro 13' i5

Olá, pessoal.

Nunca fui muito fã de computadores portáteis, como os laptops, netbooks e cia. Mas a necessidade me falou mais alto e comprei um MacBook ao invés de um computador PC.

Em minhas avaliações, tento ser o mais objetivo e o menos parcial possível. Por isso, tenho uma certa repulsa por fanboys, acho que independente de marcas, e independente de preferências, a opinião tem que ser limpa e justa, fundamentada na razão.

O que me motivou a comprar um Mac em detrimento ao PC, foi a questão da dita “usabilidade”, da bateria ser longa, da aparência mais “clean” de de suportar tanto um MacOS, um Windows e um Linux numa mesma máquina. Portanto, em tese, podemos experiência uma maior realidade de sistemas operacionais. Outra coisa que gostei, foi a performance dele para rodar aplicações simples, como usar um Preview do Mac para ler um PDF, o suport ao mouse da Apple que por permitir 360º, isso me empolgou muito.

Mesmo com tais recursos, como tudo que há, o Mac também tem seus prós e contras aos quais na linha leiga experiência com ele tentarei ser o mais justo e coerente. Vejamos…

Visual Clean Ponto: positivo

Todo sabem que é de primazia da Apple em transformar os seus produtos em produtos “limpos”, com menor carga de poluição visual possível, e tanto a linha de Macs Desktop quanto para mobiles (macbook, iPad e iPhone) seguem essa filosofia.

Particularmente adoro esse estilo, é encantador quando vemos uma máquina que é uniforme, clara e direta no que faz, o aspecto anatômico e ergométrico do MacBook é muito bom, nada com botões coloridos desnecessariamente, avisos do tipo “Seu PC é overpower” e informações expalhadas a torto e a direita. Seu visual é clean, e deixa um aspecto de maior familiaridade com a máquina.

Eu acho esse ponto importante, não gosto de coisas que transbordam de informações de forma poluída e desorganizada. Se bem que a tendência dos computadores hodiernamente é manter uma linha “clean”, também.

Trackpad Ponto: positivo

Uma coisa que não me faz apreciar muito são os “mouses para notebook”, os mouse tracks ou trackpad. Diferente de todo o tipo de mouse embarcado que testei, o do MacBook foi o menos pior, mas isso não quer dizer que seja gostoso e maravilhoso de usá-lo, só o achei mais interessante devido ao fato de não ter “botões”, de possuir recursos de scroll bem interessante.

Teclado Ponto: neutro

O teclado tem uma função de backlight que ajuda muito quando estiver numa cama com pouco luminosidade ou com ausência total de luz externa. Outra vantagem que achei (que é uma realidade em teclados da Sony, Dell e HP; por exemplo) são as teclas afastadas, isso ajuda na digitação para quem tem mão grandes. Teclados mais antigos, ao que notei (vide o da minha namorada) apresenta as teclas muito próximas, dificultando na escrita, mas no Mac, as teclas são bem posicionadas.

Então por que avaliar de forma neutra o teclado? Pelo motivo de ele não possuir um padrão ABNT2 ou similar, mas espera!!! Isso não quer dizer que ele seja ruim, na verdade é um teclado muito bom, porém sem a facilidade de um teclado com “ç” e acentuação mais prática de ser aplicada. Mas mesmo assim, depois de configurá-lo para o padrão EN-Amercian tudo ficou melhor, e me adaptei bem a suas teclas.

Conectividade com HD externo padrão NTFS Ponto: negativo

Uma coisa que me irritou ontem quando recebi esse Mac foi o “travamento” para HDs externos formatados como padrão NTFS. O Mac apenas lê o HD nesse formato, mas não consegue escrever, então, se você abrir um documento “.odt” por exemplo, ele ficará protegido para gravação, abrindo apenas como leitura.

Uma das soluções para esse problema é formatá-lo para o padrão HFS, porém, ficará desconhecido em computadores PC. Uma outra solução seria instalar programas que pudesse fazê-lo trabalhar em I/O completo, porém, alguns desses programas são pagos.

Bateria Ponto: positivo

Achei muito boa a duração da bateria. Fora que ela carrega bem rápido, dura em média de 7h, ontem passei praticamente o tempo todo no note, foram mais de 3h assistindo a seriado e ajustando o ambiente, e a bateria ainda tava em 56%.

MacOSX Snow Leopard Ponto: neutro

O SO é sem dúvida um dos pontos de avaliação mais importante, e talvez, um dos mais difíceis de avaliar.

O MacOSX, como a maioria sabe, é um SO baseado em Unix, com um motor gráfico chamado Aqua, que gera essas belas telas com o padrão lindo do Mac de ser. Mas por trás desse beleza toda, existe um mundo de componentes e recursos.

A questão de facilidade e praticidade de cada OS vai mais a gosto do que realmente diferenças crusias que possam impactar nessas questões. Até dado momento, não vi nada que o Windows não pudesse fazer de uma forma ou de outra, até o acho mais prático de mexer do que o Mac.

No Mac temos o Dock e o Exposé, por exemplo. O Dock já “nasce” com vários programas usuais em sua barra, esses programas são acessados com um clique, os programas em execução ficam chamados no lado direito dessa barra. No mesmo Dock há a possibilidade de checar os downloads feitos, uma lista em forma de grid dos aplicativos instalados e dos seus documentos. Achei isso prático e interessante, mas nada também tão superior.

O Mac trabalha com um sistema de janelas por documento ao invés de janelas por aplicativos. Por isso que no Command + Tab não fazemos de cada janela aberta, mas sim, na janela principal. Isso pode confundir um pouco usuários leigo em Mac assim como eu sou. Mas tudo é uma questão de gosto e costume.

Outra questão é da janela maximizada. No Mac, geralmente as apps rodam de forma não maximazada, apesar de existir para algumas aplicações a possibilidade de rodar em fullscreen e maximizada (deixando o Dock visível). Para alguns, isso pode ser um problema, mas acredito que seja mais questão de gosto.

Instalação de software achei muito fácil, ficando as apps alocadas na pasta de Application depois que são descompactadas em formatos dmg ou kdmg.

O Finder há um problema de não puder recotar um arquivo, então, essa operação é feita por meio do Command-C, Command-V e deletar o arquivo posteriormente. A tecla Enter não executa uma aplicação ou não abre um documento, ela apenas serve para renomear um arquivo, para executa deveremos ejetá-lo, que pode ser via shortcut Command-E (se não me falhe a memória).

Uma coisa que achei deveras interessante é a possibilidade que o SO lhe dá de aplicar um zoom em qualquer lugar, independende da aplicação que se esteja usando, isso é muito bom, ainda mais quando a tela que usamos é uma tela pequena, como de notebooks.

Enquanto aos programas, é evidente que o MacOS apresenta uma lib menor, mas também há programas exclusivos, como o TextMate, que pode se tornar um ótimo editor de código fonte. Acho que nesse aspecto vai da necessidade de cada um, felizmente ou não nunca precisei de um software que só tinha para Mac, e acho que a grande maioria pode trabalhar muito bem com os programas que se encontram disponíveis para Windows.

Ao fato de trabalhar com Java para Mac ser melhor, isso não posso garantir. Só tive tempo de instalar o NetBeans, e dar uma breve olhada nele. Durante essa semana, irei instalar diversos projetos meus nele e ver como fica.

No mais é isso. Espero que essa análise seja útil para quem está na dúvida da compra de notebook e que qualquer comentário adicional, seja de forma coerente e construtiva, sem “istas” e “fanboys” de plantão.

Obrigado!

Ae, boa review!

Tenho um Mac faz uns meses já e me apaixonei com certas praticidades do OS e a facilidade de conectar fones, teclados, mouses, monitores, etc.

Agora sobre a conectividade de HD Externo no Mac, posso dizer que você pode formatar em modo FAT32 (sem precisar de programas pagos), e ele vai funcionar normalmente para leitura e escrita tanto no Mac quanto no PC.
Tenho um e uso ele assim, sem problemas.

Até!

[quote=NataliaOliveira]Ae, boa review!

Tenho um Mac faz uns meses já e me apaixonei com certas praticidades do OS e a facilidade de conectar fones, teclados, mouses, monitores, etc.

Agora sobre a conectividade de HD Externo no Mac, posso dizer que você pode formatar em modo FAT32 (sem precisar de programas pagos), e ele vai funcionar normalmente para leitura e escrita tanto no Mac quanto no PC.
Tenho um e uso ele assim, sem problemas.

Até![/quote]
Quebra o galho, mas limita o tamanho dos arquivos no HD a 4 GB.
Uma ISO de DVD, coisa comum hoje em dia, já não pode ser backupado no HD.

Use o NTFS Mounter, ele soluciona esse problema - gratuitamente.
http://ntfsmounter.com/

Voce pode tentar fazer isso isso: http://www.codeartillery.com/?p=8
Ou entao usar o “Automator” e criar um workflow para “recortar”. :slight_smile:

Boa review! :thumbup:

@Natalia

Infelizmente limita o tamanho, como pinto mesmo notificou. E eu tenho arquivos de mais de 8gb, mas muito obrigado pela dica.

@Inocencio

Obrigado. Vou tentar fazer essa alternativa para o “recortar” e vou tentar usar o NTFS Mounter.

Agora meu HD portátil não consegue rodar nem no Mac nem Windows. Parece que o mounter corrompeu alguma coisa, e pior que nem posso perder boa parte das coisas que se encontra nele. Irei tentar dar um jeito…

Estou aqui com um MacBook Pro 13" (i7-2620) com o MacOSX, Windows 7 e Ubuntu instalados. (Para enfiar isso tudo troquei o HD por um de 1TB, mas aí tive de fazer um truque para evitar que o MacOSX frite o HD - ele não frita HDs se eles tiverem firmware da Apple, mas se não tiverem os HDs morrem rapidinho, depois de você escutar por algum tempo um clique esquisito e periódico no seu computador.)
Ele não é a máquina mais adequada para rodar jogos para Windows (para fazer isso compre um MacBook de 15" ou de 17" com placa gráfica discreta).
Nem é a máquina mais leve de 13" que existe por aí (já que o corpo inteiriço de alumínio cobra seu preço.) Entretanto, como o carregador é minúsculo, o peso total acaba ficando menor (pegue um Vaio, por exemplo. A máquina chega a ser mais leve, porque o corpo é de magnésio, mas o carregador parece um tijolo.)
Por esse preço, poderia ter uma tela touchscreen como seu irmão menor, o iPad. Mas ele tem outro padrão de qualidade.
Peguei o Eclipse Helios de 64 bits e estou brincando com ele. A Apple não brinca nas atualizações no caso do Snow Leopard - nem preciso ficar me matando para instalar o JDK já que ele vem instalado por default (só para comparar, o XCode, que é o ambiente de desenvolvimento oficial da Apple, você precisa instalar manualmente a partir do DVD de instalação). E a última atualização do Leopard (10.6.7) pôs o JDK update 24, a última versão.
Uma hora prometo que vou me acostumar com o esquema dos acentos do Mac - lembra aquele esquema das máquinas Sun, mas mais tosco ainda. Para digitar lâmpada, por exemplo, preciso digitar: L Option+I A M P A D A. Acho que se fosse Option + ^ eu talvez me acostumasse mais rápido.

No que tange a acentuação, não tive mais problemas. Mudei o padrão para teclado americano ao inés do português e ficou bem melhor. Se eu clicar no acento agudo, por exemplo, e na tecla que é possível de ser acentuada, ele já colocar o acento.

Ontem tive problema no HD externo, baixei o programa que Inocêncio sugeriu, porém não sei porque deu esse pau. Mas consegui acessar o HD uma hora para gravação e leitura. Porém, agora estou o formatando.

[quote=NataliaOliveira]Ae, boa review!

…e a facilidade de conectar fones, teclados, mouses…
[/quote]
Uh?? facilidade em conectar fones!?

Estranho eu uso o NTFS Mounter e nunca tive problemas.
http://ntfsmounter.com/howto.html

Espero que tenhas recuperado os dados. :thumbup:

Ah sim!

Consegue recuperar os arquivos que eu queria, baixei um programa de recuperação e o resto foi só fazer backups.

Acabei comprando o PARAGON NTFS for Mac, e hoje à noite testarei com ele.

Legal :thumbup:

Comprou sem testar ou usar o trial? Ta investindo hein?! :stuck_out_tongue:

Boa sorte com seu mac! :slight_smile:

@Grinvon:
De fato limita o tamanho dos arquivos, tenho o mesmo problema. Porém consigo ter acesso pelos dois sistemas de forma igual.

@java-lee:
Facilidade sim. Tenho um fone bluetooth da Motorola que demorei um tempo pra instalar no Windows, procurando drivers e tudo mais. E ainda tinha problemas de interferência.
No MacOS ele detectou automaticamente e funciona perfeitamente bem.

Ontem instalei o VMFusion para rodar Windows, já que trabalho também com C# e SQL Server. E a performance foi muito boa.

Não sei se irei desembolçar 79 dólares para a VM, talvez no bootcamp resolva o meu problema.

Mas estou gostando da máquina, o desempenho é bom, os recursos são interessantes.

Uma dúvida: existe algum video player DECENTE para mac?

Não venham me dizer que VLC e Quicktime são decentes, depois que você testar um KMPlayer ou Gloom Player da vida que são para Windows! :slight_smile:

Particularmente gosto de jogar em console - nao gosto de jogos em computador.
Na minha opiniao ele nao foi “criado” para isso - alem disso, nao ha nada como 32". :slight_smile:

VLC ? :stuck_out_tongue:

Pra ter ideia, nem sabia desse KMPlayer ou Gloom. :slight_smile:
Se tu achar algo melhor compartilhe, no momento uso VLC.

:thumbup:

[quote=“Keller”]VLC ?

Pra ter ideia, nem sabia desse KMPlayer ou Gloom.
Se tu achar algo melhor compartilhe, no momento uso VLC.[/quote]

Tranquilo, mas tanto o KMPlayer quanto o Gloom são fantásticos, pena que são exclusivos para Windows.

Conseguiu escrever em HD externo NTFS? Eu instalei o ntfs mounter e da primeira vez funcionou beleza. No outro dia fui tentar inserir outra coisa e não funcionou mais. Reinstalei mas continua não dando certo. =/

Show de bola! :thumbup: :lol:

1. Coloque o “Disco Externo” na USB
  2. De um “Eject” no “Disco Externo”
  3. Use o “NTFS Mounter” :smiley:

Se nao funcionar, envie um bug pro criador do programa.
Boa sorte ae! :slight_smile:

Eu acabei comprando o software de Paragon. Achei mais confiável do que o NTFS Mounter. E até agora tá rodando beleza, não tive mais problemas com HD externo no Mac.