Rich:editor - Contar caracteres

Como fazer a contagem de caracteres (e informar ao usuário) de um rich:editor ao editá-lo?
Lembrando que este campo não permite a propriedade onkeyup!

Com uma textarea comum, objeto renderizado pelo rich:editor, bastava lançar uma função javascript no onkeyup fazendo a contagem de caracteres até o momento.
E agora?

Bom acho que se tu quer usar com onkeyup terá que usar o jQuery.

Mas na realidade ficará meio furado esta contagem.

Porque o usuário pode estar clicando em delete ou backspace e estará contando como digitação.

Ai tu terá que validar as teclas também.

Se eu pensar em algo aqui te posto em seguida.

Não não, acho que não expliquei direito.
Eu quero contar o número de caracteres ali dentro da caixa de texto!
Isto porque o campo no banco vai ter um limite de 500 caracteres, por exemplo.

Neste caso ele vai digitar a mensagem e será exibido quantos caracteres ele já utilizou.
Estou ciente de que quando ele utilizar negrito, italico, etc, ele estará perdendo caracteres, já que a tag html irá para o banco.

É um formulário simples onde o usuário irá postar sua mensagem, mas podendo utilizar recursos simples do html, por isso estou utilizando o rich:editor ao invés de um textarea.
Quando o usuário posta a mensagem maior do que o limite então eu já retorno uma facesmessages, porém o usuário fica meio no escuro sem saber quantos caracteres ele deve apagar. Por isso quero exibir o número de caracteres utilizados até aquele momento.
Grato!

Anteriormente estava utilizando assim:
<textarea onkeyup=“this.value = this.value.substring(0, 500);” …
Quando o usuário atingia o limite, automaticamente o texto que ultrapassava era excluído.

Depois resolvi melhorar e fiz a chamada de uma funcao que exibia em tempo de execução o número de caracteres digitados, obtendo através do onkeyup do textarea o value.length do campo via javascript e mandando para uma div ou input edit, informando ao usuário ali na própria edição.

Veja que em ambas as situações eu utilizava a propriedade onkeyup do textarea. Que é quando o usuário está digitando.
Agora me deparo com o rich:editor que não permite esta propriedade. :cry:
E agora?

Entãoooo…

Pera ai huahuahuauha… Acho que isto da certo.

Faz assim… usa o rich:editor ai tu coloca o id dele de por exemplo texto. Ai usa jQuery assim:

<script type="text/javascript" src="jquery-1.4.min.js"></script> 
<script>
//Aqui é o id do seu campo textarea.
$('#texto).keyup(function() {
//Alert coloquei só pra ver se funciona !
alert('Teste KeyUp !');
});
</script>

Anexei o jquery-1.4.min.js

Abraço e me diz se deu certo !

Será que tem outra saída além desta, tendo que adicionar plugin à aplicação?

JQuery é algo hoje que é utilizado em tudo.

Melhora os códigos tals.

O RichFaces ja incorpora jQuery.

Acho que vale a pena. Testa ai e me fala o resultado !

Abraço

Então, é isso mesmo, o RichFaces já incorpora o jQuery. Só não sei a versão e nem os plugins.
Sei que o <rich:editor é tinyMCE.
Bom, ao chamar o arquivo que você anexou e abrir a página é exibido o erro:

Detalhes dos erros da página da Web
Agente de Usuário: Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 8.0; Windows NT 6.0; Trident/4.0; SLCC1; .NET CLR 2.0.50727; .NET CLR 1.1.4322; .NET CLR 3.5.30729; .NET CLR 3.0.30618)
Carimbo de data/hora: Fri, 5 Feb 2010 15:54:03 UTC
Mensagem: O objeto não dá suporte para a propriedade ou método
Linha: 265
Caractere: 107
Código: 0
URI: http://localhost:8080/nomedosistema/a4j/g/3_3_1.GAorg.ajax4jsf.javascript.PrototypeScript.jsf

E o onkeyup não funciona.
Eu tentei também um document.getElementById(“idDoRichEditor”); para exibir o conteúdo e nada, nem chamou.
O RichFaces pode ter tirado o evento onkeyup justamente por saber que daria conflito com o TinyMCE. Não seria a toa a indisponibilidade desta função.

Enfim, agora não sei o que fazer…
:cry:

:cry:

Cara esse erro aconteceu comigo!!!

o possivel problema é que você esta importando o jquery por meio de tag html

como richfaces incorpara o o jquery não percisa declara-lo como foi feito em codigo

apenas apague então esta linha e seja feliz…