Rich:extendedDataTable + sort + filterby + filtermethod

Oi pessoal, estou usando o extendedDataTable do richfaces e nele tenho a ordenação dos campos, os campos que sao string tem ordenacao normal pelo richfaces e os campos que sao numericos quero fazer o filtro para que ele entenda sinais (>, <, >=, <=), ate fiz o filtro funcionar com isso td porem, eles nao ficam bem arranjados na exibição, tipo na primeira linha do cabeçalho tenho o titulo da tabela, na segunda tenho o titulo das colunas e deveria ter a ordenacao e o menuContext, e na terceira linha ficariam os filtros mas a ordenacao nao aparece, o menuContext aparece junto com o filtro meu e na linha de baixo (4ª linha) os demais filtros. Quando uso uma datatable as coisas aparecem corretamente, mas preciso do extended por causa da seleção de linhas, menuContext.
Alguem sabe como fazer, tem algum exemplo dica que possa me ajudar?
Alguem sabe como diferenciar as linhas de titulo? Eu uso o <f:facet name="header"> mas ele nao entende mais de uma linha.
No site do richfaces vi um topico falando que sobre isso, que pode-se resolver com css mas não sei como fazer e no topico nao tem um exemplo. :frowning:
Por favor me ajudem.