RFIDs nos documentos de identidade e outras invasões de privacidade

Se você já ouviu falar de RFID sabe que ele está sendo vendido como A SOLUÇÃO para efetuar controle de estoque e outras coisas mais que requeiram identificação única de um item.

Parece que o governo da Califórnia está estudando usá-lo nas cédulas de identidade também. (Afinal de contas, qual a diferença entre um contêiner de carga e um contribuinte californiano?)

Vai que a moda pega aqui. Fiquem ligados!

http://www.eff.org/Privacy/Surveillance/RFID/
http://www.eff.org/Privacy/Surveillance/RFID/sb682_fact_sheet.php

O governo lá está estudando colocar RFIDs em documentos de estrangeiros e em placas de carros.

Como já foi mostrado, é possível ler isso a grandes distâncias e não duvido que nosso governo decida embutir isso em nossos documentos também.

O problema é que no Brasil não há preocupação do público em geral com questões como liberdade pessoal e privacidade, não vejo muita dificuldade de um esquema desses ser implantado aqui.

Pois é, na Alemanha irão implantar no supermecados , a pessoa preenche o carrinho com as mercadorias , e cada produto terá um RFID que será registrado , na saida do supermecado e chega o boleto em casa da compra …tem no terra explicando sobre RFID…

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,OI552554-EI4803,00.html

Não é só lá não…cá também!!!

http://br.invertia.com/canales/noticia.aspx?IdCanal=649&IdNoticia=200508161608_INV_28706464

Não é só lá não…cá também!!!

http://br.invertia.com/canales/noticia.aspx?IdCanal=649&IdNoticia=200508161608_INV_28706464[/quote]

A ideia é otima, mas dai pra invasão de privacidade é um pulo

Pra destruir um RFID, vc nao precisa de muito mais que um microondas comum, ou um isqueiro qualquer. Qual o problema aqui, exatamente, que fritar o bichinho na placa do carro ou no documento de identidade e alegar que “a leitora deve estar com defeito, seu guarda” nao resolva?

E ter infinitas dores de cabeça com um burocrata?

Quais, exatamente?

Imagina o guarda de parando, pede seus documentos e vê que não é possível fazer a leitura, pedindo p/ você acompanhá-lo a delegacia p/ ver se seus documentos são válidos. Ou você ir a algum banco ou repartição e o funcionário dizer que não pode te atender pois seus documentos não enviam dados à leitora.

O ponto nem é esse. O problema é que no dia que colocarem isso nos documentos no outro dia alguém vai descobrir como burlar, falsificar, etc. Como sempre vai só gerar dor-de-cabeça p/ quem é não é criminoso.

Bem, para um sistema desses entrar no Brasil demora no minimo uns 30 anos… então tem tempo pra discutir os pros e os contras.

Imagina, um governo comeca a implantar, ai vem outro diz que ta tudo errado, faz de novo, superfatura… o correio ta ai pra servir de exemplo.

[quote=marcelomartins]Bem, para um sistema desses entrar no Brasil demora no minimo uns 30 anos… então tem tempo pra discutir os pros e os contras.

Imagina, um governo comeca a implantar, ai vem outro diz que ta tudo errado, faz de novo, superfatura… o correio ta ai pra servir de exemplo.[/quote]
O correio funciona muito bem. Não entendi sua colocação.

Só é um dos maiores antros de corrupção do Brasil.

A diretoria de TI dos correios é uma das mais alvejadas entre as estatais pelos partidos políticos. Muuuuito dinheiro rolando, e é uma área muito fácil pra superfaturar TUDO - basta ver os valores astronômicos de qualquer licitaçãozinha de compra de software.

Deve ter sido nesse ponto que o Marcelo tocou.

Bem, se tu não ta sabendo, o Brasil ta vivendo a maior crise politica da sua historia moderna, então vou te contar o que ta acontecendo:

Tudo começou com uma idéia brilhante, que como 30% do volume de correspondencias dos correios são boletos, e os boletos são padrões, então poderia se imprimir o boleto no destino, reduzindo o custo de transporte.

Só que ai seria necessário ter o sistema de envio dos dados do boleto e de impressão, então no final do governo FHC (que saudade), foi feita a licitação na qual 2 empresas se candidataram, e a vencedora pediu 1 bilhão de reais (R$ 1.000.000.000,00) para fazer o sistema.

Então, pouco mais de 50 milhoes (50.000.000) de brasileiros cairam na história sem pé nem cabeça de um publicitário (que sua especialidade é vender geladeira pra esquimó) que vendeu um cara altamente capacitado (para ser torneiro mecanico) para ser nosso novo mandatário.

Como ele devia favor pra deus, o universo e tudo mais, então comecou a distribuir cargos no governo, triplicando o numero de funcionarios da união.

E eis que o correio, uma das mais cobiçadas, ficou com seus amiguinhos do PTB, que, como sempre recebiam propina para oferecer servico a terceiros.

A primeira providencia do nosso magestoso (de rainha da inglaterra) presidente foi cancelar a licitação do governo anterior (aquela de 1 bilhão, e rever os contratos - eles sempre falaram disso lembra?).

Então, com a licitação cancelada, criaram-se novas regras, e uma nova licitação, que não muito por acaso, pelas novas regras impediu de as duas empresas que haviam particiado de fazer parte dessa licitação, e somente UMA empresa no Brasil conceguiu atingir os pré requisitos, e que também não muito por acaso, é uma empresa que está patrocinando o PT nos ultimos 10 anos.

Então, com a disputa de 1 empresa com ela mesmo, a nova licitação foi um sucesso, todo mundo ficou feliz, e no novo orçamento (esse agora com os contratos revistos que o PT sempre fala) estava o custo aprovado que seria pago pelo governo do lula do pt de nada menos que R$ 3.000.000.000,00 (3 BILHÕES DE REAIS MEU AMIGO). Se com 1 bilhão já seria descontado a propina, roubalheira, pagamento por fora, imagina com 3 bilhões, no mínimo 2 bilhões pros amigos do lulinha paz e amor.

Então (de novo), com essa pequena fortuna para ser superfaturada, o PTzinho resolveu mostrar as garras, e imediatamente tirou os cargos do PTB do correio, para poder controlar, contar, e dividir a grana da nova licitação, o que deixou os cara do PTB muito brabinhos.

E ai, como numa virada impressionante, um bom samaritano que prestava serviço para os correios e que estava saindo e perdendo a mamata, resolveu filmar um dos processos internos e corriqueios dessa famosa instituição.

E ai deu problema, o cara falou claramente no nome de um artista muito conhecido: Roberto Jefferson.

Entãoooo, o governo dos trabalhadores, etico que só ele, despejou um caminhão de culpa em cima do nosso personagem, colocando nesse pobre homem um fardo muito pessado de se levar.

Foi ai, que num ato de dignidade, nosso heroi Roberto Jefferson, foi para a TV e entregou todo mundo, falou quase tudo que sabia e que apesar de não ter provas, uma a uma, cada denuncia dele foi comprovada.

Ai o resto todo mundo já sabe, é só ver TV uma vez por semana, de preferencia a Band, pq após o sujeirada toda se espalhar, um pedido de emprestimo que a globo esperava a muito tempo foi liberado pelo BNDES.

Esse é o governo do Luiz Inácio Havaianas da Silva. Sempre votei nulo e tudo isso só comprova que eu estou certo!

Então é isso. Não sei nem se vai salvar no campo que o Rafael criou espero que sim.

Para saber o andamento em tempo real podem acessar:
http://www.vizinhodojefferson.blogger.com.br/

:twisted:

Achei no wikipedia uma página muito bem feita sobre o mensalão, mas a forma como eu contei ficou mais divertido :slight_smile:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esc%C3%A2ndalo_do_mensal%C3%A3o