Java é interessante. Quem vem de Delphi(como eu) ou C#, por exemplo, sente de início algo estranho na forma de desenvolver. Por exemplo, em Delphi ou C#, ao construir as aplicações, já temos pronto lá um Form base para começar a colocar os componentes e um Unit para escrever código, tudo no mesmo ambiente. Java não, tem partes para isso e para aquilo, aí vem a questão: Se eu construo o meu html, como os campos por exemplo, para inserção de valores que serão persistidos no banco, que será feito pelo formulário em html(Dreamweaver e etc…) ou eu posso construir formulários que receberão dados do cliente(browser) usando componentes Java, tipo richfaces, icefaces e etc… Se possível, então como eu faço? Onde fica o pattern MVC nessa situação? Como se constrói? Estou falando daquilo que vairodar no lado cliente, tipo, um formulário de cadastro e um gride de pesquisa, por exemplo. Ainda não digeri isso direito, preciso de uma ajuda nisso. Minha cabeça ainda pensa de um ambiente único.
RichFaces ou IceFace - Algumas dúvidas sobre o seu uso
8 Respostas
Olá pjava,
quanto ao que se refere em delphi, C#, vc tem tudo dentro um ambiente único, um IDE. Java é uma plataforma e tanto, vc pode usar os recursos do modo que quiser. A parte que vc fala, é o front end, vc pode criar tudo em html simples, pelo dreamweaver ou qq outro que seja, bem como usar o framework JSf e usar richfaces, prime faces, ice faces, ou o que se sentir mais confortável. Usando estes ultimo vc deverá ter um ganho de producao, existem mtas funcoes ja implementadas o que em HTML puro terá que fazer no braco, concatenando html com Scriptlet ou Expression Language (o que é melhor). Eu particularmente, recomendaria o rich faces ou o prime faces, ambos têm mtos componentes, funcionais, fáceis e rápidos de implementar. Dá uma olhada no site do prime: www.primefaces.org, tem o show case, bem legal!
Aí há muitos conceitos… nao sei se consegui te responder ao certo o que queria.
abco
vc esta uns dez anos atrasado, mas vamos la …
antes de mais nada, eu diria que vc precisa entender o que vc esta fazendo, e nada melhor que dar uma olhada nos padroes existentes … o grafico abaixo mostra quais patterns se aplicam em cada uma das camadas de uma aplicacao, talvez ajude a clarear um pouco onde cada pedaco se encaixa
http://www.corej2eepatterns.com/Patterns2ndEd/index.htm
nao adianta nada se meter a trabalhar com richfaces, ou qualquer outra implementacao JSF sem entender o basico de uma aplicacao web, e como ja foi dito java nao eh apenas uma linguagem eh uma plataforma que permite vc fazer virtualmente ‘qualquer coisa’
bons estudos
Em realidade o que eu estou fazendo é estudando bastante Java. E uma forma que eu encontrei, foi fazer um projeto. Mas como java tem muitos Framework, achei melhor aprender uns que serão meu objeto de trabalho, por isso estou estudando esses caras, richfaces e etc… Realmente estou bem atrasado sim, mas nada que estudo, pesquisa e ajuda que não nos coloque em dia,ehehehe. Mas estou indo bem, acho.
-Veja JSP e Servlets
-depois JSTL
-aiii JSF
-Veja JPA - HIBERNATE
-EJB3
Feito Isso vc tá pronto pra começar de verdade…
Agora vc vai trabalhar com um ambiente +
aproximado do Delphi possivel:
-Instale no Eclipse o Jboss Tools
-Intale e Estude Jboss Seam
-Conheça componentes como o Primefaces(que roda JSF2) ou Richfaces
Pronto! com pratica vc fará programas para Web com produtividade
“quase” semelhante ao Delphi, é arrastar e soltar…
Felicidades!!!
Valeu pelas dicas a todos a ao lexdelima. Vou instalar esses caras sim e arregaçar as mangas, pois é a única forma de se aprender é trabalhando.
Fui instalar o jBoss, mas dá muito erro e não prossegue. Se eu elimino a maioria dos pacotes a ser instalados, quando chega na parte de Accept License…, ele não habilita o botão Next ou o Finish, ou seja, não instala. Porque será? Segui o link do lexdelima.
Nada ainda, não consegui instalar
sobe