[rfps] --> Por que usar XML?

9 respostas
rfpsatin

Olá pessoal, não tenho uma base sólida de XML, talvez por isso não consigo entender muito bem as vantagens de usar XML com java. Sei que um pacote XML pode conter informações de uma tabela, p.ex, e que tb pode conter os dados dela. Bem, isso tb é possível com o Java Bean correto?

XML precisa de um parser p/ interpretar, então não sei se ele é muito mais rápido que uma pesquisa usando Bean.

Bem, desculpem a ignorância, + as perguntas são estas.

1. Qual a vantagem de usar XML em meu projeto com Java?
  2. Há alguma coisa que posso fazer apenas e somente com XML?

Obrigado a todos.

abraços.

9 Respostas

urubatan

bom, eu costumo utilizar XML para arquivos de configuração, as vezes junto com XSLT para gerar conteúdo dinâmico, e muito poucas vezes para troca de informações :slight_smile:

rfpsatin

para esta finalidade eu já tinha visto alguma coisa, + vc pode usar
{Properties} p/ gerar arquivos de configuração tb correto!?

urubatan

sim, mas não tão flexiveis como um XML

Jair_Rillo_Junior

digamos que XML esta na moda, praticamente tudo que é sobre configuração usa XML, vide Tomcat, JBoss, HIbernate, EJB e por ae vai…

como o urubatan disse, XML é mais flexivel perto de properties.

Eu utilizo ele muito com configurações e apenas uma vez eu utilizei ele pra se comunicar com outro sistema, ou seja, eu gerava uma rquivo XML e o outro sistema lia esse arquivo…

XML é muito bom pra ser padrao para dois sistemas de comunicarem, bem que os bancos poderiam começar a usar XML nos seus arquivos re envio e remessa, invés daquieles arquivos texto jeito de numeros, vc fica até perdido quando tem que ficar testando isso :wink:

TaQ

Um exemplo prático (apesar de que não é em Java) que eu uso XML e é uma mão-na-roda:
http://phpreports.sourceforge.net

R

Vc pode dar uma olhada no livro “Desvendando XML” do Holzner, que na verdade é o melhor livro de aplicações de XML que eu já vi…Realmente é muito bom…e vc vai se surpreender com a quantidade de coisas que o XML pode fazer. Outra fonte legal é o www.w3c.org, que é o consócio criador do XML e outras linguagens.

rfpsatin

boa, obrigado pelas dicas… vou dar uma olhada sim

• o que quero saber é ± o seguinte…

tirando o fato de ser um padrão (q na verdade parece q muita gente não usa) XML tem alguma vantagem sobre fazer tudo em Java?

Velocidade, legibilidade, portabilidade…

pois parece q tudo q da p/ fazer em XML da p/ fazer em Java tb, então não seria melhor manter tudo em Java?

urubatan

como é que tu vai salvar um arquivo de configurações em java??
serializar os JavaBeans?? da para fazer, mas não vai dar para editar fora do teu programa :slight_smile:

M

olha, o que eu conheço de uso de XML além dos arquivos de propriedades, é a viabilização de troca de informações com outros sistemas que não enxergam tuas classes. Por exemplo, você tem um sistema que retorna beans como resultado de transações e existe um sistema externo que vai utilizar essa tua transação mas naum tem o teu modelo de beans. Nesse caso é interessante usar XML, porque aí o cara recebe um arquivo e monta o sistema dele com beans ou não do jeito que ele quiser… o importante eh que ele tem os dados que ele precisa…

Criado 29 de julho de 2003
Ultima resposta 31 de jul. de 2003
Respostas 9
Participantes 6