RFID - P/ pensar

3 respostas
fcmartins

Vejam dois artigos recentes que analisam como as últimas modas/tecnologias podem se virar contra nós.

Infelizmente, eu acho que estamos nos aproximando cada vez mais de uma era de controle semelhante ao do mundo de 1984:

:arrow: RFID: Tagged, You’re It!
:arrow: CHECKING OUT

• Parte do cenário do 2o artigo já ocorre no Brasil, onde o governo cruza dados de IR e CPMF p/ pegar fraudadores.

3 Respostas

Rafael_Steil

Voce anda com um celular no bolso e ta se preocupando com em ter a sua vida monitorada em razao do rfid? :mrgreen:

Rafael

cv1

Uma versao um pouco mais abrangente, mas nao menos correta:

Voce anda por ai e ta se preocupando com em ter a sua vida monitorada em razao do rfid?

RFID eh uma tecnologia bem fraquinha pra monitoracao de pessoas: ela eh bem melhor pra monitorar coisas. Tudo bem, coisas que as pessoas podem estar vestindo, comendo, seus carros, casas e o que for, mas, mesmo assim, o alcance do sinal eh bem limitado se comparado a um celular, como o Rafael ja sugeriu. E, ainda assim, pense em quantas cameras de circuito fechado de TV vc passa todo dia, quantas pessoas que vc nao conhece te veem todo dia, por quantos detectores de metal e tags vc passa quando vai ao shopping.

Se, mesmo assim, vc estiver preocupado com RFID, um microondas ou uma tesoura e uma pinca fazem maravilhas.

cv1

O que, alias, me deixa furioso: se eles bolaram esse esquema fortissimo pra pegar fraudes, e tem como saber quanto foi movimentado nas minhas contas, pra que eu ainda tenho que declarar IR? Pra que eu tenho que dizer, mais uma vez, pro governo, o que eles ja sabem, ou podem deduzir ligando os pontos?

Criado 29 de junho de 2005
Ultima resposta 30 de jun. de 2005
Respostas 3
Participantes 3