Richfaces e JSF[RESOLVIDO]

6 respostas
R

Bom dia, desenvolvo aplicações utilizando jsf com facelets e richfaces, atualmente estou fazendo manutenção em um sistema e em um determinado momento preciso listar algumas informações, para esta situação utilizo o rich:dataTable e faço um conceito em sublistas, por exemplo: listo varios produtos e cada nome de produto é um link que ao clicar abre uma nova lista. Tudo funciona perfeitamente mas tenho notado uma certa demora de uma forma geral no sistema. Nas listas do richfaces, quando executo alguma ação da propria lista, como filtro ou paginação, demora um tempo razoavel para trazer a resposta. Coloquei algumas marcações nos meus metodos para descobrir onde esta a demora e percebi que ao passar pelo filtro de login a execucao do sistema para por alguns segundos e só depois acessa o metodo, e percebi tambem que esta demora acontece em todas as listas mas a diferença esta na quantidade de dados da lista, quanto mais linhas na lista mais cumprida é esta pausa.
eu não conheço muito sobre o richfaces, mas esta demora é normal? a demora é do richfaces? ou eu fiz algo errado?

Valeu!!!

6 Respostas

Alexandre_Saudate

Eu encontrei recentemente um bug relacionado ao Ajax4JSF que fazia com que cada sessão de usuário ficasse muito pesada (cerca de 10MB por sessão). Quando apliquei a resolução do problema, notei também que o sistema ficou mais rápido, então, teste pra ver se ajuda.

Coloquei estes dois parâmetros no web.xml:

<context-param>
  <param-name>com.sun.faces.numberOfViewsInSession</param-name>
  <param-value>1</param-value>
 </context-param>
 <context-param>
  <param-name>com.sun.faces.numberOfLogicalViews</param-name>
  <param-value>1</param-value>
 </context-param>

Nota: eles são relacionados ao histórico de navegação em Ajax. O valor “1” significa que não haverá mais histórico. Se isso por um problema para você, aumente esse número.

[]´s

R

ok, então se o valor for 1 não haverá mais historico. Mas o que é melhor com ou sem historico? Caso com historico seja melhor, quanto maior o numero melhor?

Java_Lover

Sua dúvida está meio subjetiva.
Mas vou compartilhar um problema recente que não encontrei solução própria.

Eu utilizava a lib 3.3.0GA, e o funcionamento estava compatível com os navegadores IE e Firefox.
Identifiquei um comportamento esporádico no IE usando a tag <rich:modalPanel> de que após sua chamada, não disponibilizar o foco de retorno a página.
Localizei alguns issues no site da Jboss Community sobre esse erro e fiquei aguardando o fix.
Não veio na 3.3.1GA, nem na 3.3.2SR, mas finalmente corrigiram na 3.3.3Final.
Quanto mais especifidades usar do JSF 1.2, mais bugs vc encontrará.
Verifique algum issue sobre este comportamento.

Eu uso <rich:dataTable rows=“7”> e <rich:datascroller maxPages=“5”> sem nenhum problema.
Os valores estão em um javax.faces.model.ListDataModel populado por java.util.List. As vezes com 326.000 itens.

Alexandre_Saudate

Aplicamos isso no projeto. Está com valor 1 , e, sinceramente, a aplicação está perfeita. Normalmente, o usuário não repara em histórico de AJAX :wink: Então, minha opinião: deixe 1 e sinta a diferença.

[]´s

Hebert_Coelho

Aplicamos isso no projeto. Está com valor 1 , e, sinceramente, a aplicação está perfeita. Normalmente, o usuário não repara em histórico de AJAX :wink: Então, minha opinião: deixe 1 e sinta a diferença.

[]´s

Pois é, isso vai da sua necessidade. Na minha empresa, é necessário manter o histórico de tudo, então a configuração aí já teria que ser outra.

R

Blz, deu uma boa diferença ao incluir os parametros no web.xml.

valeu rapaziada!!!

Criado 3 de setembro de 2010
Ultima resposta 4 de set. de 2010
Respostas 6
Participantes 4